sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Fabulosos X-Men: À Mercê do Destino


Uncanny X-Men #491

Um decrépito ex-morlock, cujos poderes não mais existem desde o Dia M, é abordado em uma viela de Nova York. Quem surge à sua frente, dizendo que agora percebe ex-mutantes com apenas um olhar, é o também ex-mutante Magneto, pai da responsável por toda desgraça que sua raça agora vive. Ele diz que sua condição, assim como a dos mutantes que sobraram, não é justa, e que fará algo para mudá-la. Por isso, precisa que um recado seu chegue até o grupo liderado por Masque, que anda a procura do outrora mestre do magnetismo. É assim que, em X-Men 84, a última parte do arco Extremistas se inicia.

Ororo Monroe, a Tempestade, recobra sua consciência na pior situação que pode imaginar. Confinada em um espaço apertado e escuro, sem poder se movimentar. Uma tortura para qualquer um, e pior ainda para quem sofre de claustrofobia. Porém, diferente do que vimos no desfecho da última edição, ela não está soterrada por escombros. A rainha de Wakanda foi feita prisioneira, com outros X-Men, pelos morlocks extremistas.

Fabulosos X-Men

Com resistência de Alegria, Masque, que ainda guarda rancor de quando Tempestade foi líder dos Morlocks, pretende se divertir com a agonia de sua prisioneira. Principalmente agora que crê saber o futuro graças aos registros da falecida Qwerty. A morlock (agora agente da SHIELD infiltrada) Skids tenta impedir Masque, sem sucesso. As profecias se concretizarão.

Em Lindisfarne, local em que os X-Men foram soterrados, Charles Xavier e Noturno chegam tarde demais. Enquanto os dois tentam salvar os sobreviventes, o professor lê na mente de um deles o que ocorreu com aqueles pelos quais procuram. Hesitante sobre sua capacidade em ajudar seus aliados, Xavier recebe o apoio de Kurt, um dos poucos X-Men que ainda tem plena confiança em seus atos.

Fabulosos X-Men
De volta ao covil dos extremistas, Masque diz que sua interpretação das profecias é a mais correta. Somente através da guerra a raça mutante prevalecerá. Ele prevê que serão odiados pelos humanos mais do que nunca, mais do que odeiam os heróis que agora se voltam contra a lei de registro. Skids consegue deixar Masque confuso, quando lhe faz perguntas mais objetivas, e Tempestade tenta continuar o jogo de palavras. Elas querem ganhar tempo. Enganá-lo, retirando-lhe o máximo de informações possível.

E em sua soberba, revela o que está para fazer. Estão sob a catedral de Nova York, junto com uma série de explosivos, em pleno domingo de missa. Após a detonação, só os corpos dos X-Men serão encontrados, gerando uma reação em cadeia que acelerará o que as profecias dizem.

Fabulosos X-Men
Sabendo o que precisava, com um esforço tremendo, Tempestade consegue invocar raios, que atravessam a terra, usando encanamentos como conduítes. Libertando seus amigos, e livrando-se do claustro, Ororo surge rodeada de eletricidade, dizendo que precisa muito mais do que aquilo para impedi-la. Masque entra em desespero, e ficamos sabendo que Ororo coordenou a reviravolta telepaticamente com Xavier.

Fabulosos X-Men
Desorganizados, os morlocks tombam derrotados. Sanguessuga é libertado pela à perícia de Apache. Com seus poderes neutralizados pelo menino, Masque é espancado por um rancoroso Caliban, que só não o assassina graças à intervenção de Tempestade. O Morlock tomba dizendo que as profecias diziam que naquele dia começaria um novo conflito. Enquanto Ororo diz que ele interpretou erroneamente os registros, Skids se apodera sorrateiramente do livro.

Fabulosos X-Men
Acima da terra, Xavier e Ororo conversam sobre o desastre que conseguiram impedir, e ele revela que usou seus poderes telepáticos de forma relativamente agressiva para resolver alguns dos problemas. Mesmo com o livro nas mãos da SHIELD, ambos sentem uma sensação de dever cumprido.

De volta a Westchester, Apache e Hepzibah resolvem o que começou nos túneis. A alienígenas finalmente consegue conversar com Ciclope, desde que chegou trazendo a notícia da morte de seu pai, o Corsário, pelas mãos de seu irmão Vulcano. E aproveitou para deixar claro que sua aproximação de James, que acaba finalmente escancarada entre os dois, não é de forma alguma desrespeito com a memória do falecido líder dos Piratas Siderais.

Fabulosos X-Men
Dentro da Mansão, Xavier diz a Kurt que a prioridade da UNI agora é controlar a repercussão conflito deflagrado pelos Morlocks, deixando de lado até mesmo sua busca por Magneto. O professor, ao contrário, continua sua busca por seu velho amigo e adversário.

A história termina em um cemitério, no qual Skids mostra que é tem mais faces do que imaginávamos. Morlock, agente da SHIELD... aliada de Magneto? Não é Tony Stark ou qualquer outro chefe de Estado ou militar que coloca as mãos nos diários de Query, mas o ex-mestre do magnetismo. Ela explica que o livro fala dele, e de coisas que ocorrerão no futuro que darão novas esperanças aos mutantes. Skids diz ainda que o livro afirma que Erik ainda é mutante, o que não parece surpreendê-lo muito.

Fabulosos X-Men
De forma misteriosa o arco termina, encaminhando-nos para a próxima grande saga mutante, Complexo de Messias, com estréia prevista para a próxima edição da revista X-Men, em janeiro. Talvez Maque não estivesse tão errado, e esse momento marca o início de um grande conflito que trará novos rumos para todos os mutantes remanescentes, e esperança para aqueles que perderam seus poderes.


« Jøåø »

comments powered by Disqus