quarta-feira, 15 de julho de 2015

Resenha616: Homem-Formiga



Pois é meus amigos e amigas, a Marvel conseguiu de novo. Aquele feito fantástico que ela realizou em 2014, quando levou um grupo de personagens "desconhecidos" para as telonas, ela repetiu com o Homem-Formiga.

Antes de falar qualquer coisa sobre o filme, preciso estabelecer que a sua relação com os Guardiões da Galáxia está apenas no fato de serem personagens de pouca expressão fora (e até dentro) dos quadrinhos. Pois as dinâmicas e construções de ambos filmes são completamente opostas.

Se Guardiões da Galáxia se destacou por estar completamente avesso ao restante do Universo Marvel, contando apenas com uma curta participação do Thanos, o mesmo não pode ser dito do Homem-Formiga. O personagem está no centro de tudo o que está acontecendo no Universo Cinematográfico da empresa.

O filme, como não poderia deixar de ser, possui uma história de origem. Somos introduzidos a Hank Pym e Scott Lang. Pouco a pouco as suas contextualizações vão sendo esclarecidas e seus coadjuvantes (E QUE COADJUVANTES) são introduzidos.


O fato de ser uma produção de super-herói, não "tranca" o longa naquela velha e manjada fórmula dos supers. O filme é construído completamente como uma trama de assalto e é a partir disso que a narrativa se desenvolve. E aqui destaco o mérito da originalidade do filme e dos efeitos especiais. Não há do que se reclamar de Homem-Formiga neste aspecto.

Os dois atores principais, Paul Rudd e Michael Douglas ficaram ótimos nos seus personagens. O filme não chega nem dar a oportunidade do fã mais xiita se incomodar pelo Pym ser um cara mais velho, pois ele está muito bem caracterizado. Se algum elemento acabou ficando deslocado foi a Evangeline Lilly, a personagem acabou se resumindo a um par romântico, mas quem sabe em uma continuação ela não pode ser melhor desenvolvida?


Em termos de caracterização dos personagens, o roteiro é muito competente. Tanto o Lang quanto o Pym foram muito bem escritos. Todas as suas "manias" originais dos quadrinhos foram muito bem adaptadas para o cinema. Não entrarei em detalhes para evitar spoilers, mas quem conhece os personagens deve saber do que estou falando.

Talvez a parte mais "descaracterizada" dessa produção seja o vilão Darren Cross. Nos quadrinhos ele não tem tantas conexões com o Pym e nem veste o uniforme do Jaqueta Amarela. Seu personagem no filme não oferece nenhum drama a mais para a história, ele passa a ser quase como um coadjuvante durante as 2h de filme. Isso não chega a ser um demérito, pois o foco da produção claramente não está nele. E vamos combinar, Darren Cross nos quadrinhos é um "ninguém", qualquer mudança nele é positiva.


Mas voltando a falar de coisa boa, quem praticamente rouba as cenas no filme são os coadjuvantes. Destaque para Michael Peña, que interpretando um personagem inexistente nas HQs, conseguiu o seu lugar ao sol. Cassie Lang, a jovem filha do Scott, também tem os seus momentos. E preciso mencionar o Anthony (você só saberá quem ele é, quando assistir ao filme).

Em termos de conexão com o universo Marvel, este talvez seja o longa com mais referências. Aparecem personagens coadjuvantes de quase todos filmes anteriores do estúdio. Tem inclusive uma pessoa de uma série de TV e menções a heróis que ainda estarão para receber uma película, fora as aparições de outros super-heróis (e as participações não são pequenas).


Bom, e resumindo tudo? Homem-Formiga é, na minha opinião, o filme mais engraçado que a Marvel já fez e aquele com mais referências (Capitão América pira). A melhor produção? Deixo para vocês julgarem quando assistirem.

Comentei brevemente o filme junto com o pessoal do Canal Side Quest, logo após a cabine de imprensa. Se gostou do vídeo, segue o canal deles lá :D



Antes de finalizar, gostaria de destacar que existem duas cenas pós-crédito. A primeira, imediatamente após os créditos iniciais, e que lança o plot para uma sequência. E depois de todos os créditos, bem lá no final, temos ainda algo mais emblemático. Não vai me sair do cinema sem conferir essas duas cenas, né?

Homem-Formiga estreia nos cinemas brasileiros no dia 16 de julho.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus