quarta-feira, 3 de junho de 2015

Homem-Aranha Superior: Um último ato de heroísmo



E no mês passado, saiu nas bancas a edição 18 de Homem-Aranha Superior, aquela que talvez marque como sendo o último grande ato de Otto Octavius vivendo sua nova vida como o herói aracnídeo. Com o caos que a cidade de Nova York se tornou com a invasão dos Duendes, o Homem-Aranha se vê pressionado a agir por impulso a partir de agora, algo que foge completamente do estilo planejador do outrora Doutor Octopus. Então, para vencer, talvez ele simplesmente tenha que desistir.

Mas antes de chegar a esse ponto dramático da vida do nosso herói, há duas outras histórias a serem contadas de outros personagens ligados a trama e que foram protagonista da segunda edição anual da fase Superior. Como bem sabemos, Phil Urich se tornou o Cavaleiro Duende e esta na posição de um dos braços direitos de Norman Osborn, seu autoproclamado rei. Mas será que ainda há um resto de sanidade no garoto? Seu tio Ben, famoso jornalista do Clarim, vai fazer de tudo para descobrir e tentar salvá-lo daquela loucura.

Para tal, Ben vai até as indústrias Parker procurar ajuda de Peter. No lugar, ele encontra Sajani, que lhe dá uma fórmula ainda a ser testada que pode servir de antídoto ao soro do Duende. Com isso, Urich monta uma armadilha para atrair o sobrinho, mas mal imaginava que colocaria naquela noite a vida do seu amigo editor Robertson em jogo. Foi necessário uma intervenção imediata do Homem-Aranha Superior para ninguém sair mais ferido dali. Mas a pior noticia Ben teve ao perceber que o sobrinho não estava dominado pela loucura do Duende. Ele realmente desejava e curtia aquela sensação psicótica que o dominava.


Outra personagem que foi focada nessa anual foi a Aparição, o alterego heroíco da Capitã Watanabe. Depois de ser detida pela Monstra e o Homem-Aranha Superior, ela desperta nas Indústrias Parker sem ter muita ideia do que realmente estava acontecendo. Ela acaba confrontando de novo a Monstra, achando que ela estava invisível. Sajani acabou explicando que as lentes que ela usava (que também vinham da mesma tecnologia do Homem-Aranha Superior) estavam corrompida e camuflando todos os Duendes na cidade. Durante a briga das duas, Sajani aplica o antídoto na vilã e finalmente Watanabe percebe que estava combatendo sua amiga, Carlie Cooper. Agora que sabe quem é o verdadeiro inimigo desta história, a Aparição sai dali em busca de vingança.

E então, voltamos aonde paramos na história anterior. Com o Homem-Aranha Superior e o Homem-Aranha 2099 presos pelos caça-aranhas que foram corrompidos e dominados pelo Duende Rei. Com o conhecimento da tecnologia que o Mike O`Mara (que você conhece como Miguel O’Hara) tinha e uma ajudinha do Aranha Superior, não seria difícil lidar com aquele exercito de robôs. Mas assim que soube que sua amada Anna Maria estava em perigo, Octavius se desvencilhou da ameaça e deixou o outro Aranha do futuro sozinho e a mercê do vilão.

No decorrer da história, Norman foi testando os limites do heroísmo de Octavius. Nos túneis abandonados do metro, havia uma refém. Ao se aproximar, Otto percebeu que não era Anna Maria, mas sim a criança Amy Chen (que Otto salvou em Homem-Aranha Superior #5). Por um instante, Octavius pensou em não se arriscar a resgatá-la já que seu principal objetivo era salvar Ana Maria o quanto antes. Foi preciso a consciência do Peter Parker que estava escondida em sua mente se sobressair e por instinto salvar Amy.

A consciência de Parker estava viva e bem e ela não era mais segredo para Otto. Mas aquela ação repentina e tempestuosa de Peter fez com que Otto percebesse a grande diferença entre os dois. De volta as Indústrias Parker, ele colocou o capacete que acessava a sua mente e começou a apagar do corpo de Parker toda sua existência dali. Reconhecendo que no fim, o verdadeiro Peter era Superior, ele decidiu abandonar aquele mundo em prol da chance de Parker conseguir derrotar o Duende e salvar o amor de sua vida, Anna Maria.

Sim, Peter Parker está de volta.



Mas a fase do Homem-Aranha Superior ainda não acabou de fato. Temos a conclusão dessa história neste mês de Junho, mas desta vez com o Peter único e original. É uma fase que muita gente teve birra - principalmente quem não leu - e que acaba redonda, praticamente mais de 30 edições depois. Para quem tinha um certo problema com as ideias de Dan Slott como eu, toda essa fase do Superior veio para calar a boca e mostrar que um conceito que nos parece averso pode muito bem gerar uma excelente historia. Ao menos, a melhor história de Octavius que já li até hoje.

Nessa edição, também temos uma curta historinha da edição 700.4 com uma criança que sofre bullying na escola e recorre ao Homem-Aranha para se livrar disso. Ao invés de fazer exatamente o que o menino quer, o Homem-Aranha mostra ao garoto que ele mesmo pode resolver essas questões.

Coveiro

comments powered by Disqus