terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Origens: Lutai e Vigiai

Nas edições anteriores, testemunhamos as origens do Projeto: Renascimento, cujo objetivo era criar o super-soldado norte-americano que ajudaria a decidir a Segunda Guerra Mundial, assim como a fuga do prisioneiro de guerra utilizado como cobaia do projeto Nicholas Fury, após adquirir habilidades sobre-humanas provenientes dos testes. No Canadá, o companheiro de Fury no saque que os condenou, James Howllet, também terminou como cobaia do governo. Aqui, os cientistas do Arma X alteraram seu DNA a ponto de criar um novo genoma, o mutante. Assim, ele se tornou o primeiro Homo superior. Também vimos o jovem filho dos idealizadores de tal projeto, Erik Lensherr, libertar Howllet, anos depois, e forjar uma forte amizade com o idealista mutante Charles Xavier, junto de quem construiu um santuário para educação de mutantes na Terra Selvagem. Sem dúvida, momentos de importância ímpar para o mundo. Nos pontos mais críticos, um estranho obelisco dotado de um olho vermelho surgia, e sua origem ou função permaneceram misteriosas para os poucos que o notaram.

Ultimate Origins capa

E é com esta questão que o Quarteto Fantástico lida hoje. Um dos referidos artefatos foi apreendido pelo governo durante a Segunda Guerra e, permanecendo incompreendido, se encontra no limbo da SHIELD, conhecido como Projeto Pégaso. Hoje, ele se ativou, e o grupo de Reed Richards foi convocado pela diretora interina Carol Danvers para tentar entender o monólito. Logo que a investigação começou, vários obeliscos similares surgiram em volta do mundo, em locais de circulação super-humana, como o Triskelion, a Mansão dos Supremos e similares. Agora, em Marvel Millennium 94 e 95, chega a hora de Brian Michael Bendis revelar a natureza dos obeliscos, junto dos segredos finais do passado do Ultiverso, na conclusão da minissérie, que ele divide com a arte do excelente Butch Guice.

A quarta parte da história começa em um quarto de hospital no Kwuait, onde, anos atrás, Thaddeus Ross, recém-promovido a general, conta a Nick Fury como ele chegou ali, carregado pelo homem conhecido como Arma X, ou Wolverine, através do deserto. Se fosse do feitio de Ross, ele confessa que pararia para pensar em coisas como a natureza do homem e da guerra diante da situação, quando um animal nojento programado para matar se dedica tanto a salvar a vida de alguém. Mas de certo não é de seu feitio. Outra ironia é o fato de Fury ser hoje um herói de guerra, quando detinha uma ficha suja na 2ª Guerra Mundial. Ross não se espanta com o fato dele ter uma aparência mais jovem, depois de vê-lo se recuperar tão rapidamente dos ferimentos mortais com que chegou ali. Em um dia, sua saúde já está perfeita. Com exceção do olho perdido, é claro.

Fury possui uma ficha ultra-secreta que narra, entre outras coisas, sua morte. Existem rumores varridos para debaixo do tapete sobre um homem que escapou do Projeto: Renascimento. O general pergunta a Nick se ele seria este homem e, se sim, por que não mudar de nome e sair de cena? Talvez seu objetivo tenha sido mesmo ser encontrado, mas ainda assim, por que voltar à ativa, podendo fazer qualquer outra coisa?

Nick Fury confirma. Ele foi feito de cobaia, usado por quem não se importaria caso ele morresse. Mas é aí que está: ele sobreviveu. No começou, culpou todos pelo que passou, mas depois de um tempo no mundo, percebeu que o verdadeiro culpado era ele mesmo. Foi ele quem cometeu o erro que o levou àquela situação. Jurou servir o país e ferrou tudo. Então, resolveu encarar a situação como um verdadeiro renascimento, uma segunda chance de agir corretamente. O general Ross conta que o atual presidente quer reativar o programa do supersoldado, por acreditar que a próxima guerra será genética, contra os mutantes, e Fury tem tudo para se tornar o brinquedo favorito do chefe. Ele concorda sobre a guerra genética, mas afirma que o Capitão América morreu na guerra, e ele não poderia substituí-lo. Não se trata do forte racismo de outrora ou de modéstia, ele simplesmente não é o tipo de homem certo para representar os ideais que são o significado do Sentinela da Liberdade; ele é o cara que fugiu. Ross finaliza dizendo que ele será convocado e precisa decidir: vai fugir de novo ou oferecer algo para a nação?

