terça-feira, 31 de julho de 2007

616 Entrevista: Coveiro X


616 Entrevista Coveiro X
Como já está se tornou tradicional no Blog Marvel 616, trazemos hoje para vocês a entrevista com o "pai da criança". Isso mesmo, meninos e meninas. Como em uma espécie de "Roda Viva" entre os Editores e a Cammy (nossa colaboradora-quase-editora), o Coveiro X, também conhecido como Sérgio Campos, será sabatinado para seu deleite ou horror. O Motivo é mais do que nobre, já que nosso digníssimo amigo completa...bom, a idade não importa. Até porque, depois dos 50 a gente para de contar.

« Jøåø » diz:
Coveiro, vou começar com uma pergunta que, na verdade, cai em um lugar comum. É coisa que muita gente já sabe, mas é necessário fazer. A resposta pode ser rápida, sem se aprofundar muito.

Como você começou a ler quadrinhos?


¤ CX ¤ diz:
Bom, primeiro quero agradecer pela entrevista e obrigado por me chamar de "pai da criança". Fico só com medo de imaginar quem seria a mãe... rs

Mas quanto à sua pergunta, não sei como precisar uma data. Afinal, sou ruim mesmo de memória. Devo ter começado pra valer com um Zé Carioca ou um Cascão que meu pai comprava e lia pra mim no colo. Na verdade, todo esse estímulo em ler HQ e desenhar veio dele e, em parte (indireta), de meu avô. O que gera uma história bem engraçada.

Quanto aos super-heróis, ele me comprava aleatoriamente coisas do tipo. Então, eu tinha algumas SAMs, Heróis da TV e Hulks da vida, que só fui relembrar que existiam muito tempo depois, quando fui colecionar pra valer na adolescência.


616 Entrevista Coveiro X
« Jøåø » diz:
Acredito que, atualmente, você só leia revistas da Marvel. Qual seria o motivo dessa "exclusividade"? Falta de tempo, preferência, más experiências com outras leituras...
E por que Marvel?

J.R. Dib diz:
Porque a Marvel manda!!!
Cammy diz:
Ei, depois explique que história engraçada é aquela que você disse na outra resposta...

¤ CX ¤ diz:
Bom, João, todos vão achar que é pura implicância, mas na verdade as peças foram apenas caindo para eu ser um “marvete” desde cedo. Se fosse pegar essas revistas que meu pai me dava, nenhuma delas era DC (E a hipótese de meu pai ter feito isso de propósito deve ser descartada, porque pra ele nenhum herói partilhava do universo comum antes, ele só descobriu depois). Aí, veio o desenho do Homem-Aranha e seus amigos, e fiquei fã do personagem. Mais tarde, saiu o primeiro jogo dos X-men no Playstation do Shooping aqui na época (aquele com a formação com a Cristal) e, depois, do Aranha com a Gata Negra, Namor e Clint. Daí, fui buscando a fonte de todos esses personagens e virando um colecionador aos poucos.

Não sei precisar a época... mas logo depois surgiu a série 2099 do Aranha, é o mais próximo que lembro de quando comecei pra valer a acompanhar tudo.

Então, DC não entrou na minha vida por uma série de acasos. Hoje, simplesmente sinto que é algo "alienígena"... não faz parte da minha formação. Além de que sempre achei que o desenho dos Superamigos um saco... rs

616 Entrevista Coveiro X
J.R. Dib diz:
Eu gostava do desenho dos superamigos, especialmente daquelas estrelinhas que passavam quando mudava a cena.

« Jøåø » diz:
E atualmente não há curiosidade? Não só de DC, mas qualquer outra coisa?

¤ CX ¤ diz:
Qualquer outra coisa? Tentei Image e me decepcionei. Leio algumas Vertigo e Frank Miller, mas aí são Graphic Novels. Eu leio de boa, mas não sei se me sentiria atraído para acompanhar anos e anos depois.

Cammy diz:
Mas antes de continuar, explique a história engraçada que você disse na primeira resposta...

¤ CX ¤ diz:
Quando eu disse que meu avô ajudou indiretamente a me interessar por desenho, referi-me a uma história que meu pai gostava de contar pra mim pouco tempo depois.

Começou assim...

Um dia minha mãe apareceu em casa e encontrou a agenda telefônica toda rabiscada com minhas tentativas de desenho aos quatro, cinco anos... Daí, se por um lado ela me deu uma bronca, meu avô viu algo ali...

« Jøåø » diz:
E você desenha assim até hoje!! hahahahaha

616 Entrevista Coveiro X
Coveiro rabisc... ops, DESENHANDO

J.R. Dib diz:
auhhuahuauhahuauha

Cammy diz:
hahahahahaha

Que maldade!


¤ CX ¤ diz:
Aí quando contaram a ele e eu fui visitá-lo logo depois, ele me apareceu com uma pilha de cadernos de desenhos e me colocou pra desenhar na mesinha do escritório. Assim, quando ia visitá-lo, sempre tinha novos caderninhos.

Cammy diz:
Ah, que fofo.

Eddie diz:
Que bonitinho.

« Jøåø » diz:
Que tchuqui-tchuqui.

Eddie diz:
rsrs

Cammy diz:
hahahaha

J.R. Dib diz:
Realmente, a história é “muito engraçada”!!

Eddie diz:
HAHAHAHAHAHA

« Jøåø » diz:
Pelo menos a minha piada foi engraçada.

¤ CX ¤ diz:
Com o tempo, quando fui pra escola, os caderninhos foram vindo acompanhados com cadernos de caligrafia, que já não eram tão legais... HUAHuahUAHUahuAHUA...

« Jøåø » diz:
Nem ri.

J.R. Dib diz:
Pois é.

« Jøåø » diz:
Vou deixar isso só pela minha piada.

