Eles finalmente estão de volta. Depois de encarar alienígenas, a cura mutante, uma Sala de Perigo enlouquecida, um Sentinela selvagem e descobrirem mais do caráter de Charles Xavier na 1ª temporada é hora dos Surpreendentes X-Men alçarem novos vôos. A 2ª temporada da série está começando, e já com a possibilidade de um traidor na equipe.
Saltamos para o presente, onde ocorre uma sessão de treinamento entre Logan e os poucos alunos mutantes que sobraram no Instituto, entre eles, vários rostos conhecidos dos Novos X-men. Destaque para a fala de Wolverine: "-Não mudou nada. Aconteceu uma porrada de coisa, muito aluno foi embora, mas isso não muda o principal." É como se Whedon estivesse usando o personagem para dizer que a Dinastia M e a Dizimação podem ter mudado algumas coisas, mas não mudaram a trama principal que ele tinha pensado desde o início.
O treinamento ocorre na sala de perigo, onde o único perigo agora é o próprio Wolverine. Tudo idéia de Scott Summers, que acredita que sobreviver a um treinamento com Logan irá ajudar a auto-estima dos garotos. O líder da equipe questiona McCoy sobre seu confinamento no laboratório, já que o cientista não sai de lá a não ser para dar aulas ou ir em missões, mas a conversa não chega a nenhuma conclusão, uma vez que McCoy questiona Scott por ter descido e deixado Emma sozinha.
O treinamento de Wolverine termina, com a derrota de todos os alunos, obviamente. Uma cena muito engraçada ocorre, Hisako xinga Logan em japonês e este responde, deixando-a espantada e afirmando que nunca será uma X-man.
Cortando para Kitty Pryde e Colossus. Ambos estão abraçados junto a uma árvore, quando a repentina chegada de Carmo Pryde a surpreende. Ela se alegra com o fato do pai estar vivo, mas tudo se revela como um pesadelo. Pesadelo este causado por Emma Frost, que está em seu escritório acompanhada pelo novo Clube do Inferno.
Testemunhamos algumas trocas de farpas entre Cassandra e Emma, interrompidas por Sebastian Shaw, que demonstra duas coisas: não estão mais afiliados ao Clube do Inferno original e, por incrível que pareça, ele não está na liderança. Quem os reuniu foi a misteriosa figura encapuzada que é denominada Perfeição. Ela ordena que Emma inicie o ataque.
Um pequeno interlúdio ocorre nesse momento. Whedon utiliza a agente Brand para dizer mais uma vez "nada mudou". Ele mostra um ácido diálogo entre ela e a comandante Hill, revelando como é a atual relação entre a E.S.P.A.D.A. e a SHIELD.
No Instituto, um relacionamento recomeça e outro pode ter encontrado seu fim. Kitty vai até Colossus conversar sobre a parte boa de seu pesadelo, muda de idéia e antes que ela comece a falar demais, Piotr a interrompe com um beijo. Momento muito esperado pelos fãs desde a ressurreição do personagem.
Já Emma é questionada por Perfeição sobre seus sentimentos por Scott. A Srta Frost confirma para a figura misteriosa que realmente ama Scott, mas isso não a impede de aparecer para seu amado, assumindo a forma ilusória de Jean Grey. Curiosamente, uma versão relativamente vulgar, talvez a visão que Emma tem da ruiva.
Assim, termina a "season premiere" de Surpreendentes X-Men. As peças estão na mesa, Emma conduzindo o Clube do Inferno para dentro do Instituto, Colossus e Kitty reatando, a agente Brand ainda de olho nos mutantes e muitos outros conflitos. Surpreendentes X-Men está apenas começando. Joss Whedon e John Cassaday estão de volta.
Eddie