Ultimate Origins 1

Um ano depois, em Nova Jersey, Nick Fury explica que o presidente quer um novo supersoldado. E depois, mais uns mil. Seu objetivo é tornar isso possível e, por isso, reuniu ele mesmo aqueles que considera os maiores gênios da atualidade para trabalharem no projeto. Eles são os homens para quem ele explica tudo isso: Franklin Storm, Richard Parker, Bruce Banner e o jovem Hank Pym, que rende uma cena divertida sendo confundido com um estagiário e afirmando sua genialidade. Fury conta que os arquivos do projeto original foram destruídos, mas eles têm algo em que se basear: uma amostra de sangue, que não é do Capitão América e que, embora ele não toque no assunto, fica claro que pertence ao próprio Nick. Ele também proíbe veementemente o uso de cobaias humanas, a qualquer altura, afirmando que cada problema virá a seu tempo.

Ultimate Origins2

No presente, o impasse continua, mas Reed conclui que, de fato, o obelisco os está observando e talvez tentando se comunicar.

Voltamos quinze anos no tempo e acompanhamos um relatório sobre o Projeto: Renascimento Dois que Nick Fury presta a seu presidente. Ele conta que os cientistas estão indo no caminho certo e, apesar de ir devagar, o programa está avançando. Ter o Dr. Storm realocado para o Edifício Baxter não ajudou muito, mas agora que Parker voltou da licença que tirara após o nascimento do filho, Fury crê que um substituto para Storm não se faz necessário.

No laboratório, Banner conta aos colegas que acredita ter conseguido. Parker se mantém incrédulo e sugere que ele mostre os resultados para Fury, mas Bruce se recusa, dizendo que os militares podem repassar a descoberta a outra equipe, não lhes dando nem mesmo o crédito. Mais tarde, enquanto Richard se encaminha para casa, Pym pergunta a Banner quão certo ele está sobre o progresso, e ele afirma ter toda a certeza. Assim, Hank se oferece como cobaia. Banner recusa e, após pensar um pouco, decide aplicar o soro em si mesmo e pede a supervisão de Pym. Enquanto, no interior do complexo, os dois cientistas realizam o teste, Parker encontra sua esposa e filho Peter do lado de fora, que foram ali lhe fazer uma surpresa. A conversa do casal é interrompida pelo som de uma explosão e logo, pelo pânico de Pym ao fugir do prédio, sem nem sequer conseguir explicar o que está havendo. Richard entra para investigar e, sem demora, o prédio inteiro é destruído, para o azar da sra. Parker. Dos escombros, emerge aquele que conhecemos como o Hulk.
Ultimate Origins 3

Ao dar de cara com o bebê Peter, o gigante para por alguns momentos, olha em volta e se transforma novamente em um chocado Bruce Banner. Nick Fury chega nocauteando o cientista, irado com o ocorrido. O único presente que saiu intacto do incidente foi o jovem Peter Parker. Fury o segura e jura que não era para as coisas acontecerem desse jeito. A boa notícia é que, por ser tão novo, ele nunca se lembrará de nada disso. Pessoalmente, como fã desta versão do Homem-Aranha e de sua revista mensal, gostei muito da cena, mostrando o início da conturbada relação entre Peter e Fury, que já rendeu muita coisa boa na série do aracnídeo.

Ultimate Origins 4

De volta ao dia de hoje, Reed Richards contata Tony Stark em busca de colaboração científica, mas o Homem de Ferro revela que não descobriu nada sobre o obelisco que ele já não tenha notado. Enquanto falam, Sue começa a olhar fixamente para o artefato e interrompe Reed dizendo a frase “Ele nos vigia”. Com os olhos brilhando em vermelho da mesma forma que o do monólito, ela explica que aquele é um Vigia, parte de uma cultura que está ali para observar e registrar eventos significativos que moldam sua civilização. Manifestou-se agora para testemunhar o evento mais importante desta geração, que define como uma devastação iminente.

Ultimate Origins 5

A parte final da série começa aqui, com Susan Storm explicando que o Vigia quer falar através dela e, mesmo sob a desconfiança de todos os presentes, ela acredita estar segura e aceita servir de veículo. A entidade começa se identificando como Uatu, um Vigia. Os humanos são observados há vários anos, e sempre que os Vigias se revelam a eles, são incompreendidos e até destruídos. Mas eles entendem o conceito de medo e não se ofendem. Uatu afirma que este local representa tudo que observam e que chegou a hora dos humanos redescobrirem sua história. Trata-se da devastação. Os vigias não sabem sob que forma ela virá, mas observaram momentos críticos de sua história recente cujos verdadeiros significados estão prestes a convergir: os nascimentos de heróis e de uma nova espécie, avanço científico, suas guerras, paixões e todo tipo de conflito e impasse. Tais eventos já foram observados por eles em incontáveis planetas similares e é assim que sabem que a devastação ali é iminente.