Cammy diz:
Troca o "engraçada" do coveiro por "bonitinha" na resposta, que vale.

J.R. Dib diz:
Pois é... esse humor da Bahia não é tão legal!

616 Entrevista Coveiro X
Eddie diz:
Bem, você disse que não acompanha DC e outras por ter uma formação marvete. Mas esses universos não se restringem às HQs. Pegando a DC, ela tem séries de TV, filmes e os desenhos da Liga da Justiça e derivados. Muitas coisas com uma ótima qualidade (principalmente o desenho). Nunca se interessou nem mesmo por esses materiais "alternativos"? Tanto da DC como de outras, como Hellboy, por exemplo?

¤ CX ¤ diz:
Vamos lá tentar me justificar. Como eu disse, não era muito fã do desenho da Liga da Justiça, que na época acho que se chamava Superamigos. O mesmo vale pros filmes clássicos do Super-homem... não me pergunte o porquê, mas sempre tive aversão ao personagem.
Mas aí vem o Batman da época do West com o famoso seriado cheio de POWs e CAPLOFT, e eu era até meio que viciado em ver aquilo lá no final das tardes. Contudo, mesmo assim eu não estava na minha idade de colecionador, e não tive como ir sozinho atrás dos gibis. Talvez a história fosse outra se eu fosse um pouquinho mais velho e com minha própria mesada.

Fora isso, tempos depois busquei ler um pouco do Lanterna Verde, principalmente depois do Crepúsculo Verde (ou é Esmeralda?) e gostei do Kyle. Mas ele, isolado, não salvava o resto, não é?

616 Entrevista Coveiro X
Lanterna Verde - Kyle Rainer

J.R. Dib diz:
Você não gosta do filme original do Superman???? Herege!!!

Eddie diz:
JR, um poço de contradições.

J.R. Dib diz:
Uai, eu gosto de filmes!!

Eddie diz:
rsrs

¤ CX ¤ diz:
Bom, tive minhas tentativas, mas não consegui me prender. Ninguém pode dizer que não tentei.

Respondendo ao Jota, não curti aquilo lá não...

Cammy diz:
Desde quando o personagem "coveiro" existe e como ele surgiu??

¤ CX ¤ diz:
Bom, a Camila quer oficializar o que ela já sabe, visto que conheceu a pessoa que criou o "Coveiro" pessoalmente. Então, vamos lá...

Coveiro não é um personagem de início. É um apelido (fruto de um ditado popular), e foi um amigo quem me deu essa alcunha. Camila conheceu a figura pessoalmente.

O fato é que gostei na hora e comecei a usar como nick. Daí, fui me auto-retratando como um personagem em algumas histórias que criava. Hoje, o personagem começa a ter um pouco de vida própria como os outros... mas ainda assim é o mais perto do que sou.

Cammy diz:
Camila??

J.R. Dib diz:
Quem é Camila?

Cammy diz:
E eu sei do apelido, mas só...não sei de quando virou personagem de fato...isso que estou perguntando. Se retrata você, porque é tão diferente de fisicamente?

Eddie diz:
É verdade. Não parecem fisicamente. Só se parecia na época do surgimento do personagem.

616 Entrevista Coveiro X
¤ CX ¤ diz:
Bom, precisamente, comecei a desenhá-lo em 1999, ou um pouco antes, quando tinha uma página na internet sobre "causos sobrenaturais".

Uma retratação não precisa parecer fisicamente com o que você é, mas com aquilo que você quer dizer... expressar aos outros... O desenho é isso, uma linguagem.

Se vocês catarem por aí outras criações, verão que há duas delas que são os extremos da minha personalidade em separado. Uma amiga minha, hoje no Japão, definiu bem esse lado tempos depois de tê-los criados, e só depois notei e concordei.

Assim, o desenho foi se criando aos poucos, sem nada planejado... mas como eu me sentia mais confortável de fazê-lo, hoje, com um pedaço de papel o faço em segundos.

Fora que - como disse o João - eu desenho mal pra caralho, então não teria como retratar perfeitamente a minha beleza, não é?

Cammy diz:
hahaahahahahah
Sei que você tem todo um universo de personagens (como diria o dnv: "Algumas pessoas vivem em seu próprio mundinho, o Coveiro tem logo um Universo".), mas quais são seus outros personagens, além do "coveiro", neste universo??


« Jøåø » diz:
aproveitando, fale um pouco mais de sua época de blogueiro, antes da "volta" com o Marvel 616. Como era seu blog?

¤ CX ¤ diz:
Hoje nem adianta fazer propaganda. Só há coisas obsoletas a serem mostradas. Mas vamos citar Ébano e Vigia, que estavam em um blog com diálogos bem ácidos entre uma coruja e um gato, numa versão bem própria do que seria "Pink e Cérebro", em busca da fama virtual. Na mesma época, criei umas histórias em que amigos blogueiros eram personagens, durando um ano. Portanto, uma temporada.

Depois, me arrisquei com sites, paguei por eles e tentei fazer o que a maioria chama de "fanfics". Só que com minhas próprias criações. Vieram, assim, meus próprios heróis, em duas séries que chamei de "Engenics" e "Legendários". Duraram também um ano.
616 Entrevista Coveiro X
616 Entrevista Coveiro X
¤ CX ¤ diz:
Depois, parei tudo, virei professor da UFPE por um ano e foi quando conheci vocês.

Fora isso, tenho livros inacabados e coisas do gênero.

J.R. Dib diz:
Nossa, eu lembro do Engenics... você vivia ocupado atualizando aquele site!

¤ CX ¤ diz:
HUAHuahUAhauA... foi bem no comecinho, Jota.

Cammy diz:
Livros com esses personagens?

