quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Fabulosos X-Men: Futuro Claustrofóbico


Uncanny X-Men #488

O cerco vai se fechando para um momento crucial na vida dos mutantes que restaram no planeta Terra. Uma das convulsões de um povo que se vê em vias de extinção se encarna na esperança fanática de uma profecia que eleva todo a raça à uma posição de ascendência sobre o planeta. Sob as ordens do bizarro Masque, os Morlocks representam atualmente essa posição extremista. Cabe a um grupo improvisado de X-Men impedir suas ações, ao mesmo tempo em que uma figura mutante, outrora inspiradora, ressurge em meio a esse momento de caos.

Em X-Men 81, Tempestade, Apache e Hepzibah vão aos túneis dos Morlocks, junto com Caliban, em busca de respostas sobre o ataque que este sofreu. Lá, descobrem parte das profecias que guiaram tais ações, surpreendendo-se que eles mesmos têm seus nomes citados nas escrituras, que preconizam algo terrível. Liderados por Masque, os morlocks atacam um trem do metrô de Nova York, em seguida deformando todos os seus ocupantes. Ao mesmo tempo, Xavier – depois de, sem muito sucesso, tentar convencer Val Cooper de que a UNI não pode interferir em assuntos mutantes – convoca Noturno e vai em busca de Magneto, acreditando que ele não morreu em seu último encontro com o Coletivo.

Fabulosos X-Men

Já na edição 82 de X-Men, a repercussão do ataque no metrô gera um princípio de reação anti-mutante da imprensa, aumentado pela divulgação das palavras de Masque pela internet, preocupando mais ainda os X-Men. O quarteto que investiga diretamente o caso se utiliza aos recursos Quarteto Fantástico, enquanto Xavier e Noturno rastreiam os passos de Magneto, identificando sua presença próxima ao túmulo de um de seus ex-aliados, Percy Fellows, morto depois do dia M. Depois de uma dura discussão sobre suas ações, os morlocks são atacados por agentes da SHIELD, assassinando todos. Além dos corpos, os X-Men encontram Skids sob escombros, desacordada. Acabam, então, sendo atacados por um sentinela da UNI, até que, interrompendo a ação, a outrora desacordada Skids se apresenta como agente infiltrada da SHIELD.

Fabulosos X-Men

Na edição 83, desse mês de novembro, vemos Tempestade agradecer a intervenção de Skids, enquanto ouve a explicação de que, com a dizimação, os morlocks sem poderes não conseguiam mais ver significado em suas vidas, redirecionando tudo para a formação da seita cujo líder é Masque. Ororo lembra que já perdeu os poderes (retirados artificialmente por Forge, em mil novecentos e Claremont não era gagá), mas que nunca cogitou tal atitude. Skids fala que tiveram um “empurrãozinho”.

A Morlock Qwerty, cujos poderes de prever todas os futuros possíveis a partir de ações no presente a paralisava, quando previu o dia M, resolveu anotar tudo sobre suas conseqüências. Os mesmos que os X-Men encontraram gravados nas paredes dos túneis.As informações são transmitidas a Xavier, que acredita que resolver essa questão é mais importante que continuar a procura por Erick, que já se está a par dos ataques e da seita.

Fabulosos X-Men

Nos túneis, buscando rastrear os Morlocks, algo que parecia previsível pelas últimas edições, acaba acelerado pelo confinamento que aquele local proporciona. Hepzibah (que defendia uma punição severa da seita de Masque) e Apache chegam no limiar do início de uma relação amorosa, sendo apenas interrompidos por um ataque repentino dos Morlocks.

Fabulosos X-Men

Atacando inconseqüentemente, Hepzibah é salva por Apache, que, recuando, prefere uma abordagem mais cerebral. E pretende usar o capturado Sanguessuga em seu plano.

Skids, Caliban e Ororo chegam em outro local dos túneis, Lindisfarne, onde se reúnem morlocks sem poderes, que preferem levar adianta as profecias de Qwerty de forma pacífica. Reconhecendo sua ex-líder em Tempestade, recebem-nos amigavelmente. Sua líder, Délfi, reproduz esse discurso pacifista, apresentando-se como aquela que registrou os escritos em um livro, crendo na maravilha de suas previsões.

Fabulosos X-Men

Apache e Hepzibah realizam seu ataque planejado, mas, como vem acontecendo, Masque cria nas profecias, acertando novamente o exato momento dos acontecimentos. Ele foge com Sanguessuga, enquanto os outros Morlocks são derrotados. James se aproxima e pensa ter salvado o menino, mas era Masque transformado por seus próprios poderes. Apache cai na armadilha, e é deformado com os humanos no metrô. Tudo sai como os Morlocks planejaram depois que Hepzibah é também derrubada.

Fabulosos X-Men

Raivoso, Masque direciona toda sua cólera para propostas pacifistas para recuperar os mutantes, repudiando os X-Men e os seguidores de Délfi. Até mesmo Torpor se sente incomodada com tamanha agressividade, sendo prontamente ameaçada pelo mutante que transmuta a carne com as mãos. Porém, seguindo à risca as profecias, restaura a aparência de Apache e manda os outros prepararem as bombas.

Fabulosos X-Men

Em Lindisfarne, Délfi se diz feliz pela presença de Ororo, pois aquilo confirma mais uma etapa da profecia, em que a X-Man assumiria o papel de testemunha do “fim”, que todos ali deveriam aceitar pacificamente. Talvez “passivo” seja mais explicativo do que pacífico, já que Délfi sabia das bombas, e aceita o que crê ser seu destino, enquanto uma detonação coloca o templo abaixo.

Fabulosos X-Men

Sentindo o abalo de sua pupila à distância, Xavier sabe que algo de ruim aconteceu. Enquanto isso, Tempestade mais uma vez é confrontada com sua claustrofobia, soterrada sob os escombros de Lindisfarne.

Fabulosos X-Men

A história se encaminha para o fim no mês que vem, que precederá uma saga mutante que reunirá não só os X-Men, mas os principais protagonistas do Universo X.


« Jøåø »


PS.: Não dá para ignorar a bola fora dessa edição. Trocou-se o “conclui na próxima edição” dessa história com “fim” de Espécie em Extinção.

comments powered by Disqus