Ultimate Origins6

Reed questiona o que Uatu fará com esta informação, e a entidade responde que seu povo escolherá um arauto para ajudá-los com sua nova ordem mundial, alguém capaz de reunir o poder necessário para tal função, e farão isso agora.

Temos mais um flashback, onde Nick Fury comanda uma invasão à base do Arma X, que define como um campo de treinamento de assassinos e central de tudo que é ilegal no Canadá. Seu grupo adentra o local e se depara com um laboratório, cheio de cientistas e criaturas inumanas. Fury se espanta, e logo dá voz de prisão aos doutores. O diretor Malcolm Colcord afirma que a situação logo se inverterá, devido ao seu grande prestígio. Afinal, como repete orgulhosamente, sua equipe criou uma nova espécie.

Nick não entende do que ele está falando, e Colcord explica que eles criaram ali uma nova espécie de humanos, os mutantes. Quando a comunidade científica vir o que eles fizeram e o que estão prestes a descobrir, será certamente protegido por qualquer governo. Fury para por um momento, olha em volta e põe uma bala na testa do cientista. Ele ordena que sua equipe queime tudo e todos, afirmando que, se o mundo descobrir o que houve ali, se descobrir que os homens criaram os mutantes, a Terra inteira vai explodir.

Nick Fury ainda aborda um jovem que passava por testes no momento da invasão, chamado T’challa Udaku. Se identificando com a vítima e provavelmente notando que ainda havia chance para ele, ao contrário da maioria das aberrações ali, Fury o salva, levando-o junto de sua equipe enquanto o complexo arde em chamas.

Ultimate Origins 7

Em algum ponto no tempo, na Terra Selvagem, a fuga de Charles Xavier é interrompida quando ele é empalado por uma lança metálica. Telepaticamente, Magneto diz que o ama. Ele é seu amigo e irmão, o maior mutante que já conheceu. Sem seus pensamentos, nada do que construiu seria possível. Mas ele precisa entender que estão em guerra com os humanos. Erik também não gosta disso, mas eles foram colocados nela no dia em que nasceram. Sendo assim, ou eles lutam por liberdade ou se deixam escravizar, torturar e assassinar.

Ultimate Origins 8

Com Xavier caído imóvel na floresta, seu velho amigo continua o discurso telepático. Charles acredita que a solução para o problema é a educação, mas ele não utilizou dela para lhe desafiar ou confrontar. Lensherr estava disposto a esperar até o professor entender sua vivência entre ódio e preconceito e que cada um tem seu ponto de vista. Mas o que conseguiu do amigo foi hipocrisia, quando este tentou invadir sua mente, atacando-o em seu próprio lar. O que ele faria depois? Se levasse os humanos até ali, sua Irmandade os mataria e mais uma semente de ódio estaria plantada. Com as emoções a flor da pele, Erik diz que, quer Charles perceba ou não, é ele quem está certo, pois humanos e mutantes não podem conviver em paz. Deus escolheu os mutantes como espécie dominante do planeta, e quem é Xavier para desafiar a vontade Dele? Magneto foi criado pelo Senhor, e fará Sua vontade, custe o que custar.

Ultimate Origins 9

Voltamos ao presente, onde o Vigia comunica que o arauto foi escolhido e, sem dizer mais nada, libera Sue de seu domínio. A capitã Danvers recebe a informação de que todos os vigias no mundo desapareceram, e o grupo percebe que seu obelisco também já não se encontra mais ali. A única coisa deixada por Uatu é a dúvida: quem é o arauto?

Em algum lugar do Meio-Oeste dos EUA, a mãe de um jovem chamado Rick Jones chama seu filho para o jantar e não o encontra em seu quarto. Sua filha diz que o irmão está no quintal e, depois de olhar pela janela, as duas correm ao encontro dele, ao perceberem que algo está definitivamente fora do comum. Neste caso, faço como o autor da história e não digo mais nada, lhes deixando com a imagem:

Ultimate Origins10

Sem mais nenhuma palavra, a minissérie se encerra, deixando o terreno preparado para o temido evento que pode acabar com o universo Millennium, o Ultimatum. Depois da grande qualidade desta história, eu estaria animado para a saga, se conseguisse confiar no Jeph Loeb de hoje, encarregado dos roteiros da mesma. Aproveitemos o momento, pois o fim pode estar próximo.


Léo

comments powered by Disqus