¤ CX ¤ diz:
Não, Cammy, não são. Os livros eram menos heróicos, mas de terror, suspense... e um meio futurista. Mas nada parecido com "Engenics" ou "Legendários".

Só que nunca consegui concluir nada... escrevia demais e detalhava demais, além de que perdi uma parte graças a um bug de computador. Só alguns contos, poemas e um livro "comunitário" que consegui dar fim de verdade.

Cammy diz:
Você começou ler HQs antes de se tornar biólogo. Nas HQs existem muitos personagens que são cientistas. Em algum momento este universo (não só das HQs, mas de ficção científica em geral) influenciou sua decisão em ser cientista?? Ou, alguma vez, já se "sentiu" um desses personagens, ou teve um "orgulhozinho" a mais, por causa da sua profissão?? (Faço a pergunta por experiência própria...hahaha)

¤ CX ¤ diz:
Não, Cammy. Mesmo porque eu estava meio decepcionado com o momento em que as HQs passavam naquele fim dos anos 90. E como minha decisão de ser biólogo surgiu da noite para o dia, não acho que tenha muita influência. Em contrapartida, havia os livros de Wells, que me atiçaram de certa forma o interesse por evolução... tinha lido anos antes.

Por muito pouco não fiz Ciências da Computação ou Medicina. Estava bem indeciso na época, mas segui o coração ao invés da cabeça. E ainda bem que o fiz. Hoje sou mais feliz apesar de mais pobre!

Eddie diz:
Bem sei que a sua memória não é das melhores. Mas já que você é cientista e as HQs, e outras coisas que curte, lidam com temas relacionados, já teve alguma vez que seu lado cientista falou mais alto que o lado leitor, e você exclamou algo tipo: "isso aqui é impossível....um absurdo!!!"

¤ CX ¤ diz:
Como assim não é das melhores? HAUhuahUAhua

Cammy diz:
hahahaahahah
Você que disse. Lá em cima.


Eddie diz:
Ele esqueceu que disse isso.....rsrs

J.R. Dib diz:
A idade bate e é uma porcaria lembrar das coisas!

¤ CX ¤ diz:
Não, Eddie. Acho que em nenhum momento devemos tentar procurar alguma relação da biologia com os quadrinhos, e é por isso que muitas vezes briguei com alguns "experts" que apareciam em outras comunidades tentando dar explicações absurdas para justificar "poderes". Aí, sim, isso me tira do sério. E a grande maioria das pessoas que fazem isso são uns novatos de faculdade, que mal sentaram na cadeira para ler direito sobre genética ou coisas afins, e já se acham capazes de argumentar sobre o assunto. Acho isso o fim da picada, porque abre a premissa pra muitos leigos acreditarem num monte de abobrinhas do tipo.

Meu problema não é os quadrinhos deixarem de falar "verdades biológicas", mas sim alguns malucos acharem que podem usar as HQs como fonte para teorizar pseudociência.

Contudo, algumas vezes, os roteiristas poderiam forçar menos a barra. O Claremont colocou tigres na Africa recentemente. Foi de doer... uAHUahuAUHAh

Cammy diz:
hahahaahhahaha

J.R. Dib diz:
Ainda tocando nesse seu lado biólogo, e levando para o lado dos quadrinhos, qual você acha o maior mérito de um roteirista de quadrinhos? Querer explicar tudo certinho, ou chutar tudo para cima e dizer, "no meu universo existem Tigres na África porque eu esqueci de assistir as aulas de biologia na escola"?

Eddie diz:
kkkkkkk

Cammy diz:
hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Bom, jota, temos que ver a coisa por dois lados. Tempos atrás, quadrinhos eram mais fáceis de ser aceitos. Bastava qualquer explicação idiota e qualquer um poderia adquirir poderes e ser o novo personagem predileto da gurizada. Hoje, no entanto, as crianças são bem mais conscientes do mundo lá fora. Imagino o que deve passar na cabeça de um moleque de 12 anos ao pensar que um sujeito de "carreira", como o Claremont, é incapaz de pagar uma tv a cabo na sua casa e perceber que na Africa não tem tigres.

Eu penso que, de certa forma, quadrinhos é também aprendizado. Mesmo que os temas de ficção cientifica tenham liberdade criativa beeeem maior que os livros, não faria mal ter algum embasamento mais verdadeiro.

616 Entrevista Coveiro X
Coveiro arranja uma namorada em um de seus trabalhos de campo

Cammy diz:
Alguma origem de super-poder te agrada mais??

« Jøåø » diz:
Emende com essa aqui:

A pergunta que não pode faltar: Por que diabos Falcão Noturno??????


¤ CX ¤ diz:
Falcão de Aço.

« Jøåø » diz:
huauhauhauhauahuha

Cammy diz:
Ah, bom.

¤ CX ¤ diz:
HAUhauAHUah

« Jøåø » diz:
Eu sei!

Cammy diz:
hahahahaahahahah

« Jøåø » diz:
Falei de sacanagem. É tudo a mesma droga.

Cammy diz:
Eu estava aqui pensando quem raios era...

« Jøåø » diz:
Mas, enfim, foi sem graça. Responda ignorando a tentativa de piada.

Cammy diz:
hahahahahah

J.R. Dib diz:
Falcão de Aço, o pior personagem da Marvel!

(morri)

¤ CX ¤ diz:
Pergunta da Cammy: A origem dos poderes nem sempre é importante, mas a do herói sim. Dessa maneira, nenhuma supera a origem do Homem Aranha. Ela é "A" origem.

Quanto à do João.
Bom, uma vez estávamos conversando e supondo que a "fascinação" que as pessoas têm por determinados heróis provém de algo que ele reflete de você. Então, de sacanagem, o João disse que o meu caso com o Falcão de Aço era por ele ser um inútil...

