segunda-feira, 23 de julho de 2007

Novos Vingadores: Herança Maldita


New Avengers #20

Os Vingadores seguiram o Coletivo – formado pela energia dos poderes mutantes tomados por Wanda Maximoff encarnadas em um ser humano – até a ilha de Genosha. Tentando evitar a ameaça que essa concentração de poderes representa, e crendo que a entidade buscava a Feiticeira Escarlate, os heróis têm uma surpresa ao constatar o que de fato estava acontecendo ali e quem o Coletivo buscava em Genosha.

Caso a capa de New Avengers 20 tivesse sido usada nessa edição 42 de Novos Vingadores, não nos surpreenderia ver Eric Magnus Lehnsherr, o Magneto, escrevendo um misto de diário, carta de despedida, memórias, legado ou mesmo bilhete de suicídio. Mas não há tempo de decidir, já que o Coletivo o aborda agressivamente.

Novos Vingadores

Enquanto os Vingadores chegam na ilha de Genosha, o Homem de Ferro e a SHIELD constatam uma liberação monstruosa de energia. Quando os heróis questionam se haveria alguém naquele grande cemitério ao ar livre que pudesse ser atingido, o paradeiro de Magneto é revelado.

O ex-mutante, anteriormente um dos seres mais poderosos da Terra, é interpelado por uma voz onipresente. Essa voz, que parece sair da energia do Coletivo, inicia um discurso colocando Magneto em um pedestal. Diz que ele é o líder que os mutantes precisam. Agora, como nunca precisaram. Que juntos poderiam reerguer a raça dizimada depois do dia-M.

A voz, que fala como se fosse mesmo uma entidade plural, diz que tentou fazer isso usando a imagem e a inspiração que Magneto dava a muitos mutantes. Mas falhou. Somente junto dele é que essa energia poderia ser bem sucedida e colocar a raça mutante em um patamar superior que lhe seria de direito. Revela que Michael Pointer foi só um instrumento para chegar até Eric. E que agora, unidos, serão bem sucedidos.

Quase como que se recusando a acreditar no que era essa energia, essa voz, Magneto é forçado a dizer seu nome enquanto incorpora a energia megnética do coletivo: a voz é de XORN!

Novos Vingadores

Vamos, então, tentar entender. Vou fazer uma mistura do que compreendi da história com a posição "oficial" da Marvel em um manual recentemente publicado. O mutante Kuan-Yin Xorn, um ser formado de energia e de grande poder, seria um admirador da causa de Magneto, simpatizando com sua forma mais radical: a submissão dos humanos sob o poder dos mutantes. Ele se infiltrou nos X-Men como um mutante curandeiro até que, na saga Planeta-X, assumindo a forma de Magneto, tentou colocar seus planos em prática. Para mim, isso explica como aquela versão do mutante de poderes magnéticos era tão caricata.

Com seus planos frustrados, o corpo de Xorn morre com o ataque fatal de Wolverine após o assassinato de Jean Grey. Dessa forma, sua energia é dispersada e passa a circundar a Terra. Quando entra em contato com a energia mutante liberada no dia-M, Xorn desperta e busca uma forma de ir atrás de sua grande inspiração. A maneira encontrada foi através do mutante Michael Pointer e sua habilidade de absorver e armazenar energia.

Enquanto os Vingadores enfrentavam obstáculos impostos pelo próprio Xorn, este "lutava" com Magneto, que resistia a seu domínio, não aceitando o papel de "messias mutante". Ao mesmo tempo, a diretora da SHIELD Maria Hill se esquivava do apelo do presidente dos EUA por detonar a ilha inteira. Percebendo a resistência do mutante, os Vingadores (graças à imposição do Capitão América) tentam separar a energia de Magneto, e derrotá-la, poupando o hospedeiro.

Novos Vingadores

Vale aqui uma nota em como Bendis é competente em trabalhar seus personagens. Homem-Aranha e Luke Cage muito corajosos, ao mesmo tempo que hilários em seus comentários; Sentinela preocupado por ouvir uma voz na sua cabeça, pedindo que confirmem que todos a ouviam; Ms. Marvel meio que amarelando quando é extremamente necessária; Homem de Ferro buscando a solução mais racional e o Capitão América pensando na preservação do máximo possível de vidas.

O plano é posto em ação. Com a ajuda da agente Daisy Johnson e seus poderes sísmicos, além dos Vingadores mais poderosos e da resistência de Magneto, o Coletivo (inclusive sua consciência, Xorn) é separado do corpo do mutante. Cabe ao Sentinela jogar a entidade no sol, onde, aparentemente, ela se extingue agonizante.

Novos Vingadores

Um momento hilário da história, infelizmente, é estragado por um erro brabo de impressão. Crendo estar sendo convidada para integrar os Vingadores, Daisy Johnson diz: "Meu nome de vingadora. Quero ser chamada de Tremor". Ao que o Capitão responderia algo como "não estamos pensando em aumentar o número de membros". A agente não sabe onde se esconder de vergonha.

Ao fim da história, Michael parece só ter vagas lembranças do que fez quando possuído pelo Coletivo, e revela ter retido parte de suas energias. A dúvida agora paira sobre Magneto. Será que reteve os poderes magnéticos dados a ele por Xorn? Levado inconsciente pela SHIELD, não há tempo para respostas. O helicóptero em que estava explode, não deixando rastros de quem fez isso ou mesmo se ele sobreviveu.

Novos Vingadores

Infelizmente, daqui para frente os Novos Vingadores sofrerão com as repercussões da Guerra Civil. Essa equipe heterogênea, mas muito divertida e interessante, deixará de existir dessa forma após 20 edições e alguns especiais (em breve falarei de Novos Vingadores Anual). Mas celebro aqui o belíssimo trabalho de Brian Michael Bendis até aqui, deixando a clara ressalva de que daqui para frente o nível da revista não cai (longe disso), mas as mudanças serão claras e inevitáveis quando cada vingador deverá escolher de que lado estará.


« Jøåø »

comments powered by Disqus