sábado, 28 de julho de 2007

Novos Vingadores Anual: Retrato de Família


Novos Vingadores Anual

Na primeira missão dos Novos Vingadores após a fuga em massa da Balsa, o grupo foi parar na Terra Selvagem. Lá encontraram, além do homem que foram procurar – Karl Likos, o Sauron –, atividades muito suspeitas realizadas por ex-agentes da SHIELD. Foram quase mortalmente atacados por um grupo liderado pela agente renegada da SHIELD, Yelena Belova. Também conhecida como Viúva Negra, ela acaba quase morta, com o corpo todo desfigurado após um ataque à queima roupa de Sauron, e resgatada por um grupo desconhecido. Mais tarde, enquanto os Novos Vingadores estão no Japão, ficamos sabendo que a Hidra e a SHIELD têm problemas internos cuja fonte pode ser a mesma, e que a Mulher Aranha era uma agente dupla. Que relação essas duas histórias mantêm com o casamento entre Luke Cage e Jessica Jones em Universo Marvel Anual 1? Acredite, algumas.

Em primeiro lugar, as pessoas que resgataram Belova eram da Hidra que, em associação com a IMA (que anda precisando de dinheiro) a transformam em um novo Adaptóide, preparada para atacar a equipe recém formada.

Novos Vingadores Anual

Na Torre dos Vingadores, em Manhattan, um "momento família" dos heróis com seus parentes mais próximos é marcado por cenas de humor ao estilo Bendis. O destaque está na chegada de uma furiosa Jessica Jones, que cuida de sua filha com Luke Cage ao mesmo tempo em que realiza diversas outras tarefas, mas acaba interrompida pela corujice de "quase" todas as mulheres presentes e pela insistência de Luke em pedir a namorada em casamento. Jessica acaba aceitando, fazendo com o que o herói de pele impenetrável entre em êxtase, anunciando o casório aos quatro ventos.

Novos Vingadores Anual

Em seguida, lembrando que só recentemente os Vingadores anunciaram a nova formação, Tony Stark, o Sentinela e o Capitão América encontram-se com o prefeito de Nova York para uma conversa sobre o retorno da equipe. Mas não há tempo para papo. Belova os ataca causando um grande estrago graças ao elemento surpresa. Consegue, absorvendo os poderes do Sentinela, enviar o poderoso vingador a uma altura de 36 andares. Ms. Marvel é a primeira a atacar a criatura, sem saber ainda se tratar de um adaptóide. Quando ela nota, já é tarde demais.

Novos Vingadores Anual

Com o Capitão América protegendo o prefeito, o resto da equipe – que nunca tinham vivido a experiência de enfrentar um adaptóide – ataca Belova sem saber que só a fortalecem ao ceder-lhes seus poderes. Livrando-se deles, ela parte em direção do Capitão, mas é interceptada pelo Sentinela, cujos poderes absorve ainda mais.

A luta continua infrutífera até que o Homem de Ferro entra em cena. Sabendo que é um adaptóide – e lamentando que todos ali tocaram a criatura – tenta colocar em prática um plano de derrotá-la. Com uma dica do Homem Aranha e com a coordenação de Tony, os Vingadores agem como equipe e preparam a armadilha para sua agressora.

Novos Vingadores Anual

E é aí que entra o imprevisível na história. Tony Stark, que recentemente precisou se expor a um vírus tecnorgânico chamado Extremis para sobreviver, desenvolvendo uma interface com suas armaduras em um nível infinitamente maior que em qualquer outro momento, surpreende todos. Ele controla – de um lugar distante – dezenas de armaduras de Homem de Ferro ao mesmo tempo. O ataque das armaduras é o suficiente para que o Sentinela aproveite a absorção de seus poderes por Belova, utilizando o Vácuo, seu próprio calcanhar de Aquiles, para deixá-la em choque. Antes que possam descobrir alguma coisa, Belova é literalmente detonada remotamente por aqueles que a enviaram. A desconfiança de Tony sobre a Mulher Aranha, em seguida, não é sem fundamento, demonstrando como sua posição ali faz dela uma "marginal" dentro do grupo. O mistério da relação Hidra-SHIELD permanece, sem sabermos mesmo quem está realmente envolvido nisso tudo.

Novos Vingadores Anual

O casamento de Jessica e Luke acaba transcorrendo sem ser interrompido por nenhum ataque alienígena ou coisa do tipo. Olivier Coipel faz uma homenagem ao arroz de festa Stan Lee, e coloca sua cara no padre que celebra a cerimônia. Não poderia faltar.

Jessica faz um belo discurso antes de dizer o "sim", dizendo o quanto ela acha que esse casamento, essa união, é a coisa certa a fazer. Ela sente que, ao lado de Cage, os dois podem ser pessoas melhores, a começar pela geração e criação de sua filha.

Novos Vingadores Anual

Encerrada a cerimônia, deixo aqui novamente meu "lamento" pela curta duração dos Novos Vingadores com esse perfil. Com a chegada de Guerra Civil, a "foto" que vemos no início do artigo será apenas uma recordação de um curto tempo, em que todos esses heróis se colocavam do mesmo lado, acreditando que havia apenas uma maneira de se fazer a coisa certa.


« Jøåø »

comments powered by Disqus