Mas, falando sério. O Chris Powell, para mim, era o potencial novo Homem-Aranha. Quem leu suas primeiras histórias vai entender o que eu digo.

« Jøåø » diz:
Mas ninguém leu. Só você.

Cammy diz:
hahahahaha

Eddie diz:
Eu li também.

« Jøåø » diz:
Estraga prazer.

Eddie diz:
rsrs

J.R. Dib diz:
Eu li também.

« Jøåø » diz:
Mentirosos!!

J.R. Dib diz:
Eu não ia falar nada, mas aí o Eddie estragou a isolada que a gente deu no Coveiro.

¤ CX ¤ diz:
Ele era um garoto que tinha o pai como símbolo. Como exemplo. E de repente descobre que tudo poderia ser uma mentira. Tudo indicava que o velho policial era corrupto, e quando tudo é descoberto, ele some deixado Chris sozinho para cuidar da mãe e dos irmãos pequenos.

A responsabilidade dele veio do caminho inverso ao Peter. E como guardava muito rancor ainda, era muito mais fácil de ser corrompido pelo grande poder que comportava.

Se você pegar essa premissa, vai ver que como origem foi algo completamente novo e que poderia ter sido bem trabalhado. Pena que não durou...

Eddie diz:
Eu lembro de uma história onde vários heróis se unem. Rola um papo legal entre o Falcão e o Aranha.

¤ CX ¤ diz:
Eddie, eu estou quase pegando todas as 50 edições para ler tudo de uma vez, mas sei que só as primeiras são importantes. O resto meio que desandou.
616 Entrevista Coveiro X
Falcão de Aço

Cammy diz:
Mas você se identifica com ele ou simplesmente gosta da origem??

¤ CX ¤ diz:
Não me identifico, não. Ao menos, não acho.

Eu me identifiquei por ser fã do Aranha e ele ter origem no mesmo nível de qualidade

Cammy diz:
E com qual personagem você mais se identifica, Aranha?

J.R. Dib diz:
Opa, não vem não, o Aranha sempre foi "role model" meu!

Cammy diz:
É, só seu jota...

J.R. Dib diz:
Se quiser ser o Falcão de Aço!

« Jøåø » diz:
E de mais um zilhão de nerds.

Cammy diz:
hahahaha

Eddie diz:
Para os que se aventuram em sebos e querem ler a história com a conversa entre o Aranha e o Falcão de Aço, ela foi publicada em Superalmanaque Marvel nº11, da Abril.

¤ CX ¤ diz:
Eu não precisei ter sofrido como o Peter para me identificar com o tipo de "código de conduta" dele. Assim, em termos, acho que ele é de zilhões como foi dito pelo João.

Mas uma vez disse pro João que eu andava me identificando muito bem com o Zemo e com o Andreas Strucker.

Cammy diz:
Nem sei quem são...hahahahaha

J.R. Dib diz:
Nossa, eu tenho esse aqui em casa!!

« Jøåø » diz:
Coveiro nazista!

¤ CX ¤ diz:
Não pelo Nazismo, João... mas pelo que eles são agora.

J.R. Dib diz:
Nordestino e Nazista, é que nem me chamar de turco judeu!

¤ CX ¤ diz:
Deixe-me explicar...

Zemo e Strucker estão com duas premissas interessantes. Eles meio que renegam seu passado (família) para provar que podem ser algo melhor.

616 Entrevista Coveiro X
Barão Zemo e Andreas Von Strucker

« Jøåø » diz:
Eu sei, pô. Estou zoando.

¤ CX ¤ diz:
Talvez, seja complicado para alguns entenderem, mas de onde venho, às vezes o nome da família pode significar mais do que você é.

Então, como nunca concordei com algumas posições, prefiro esquecer sobrenomes. Talvez por isso prefiro meu apelido hoje em dia...

Eddie diz:
Falando em nomes, você acha que se chamar Roberto da Costa influenciou seu lado marvete?

Cammy diz:
Eu ia perguntar disso!

Eu ia perguntar: Como se sente sendo o único mutante brasileiro...porque, vocês sabiam que o coveiro é o Mancha Solar?? Ele tem "Roberto da Costa" no meio do nome!!! Hahahaha


¤ CX ¤ diz:
Eddie, vindo de um nome gigante como o meu, qualquer anagrama com as sílabas pode virar qualquer outro personagem da Marvel... HAUhauHUhauh

J.R. Dib diz:
Alguma pergunta séria ainda?

Cammy diz:
Não...

J.R. Dib diz:
Eddie, Jão?

Bem, então vamos lá.

Coveiro, sendo você o Gabiru da comunidade, o cabeça chata, o homem do chapéu coco, diga-me: você já tentou equilibrar alguns quadrinhos na cabeça?


¤ CX ¤ diz:
Olhe, Chico Bento, geralmente cabeça chata são os cearenses. Pernambucanos são bem diferentes, diga-se de passagem. Em comparação ao Sudeste, podemos dizer que somos os "Paulistas" lá de cima... bem apressados em relação aos demais, só que mais desencanados. Temos times de futebol melhores. Por sinal, o que achou de ser freguês pela segunda vez do Náutico, heim?

Cammy diz:
Chico Bento foi boa...hahahahaha

Eddie diz:
Corinthians é freguês!

J.R. Dib diz:
Ser freguês do Náutico não é nada, pior é ser freguês do Sport.

Cammy diz:
Aliás, vocês são mais acelerados que paulista....um absurdo!

J.R. Dib diz:
Sport é q é time de verdade!

¤ CX ¤ diz:
Não perdemos tempo, Cammy...

Eddie diz:
Coveiro, como sentiu diante de tantas tecnologias como Metrô e bilhete único??

616 Entrevista Coveiro X
Coveiro chega em São Paulo

J.R. Dib diz:
huauhauhauhauha

¤ CX ¤ diz:
Filho da mãe.

Eddie diz:
Já decifrou ou ainda são mistérios para você??

Cammy diz:
hahahahahaa

J.R. Dib diz:
E a integração? Já descobriu o que é?

« Jøåø » diz:
Vocês não prestam.

Cammy diz:
Mas nada perto das vantagens de ter HQs na época certa e não 5 anos depois...

¤ CX ¤ diz:
Olhe, Ed, apesar de sucateado, nós temos metrô em Pernambuco. Só não é subterrâneo. O sistema de integração é o equivalente ao bilhete único de SP, que compensa ainda por pagarmos metade do preço na passagem que vocês pagam aqui.

Diferente do que muitos pensam, eu vim de uma Capital que é maior que Porto Alegre, e não do Agreste. Contudo, claro, São Paulo tem suas facilidades a mais... mas não muito mais.

Uma delas, é obvio, a falta de setorização.

616 Entrevista Coveiro X
Recife - Pernambuco

Cammy diz:
Se num é subterrâneo num é metrô, é trem.

¤ CX ¤ diz:
Na verdade, não é não, Cammy.

« Jøåø » diz:
É diferente, Cammy. Metrô não é simplesmente porque está debaixo da terra.

Cammy diz:
Eu, sei, estou azucrinando...

« Jøåø » diz:
Cammy tentando disfarçar.

Cammy diz:
hahahahahha...É sério, mas tudo bem.

Eddie diz:
Falando em comprar HQs, Coveiro, dizem que as revistas chegam em péssimo estado na sua terra natal. Então conte-nos como foi a emoção de comprar revistas com capa pela primeira vez na vida?

J.R. Dib diz:
É verdade... você já entrou em contato com a Panini pedindo ressarcimento das capas rasgadas?

¤ CX ¤ diz:
Ed, esse tema é tão delicado que nem sei se serve como piada. Principalmente depois que soube que a coisa piorou desde que saí de lá. Gente recebendo revistas de janeiro somente agora em junho é meio triste... acho que todos poderiam fazer um exame de consciência e se colocar no lugar.

Não sei se existe outra alternativa. Eu acredito que exista, no mínimo, um intervalo bem menor entre as distribuições para os demais estados. Mas, enfim, é uma luta que já perdi...

Hoje, só lamento.

Eddie diz:
Falando nisso, você voltando para lá, retornaria para a setorização. Já pensou em como seria essa readaptação??

¤ CX ¤ diz:
Você quer que eu termine deprimido a entrevista?

Bom, Eddie, as assinaturas em teoria poderiam salvar a "Pátria", mas o grande problema é que nos pacotes não vem o principal, né? As revistas que são setorizadas.

Sinceramente, não tenho o que dizer. Vou ficar uma arara, né? Me esgoelando sozinho...

J.R. Dib diz:
Mas, voltando à zoeira, eu sei que você foi pra Foz do Iguaçu, viu as cataratas e tal, qual a sensação de ver Foz e depois chegar em sampa e ver o Tietêzão com o lixo tóxico e a espuma passando pelo rio?

¤ CX ¤ diz:
Eu já conhecia Sampa, Jota. Só nunca quis passar férias aqui (e mesmo morando hoje, nem quero). São Paulo não é um lugar divertido pra uma pessoa como eu... se não fossem vocês e minha pouca família aqui, acho que iria desistir.
616 Entrevista Coveiro X
Coveiro com o pessoal em São Paulo.
No destaque, editores não presentes na foto.

Cammy diz:
Ohhh, momento cute.

Eddie diz:
Fiquei comovido agora....

J.R. Dib diz:
Momento cuty cuty.

¤ CX ¤ diz:
Mas é sério...

« Jøåø » diz:
Que frescura.
Hauhauhauha Brincadeira.


Cammy diz:
Invejoso. Hahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Você podia ter tido isso, João.

Era só não matar o Helder e o resto.

« Jøåø » diz:
Eu sou uma entidade. Não convivo com os seres de carne.

Eddie diz:
Medo do João (só pra não perder o costume).

¤ CX ¤ diz:
Nada contra quem gosta de São Paulo, mas eu conheço muito do resto do Brasil e sou apaixonado por outros lugares. UAUhauhUAH

Mas assim, só aqui podemos assistir jogo de BASEBALL, né?

E vamos marcar isso ainda.

Cammy diz:
hahahahaha
Vamos..vamos no seu aniversário ver baseball.


J.R. Dib diz:
Falando em Baseball, você já aprendeu as regras ou ainda quer ver pessoalmente os jogadores em seu habitat natural?

Eddie diz:
Eu também iria assistir ao jogo, embora não entenda nada daquilo.

¤ CX ¤ diz:
Jota, não entendo nada de Baseball, mas gosto de fazer coisas que nunca fiz. E não quero ir embora de São Paulo sem ir a um jogo de Baseball... já dei uma volta em Interlagos de Caminhão na Formula Truck, falta agora o Baseball!!!!

Cammy diz:
Você ainda deve uma volta no cinema...por falar em voltas.

Eddie diz:
Só quando Galactus surgir.

Cammy diz:
Me disseram que tinha uma cara ali...

¤ CX ¤ diz:
Se Galactus aparecer no DVD na versão do Diretor quem sabe...

Cammy diz:
Vou cobrar!


Nota do Editor: Alguém entendeu alguma coisa desse último trecho???


J.R. Dib diz:
Olha, eu iria num jogo de Baseball contigo, contanto que não tivesse que ficar pegando nos bastões dos jogadores, já que você pelo jeito deve ter ido em Interlagos e sentado no colo do motorista do caminhão!!

Eddie diz:
kkkkkkkkkkk, esse JR num vale nada.

Cammy diz:
Jota já pega pesado.

J.R. Dib diz:
Uai, não sou fã de bastão!

¤ CX ¤ diz:
Cara, sua imaginação é assustadora... tenho medo de quem vive inventando essas coisas...

J.R. Dib diz:
huauhauhauha... isso q dá morar nessa fazendona!

Cammy diz:
É a falta do que fazer...

¤ CX ¤ diz:
Bom, qual a próxima?

J.R. Dib diz:
Bem, alguém mais tem algo a zoar com o coveiro?

« Jøåø » diz:
Isso eu já faço diariamente.

616 Entrevista Coveiro X
Coveiro indo trabalhar

Cammy diz:
hahahahaha

J.R. Dib diz:
Verdade. uhauhauhauha

« Jøåø » diz:
E é recíproco.

Cammy diz:
É um exercício diário.

J.R. Dib diz:
Bem, vamos aos leitores e fãs.

¤ CX ¤ diz:
Eu tenho fãs???

J.R. Dib diz:
Tem.

« Jøåø » diz:
Pegaram pergunta com alguém da família dele?

J.R. Dib diz:
Não, foi um chefe de cozinha do Fazano que disse que era vizinho dele quando era moleque!

¤ CX ¤ diz:
Sai pra lá, Jota.

J.R. Dib diz:
huauhauhauha

Cammy diz:
Bom, tem a do Lam, que é meio batida e já meio que foi respondida aqui, mas eu vou colocar só pra você mandar ele tomar...suco de laranja se quiser...
Lam pergunta: Coveiro, por que você não larga essa bosta de Marvel e vai ler algo bom como WildStorm ( Planetary, Authority ) e Vertigo ( Fables, Y The Last Man ), ou até Image ( Invencible, The Walking Dead )?


¤ CX ¤ diz:
E eu vou ser obrigado a responder esse lenga-lenga do Lan? Bom, mesmo se depois da minha explicação inicial sobre o porquê da Marvel não o contentar, vou deixar aqui a promessa aberta de que tentarei ler emprestada a Fables do Eddie.

Mas fico com uma dúvida... o Lan leu isso tudo mesmo?

J.R. Dib diz:
Ele diz que sim.

Cammy diz:
Não, você podia só xingar ele se quisesse...

Nana pergunta:

1- que realmente assusta o coveiro????
2-Como ele se definiria?
3-Se ele fosse um X-Man, quem ele seria e porquê?


¤ CX ¤ diz:
Isso não é uma pergunta... são três... HAHUahuHAUha

Primeiro, eu já tive três medos fortes na minha vida - Medo de ser abduzido, medo de altura, medo de ficar maluco. O primeiro eu perdi o medo quando Arquivo X desandou depois da quarta temporada. O segundo eu perdi quando meu pai me forçou a trocar a antena externa da TV lá em cima do prédio (ou ficaria sem TV), e a terceira eu ainda tenho medo, mas talvez eu perca assim que descobrir que já sou doido.

« Jøåø » diz:
Putz.. esse primeiro medo nem é tosco. Hahahaha

Cammy diz:
Sim, você já é maluco...pode riscar da listinha.

J.R. Dib diz:
Cada medo viu?!

Eddie diz:
Coveiro não é maluco, ele é tão normal quanto nós.

¤ CX ¤ diz:
Segundo, eu não sei se existe definição para mim... ou para qualquer um. Gosto de usar uma frase pra meu personagem (daí serve pra mim): Eu caminho por uma trilha escura... e acho que é isso. Eu sou o cara que anda "no escuro" pra descobrir as coisas...
Gosto do desafio das coisas que não entendo.


Nota do Editor: Como eu perdi essa chance de fazer uma dúzia de piadas de duplo sentido?


Cammy diz:
Continue andando na trilha escura no meio de São Paulo para ver o que te acontece!

¤ CX ¤ diz:
Todas as quartas... até a meia noite, CAMMY!!! \o/

Cammy diz:
Eu sei!

J.R. Dib diz:
Doido!!

Eddie diz:
Depois dessa declaração, retiro o que disse.....maluco.

Cammy diz:
Ahá! eu disse!

¤ CX ¤ diz:
E a terceira é complicada. Eu gosto de alguns, mas me identifico bem com o Noturno. Ele lembra bem o perfil que eu admiro... é brincalhão a todo o momento (ou originalmente era) mesmo depois de tudo que passou.

616 Entrevista Coveiro X
Noturno

Cammy diz:
Bom, a Lu não fez pergunta mas mandou parabéns...hahahaha

¤ CX ¤ diz:
Agradeça a Lu por mim, e espero que ela me convide pra passar um fim de semana inteiro em Atibaia, com barraca armada na Pedra Grande.

Cammy diz:
hahhahahahaha

« Jøåø » diz:
Frase sujeita a ambigüidades.

Cammy diz:
Esse final de frase é um prato cheio pra imaginação do Jota.

Jão sempre fala o mesmo que eu!

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkkk... sabia que o João ia falar.

J.R. Dib diz:
Coveiro, quantos meses dura a gestação da fêmea do Antílope Bongo da República Tcheca? Os fatores climáticos adversos interferem nas relações sexuais dos dois gêneros? O que você faria para haver um melhor aproveitamento da cópula entre estes animais?

Essas foram do Erlan.

¤ CX ¤ diz:
Puta merda.

Cammy diz:
Hahahahahaha Tinha que ser!

Eddie diz:
O Erlan nem precisa se identificar em suas perguntas, a gente já nota que é ele de cara.

¤ CX ¤ diz:
Caralho.

Um cavalo leva 11 meses... de um antílope deve ser igual.

Bom, não sei o quanto o clima interfere, mas acho que, pelo biotipo do animal, se ele for pra uma geleira, não vai sequer ter uma ereção.

E para solucionar o problema (que problema?) do aproveitamento da cópula talvez arriscasse uma inseminação artificial...

Não sei porque tentei responder sério perguntas do Erlan...

J.R. Dib diz:
Coveiro, "Por que você corta as peguntas sérias que eu faço pros entrevistados e só posta as non-sense??"

¤ CX ¤ diz:
Jota, foi o Erlan quem perguntou isso?

J.R. Dib diz:
Foi.

¤ CX ¤ diz:
Porra, Erlan, as que eu não entendi foram as sérias então???


J.R. Dib diz:
Dobar pergunta: Como uma pessoa de tão alta patente e tão bom gosto pode gostar de um lixo como Cable e Deadpool?

Cammy diz:
Porra, só o Lam e ele não gostam de Cable e Deadpool.

« Jøåø » diz:
Mentira. Muita gente resmunga.

Cammy diz:
Ah, nem sabia...hahahaha...só conhecia os dois.

Eddie diz:
O pessoal do Universo HQ não gosta também, vai entender.

¤ CX ¤ diz:
Quanto à questão do Cable & Deadpool, existe um ditado que eu sempre uso: "Não é porque você é incapaz de entender o que significa um som que ele seja um simples ruído..."

616 Entrevista Coveiro X
Cammy diz:
Vou fazer as da Ana, então...

Cammy diz:
Ana pergunta:
Quantas vezes e por que você teve vontade de apagar a comunidade?


« Jøåø » diz:
Essa até eu sei a resposta. Nenhuma.

Ou estou errado?

J.R. Dib diz:
Acho que é 0 mesmo, a X-Men Brasil ele queria ter apagado umas 210937123712 vezes.

Cammy diz:
hahahahahahaha Não duvido.

¤ CX ¤ diz:
Olha, não sei de onde a Ana tirou isso, porque nunca comentei isso com ninguém, mas já deu vontade uma vez só... E faz até muito tempo, antes de ter blog e vir pra cá. Aí, ao invés de me desfazer dela, resolvi dividir. Eu sou daquelas pessoas que prefere dar um belo final em minhas criações do que apenas esquecê-las.

J.R. Dib diz:
É sério? A gente salvou a Marvel 616???

Cammy diz:
hahahahahahahaa

¤ CX ¤ diz:
Quanto à XMB, a história é diferente. A cada dia ela se fortalece...

« Jøåø » diz:
E olhe que a primeira vez que eu "tomei conta" da 616 o cara quase pediu meu CPF.

¤ CX ¤ diz:
João, que mentira... eu mesmo te falei que ia te passar porque ia ficar cada vez mais sem tempo e teria que dividir ou apagar... não queria uma XMB 2.

Mas o João estava em teste naquele fim de semana... AHUhauhUAHauha

« Jøåø » diz:
Mas a primeira vez que tomei conta você ia viajar.

Eddie diz:
Eu lembro disso.

¤ CX ¤ diz:
Sim, João sabe que eu tenho maior medo de avião. Então, sempre que subo em um, deixo um monte de coisas minhas com os outros.

Cammy diz:
Faça um testamento!

¤ CX ¤ diz:
Isso, praticamente faço testamento. Escapei da morte algumas vezes para pensar desse jeito.

« Jøåø » diz:
Eu poderia ter roubado a comunidade.

Cammy diz:
hahaahahahahah

« Jøåø » diz:
Ainda posso roubar!

J.R. Dib diz:
Eu também posso roubar!

Eddie não!!

Cammy diz:
Ana pergunta:
O que você responde pra quem fala: "Mas o Cable é tão ruim que foi criado pelo Rob Liefield"??


¤ CX ¤ diz:
Bom, eu deveria tentar não perder tempo. Acho que depois de quase 100 edições solo, e toda história por trás do X-men da fase Nicieza, logo após a saída do Claremont, o personagem fez história... uma boa história que vale a pena ser contada. O começo pode ter sido ruim, mas o que veio depois poucos personagens clássicos hoje tem...

Cammy diz:
Ana pergunta:
Se você fosse contratado como escritor da Marvel, quem você gostaria de escrever?


¤ CX ¤ diz:
Falcao de Aço. Sem dúvida... pegaria a premissa original e faria o personagem. Não é por pura fanboyzice, não. O personagem tem potencial e poder ser o que o Nova virou hoje...

Cammy diz:
Ana pergunta:
Se a Marvel falasse que só te contratava depois de você escrever um personagem da DC, quem você escreveria?


¤ CX ¤ diz:
Caramba, não conheço quase nada.

Eu tentaria também um personagem pouco conhecido, mas que pudesse trabalhar bem o lado pessoal dele. Não sei quem serviria.

Só me vem a cabeça o Kyle, mas agora ele virou a porra-loca-poderosa...

Cammy diz:
É a última, mas não menos importante. Ana pergunta:
Qual formato você prefere?


« Jøåø » diz:
hauhauhauhaa

Cammy diz:
hahaahahahahahah

Eddie diz:
kkkkkkkkkkkk

¤ CX ¤ diz:
hUAHUAHuahUAHauhUAHuahUAHua...

Cammy diz:
Muito boa essa! Sou fã da Ana.

¤ CX ¤ diz:
Eu vou responder pessoalmente... por enquanto vou sair pela tangente. Eu leio Scans!

Mas se for revistinhas, prefiro o formato atual!


Nota do editor: Alguns minutos depois, após acharem que dormi no teclado.


« Jøåø » diz:
Vamos, então, para as mensagens finais de cada um dos participantes.

Cammy diz:
Parabéns coveiro, não se preocupe que ninguém percebe que está fazendo 40...tem uma carinha de 32!!

¤ CX ¤ diz:
Piada roubada minha no meu aniversário não vale, Cammy!!! Mas valeu... obrigado! Vou te agradecer no sábado, em uma ligação as 9 da manhã, pela entrevista!

Cammy diz:
Pô, não roubei...já disse isso pro João em abril. Mas sempre vale.

« Jøåø » diz:
Piada de segunda mão!

Eddie diz:
Bem, gostei muito do "Cammy entrevista Coveiro, participação especial dos editores 616". bwahahaahaaa Brincadeirinha, Cammy....não me bata. Bem, queria deixar os parabéns ao Coveiro, um feliz aniversário. A comunidade 616 é praticamente a única de que participo bastante. E fiquei muito honrado quando me convidou para ser editor do blog. Não sei se fiz por merecer, mas estamos aí.

E como esse é seu níver, vou deixar um presente na minha despedida: Falcão de Aço detona!!!


Cammy diz:
Quando eu falo pouco vocês reclamam, quando eu falo muito também, pô!

Mas sério, adoro poder participar de toda essa bagunça com vocês... É clichê, mas fico feliz de contar com a sua amizade na realidade e não só virtualmente...Parabéns, e saiba que também pode contar comigo pra ser amiga fora da tela do PC...rs. E, sei que você odeia São Paulo e tudo aqui, mas fico feliz também que você veio pra cá e pôde nos conhecer e participar das nossas vidas....enfim, tudo de bom neste teu dia!


J.R. Dib diz:
Bem, primeiramente eu gostaria de parabenizar nosso mestre coveiro, que não só é fundador da Marvel 616, como um dos caras que mais entende de quadrinhos da Marvel que eu conheço. Muitas felicidades e muitas viagens para o verdadeiro viajante que não tem pressa de chegar e nem de ir até onde nenhum homem jamais esteve! Vida longa e próspera!

¤ CX ¤ diz:
Eddie, obrigado, obrigado!!! Você é um bom editor sim, sumido, mas escreve muito bem!!! E assim como o Falcão de Aço, o Capitão Pomba detona!

Cammy, como disse lá na entrevista, eu que agradeço a amizade de vocês. Pouca gente vai saber, mas o melhor de São Paulo são vocês!!!

Cammy diz:
Que fofo.

Eddie diz:
Putz!!! Que legal!!!!!

Cammy diz:
Fiquei até emocionada.


Nota do editor: Este papo melado está se tornando repetitivo, não? (Brincadeira)


J.R. Dib diz:
Eu e Jão não contamos né?!

Cammy diz:
hahahaha

Eddie diz:
Quanto a ser sumido, é que esses dias estão meio atípicos.....mas semana que vem tudo volta ao normal.

¤ CX ¤ diz:
Jota, obrigado pelos agradecimentos, esse é o espírito do viajante mesmo... E como eu digo sempre, o bom viajante sempre leva de alguma maneira os amigos na bagagem, não importa pra onde vá...

« Jøåø » diz:
Bom, queria desejar tudo de bom ao Coveiro e ao Sérgio. Aos dois. Não sou de ficar fazendo grandes declarações ou frases que nem o pessoal aí, mas só dele me aturar em momentos de mau humor desenfreado, me provocar e eu ainda não ter mandado ele (a sério) para a PQP já demonstra um pouco como prezo por nossa amizade. O resto o pessoal vê no dia-a-dia no que a gente quebra a cabeça para manter o blog bacana.

Cammy diz:
"Não sou de ficar fazendo grandes declarações "...aham....

J.R. Dib diz:
Pois é... esse aspecto da amizade que cada um aqui tem é que une a gente.

« Jøåø » diz:
Não entendi, Cammy.

Cammy diz:
Suas declarações são sempre as mais extensas...hahahaaha

J.R. Dib diz:
Ela foi sarcástica, te provocando.

Cammy diz:
Pra não perder o costume.

¤ CX ¤ diz:
João, obrigado pela consideração da nossa amizade. Apesar de eu não te conhecer pessoalmente e muitos duvidarem da sua existência física, eu te considero um bom amigo. E eu sou um espírito de luz... trago a paz quando você esta no pior momento. Essa é minha missão na Terra.

auhAUHauHAUHuah

Cammy diz:
hahaahhahahha

J.R. Dib diz:
Espíritos do Mal!! Transformem esta forma decadente em Covei-rooooooooooooooooooooooooooo, o de vida eternaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

« Jøåø » diz:
Não sei nunca quando ele fala sério ou zoa.

Cammy diz:
Normal.

J.R. Dib diz:
Pois é.

Eddie diz:
Existem três Coveiros, essa é a minha teoria.

Cammy diz:
Verdade. Eu partilho dessa teoria.

Eddie diz:
Tem o do Orkut, o do MSN e o do mundo real.

Cammy diz:
São 3 pessoas diferentes.

¤ CX ¤ diz:
Bom, obrigado a todos vocês! Parece brincadeira mas o destino dá aquelas voltas engraçadas, né? Quem diria que eu estaria aqui do lado de vocês pessoalmente um dia (ou quase todos vocês).

São aquelas coincidências que só acontecem em histórias... como as de quadrinhos.... mas elas acontecem. Vá entender como...

616 Entrevista Coveiro X
J.R. Dib diz:
É impressão minha ou ele quer q a entrevista termine nesse climão sentimentalista?

Eddie diz:
Impressão sua.

Cammy diz:
Mas está tão "bunitinho"...hahahaha


Nota do editor: Como eles não calavam a boca, achei melhor intervir.


« Jøåø » diz:
Bom. Assim encerramos a entrevista com recorde de duração na curta vida do Blog Marvel 616. Esperamos que tenham gostado. Felicidades ao Coveiro nesse dia em que ele completa 435 anos. Todos dêem os parabéns a ele por Orkut, MSN, telefone ou pessoalmente. Afinal, ele é o chefão.

Editores 616


Entrevista editada por « Jøåø »

comments powered by Disqus