sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Demolidor: Memórias Perdidas



E mais um encadernado do nosso causídico favorito! E, como sempre, um encadernado cheio de qualidade. Seguindo com a continuação do elogiado run escrito por Mark Waid e magistralmente desenhado por Chris Samne e Javier Rodriguez, temos a revelação de como foi forjada a morte de Foggy Nelson, além do Tie In da saga "Pecado Original". E para completar o encadernado, algumas histórias esparsas do Atrevido, incluindo a de comemoração dos 50 anos do personagem.

Na primeira história, publicada em Daredevil 5, passada antes da mudança do herói para São Francisco. Matt tenta ajudar Foggy a combater o câncer com todos os recursos possível. Entre esses recursos, está Hank Pym, que está tentando evitar que o câncer se espalhe. Matt tenta convencer Nelson que, para um tratamento mais tranquilo, o melhor a ser feito é que Foggy se finja de morto. Foggy não acha a ideia muito boa.

Enquanto discutem, um dos inimigos do Demolidor, o Sapo, agora portador de uma super armadura, ataca a dupla. O Matt consegue rapidamente derrotar o vilão e, aproveitando um brecha, faz com que Foggy entre na armadura do vilão, sob o argumento de ele seria o único que poderia salvar as pessoas presentes, já que, com a retirada do Sapo do comando da armadura, um sistema de autodestruição. Foggy entra na armadura, leva-a para longe e, como esperado, a armadura explode. Todos ao redor começam a fazer perguntas para o Demolidor, que simplesmente foge sem responder aos questionamentos.

Mais tarde, descobrimos que tudo não passou de um plano do Diabo da Guarda: Foggy foi salvo na explosão por Hank Pym e, além de ter sido forjada sua morte, Foggy morreu como um grande herói.



A história seguinte, publicada nas revistas Daredevil 6 e 7, refere-se ao tie in  de Pecado Original. Nela, após a batalha em Nova Iorque com Orbe (para mais detalhes, acompanhe os resumos da saga no site), Matt começa ter lembranças da época em que era apenas um bebê. E as lembranças traçam uma imagem bem diferente do que ele tem do pai, Jack Murdock. Aparentemente, Jack agredia a mãe de Matt, daí a razão para o abandono. Matt, que sempre teve uma imagem de Jack era o maior exemplo de sua vida, entra em parafuso. E só há um jeito de resolver isso: Questionar sua mãe, a Irmã Maggie, e descobrir a verdade.

Só que Maggie simplesmente foi presa. E o que é pior, ninguém sabe direito a razão. Matt apela para todas instâncias possíveis para tentar falar com mãe, mas nem a pobre mulher sabe o que está acontecendo. Ela relata que, juntamente com outras freiras, realizaram atos de desobediência civil em um local que, aparentemente, era uma base secreta do governo.  Presas, foram levadas a um tribunal militar, o qual prolatou a determinação de extradição para Wakanda. E nesse momento, a conversa entre os dois se encerra.

Matt usa todos os meios possíveis para tentar entender o caso. O pior pesadelo de um advogado é ficar preso em um processo kafkaniano. E Murdock vivia intensamente esse pesadelo. E o pior, não havia ninguém na base militar alvo dos atos freiras. A base simplesmente sumiu. E infelizmente, o Pantera Negra não era uma opção viável para ajudá-lo (para mais detalhes, veja nossos resumos de Novos Vingadores aqui no site). Assim, Matt resolveu seguir o conselho de Clint Barton: Ir até a embaixada de Wakanda em Nova Iorque.



Matt invade a embaixada e aguarda. A espera tem resultado, Matt capta conversa entre um general americano, Eaglemore, e um adido militar de Wakanda, N'Banta. A base militar era um laboratório de pesquisas para armas longe da fiscalização da ONU, uma parceria entre N'Banta e Eaglemore. Matt se intromete na reunião, com o fim de obter provas que possam libertar sua mãe. O Atrevido é subjugado e acaba descobrindo que sua mãe e suas amigas já foram para Wakanda. Só resta, assim, invadir a nação mais desenvolvida da Terra para resgatar sua mãe.

Matt consegue ajuda de Maria Hill para seu intento. Murdock também traz junto um caixote, cujo conteúdo não é revelado a Hill. Ambos, Matt e o caixote, são jogados do jato da Shield em Wakanda. Rapidamente, Matt é emboscado por um grupo de soldados. Apesar dos esforços, Matt é capturado. E levado diretamente à Rainha Shuri. Mas ser capturado era o plano do Demolidor. E se inicia uma feroz luta contra Shuri, a Pantera Negra. Matt, sabendo que não ia conseguir resolver o negócio na base da pancada, começa a usar seus talentos de advogado.

E começa a revelar seu plano: Sabendo que ia ser muito difícil expor a conspiração do General Eaglemore, Matt o trouxe para Wakanda (sim, o conteúdo do caixote), deixando um rastro que acabaria levando seus investigadores a Wakanda, Matt sabe que Eaglemore seria "sacrificado" para evitar um crise diplomática, mas o plano não seria tão facilmente executado com a presenças das presas políticas. Shuri, apos ouvir a argumentação, cede e determina a liberação das freiras. Mas quase que Murdock fica no lugar delas. Mas, graças a uma intervenção, seja das freiras ou de outras personalidades, Matt sai livre com a mãe e suas amigas.



E então, Matt faz a pergunta de um milhão de dólares: "Por que você foi embora?". Maggie passa a desabafar. Atormentada por uma depressão pós-parto, Maggie se sentia cada vez mais paranoica em relação a Jack e Matt. Estava tão atormentada pela doença que quase atacou o próprio filho. E então, naquele momento, ao perceber que estava se tornando um perigo para família, Maggie sumiu. E Maggie faz questão de frisar que Jack foi um marido exemplar todo esse tempo. Maggie conta que encontrou na religião e na luta pelos direito civis, aliados um tratamento médico, a cura para depressão. Enfim, Matt e sua mãe se reconciliam com passado.

Mas o encadernado não se encerra nessa excelente história escrita por Waid. A Panini incluiu uma história publicada na revista Daredevil - Dark Nights 4-5. A história se passa antes da mudança de Matt para São Francisco, na qual Murdock tenta auxiliar um bandido pé-rapado acusado de matar uma funcionária pública municipal. A despeito das provas, Matt tem plena certeza da inocência da pessoa, apesar das provas. Só que a principal arma é roubada por um bandido chamado Pulgão, de apenas 35 centímetros. A partir daí, começa um perseguição ao pequeno meliante por toda Nova Iorque, está lidando com um briga entre um monstro e os Vingadores. Destaque essa história é escrita e desenhada por David Lapham.

Por fim, há ainda mais uma revista incluída no encadernado: A Daredevil 1.50, lançada por ocasião da comemoração dos 50 anos do personagem. Basicamente, são duas histórias. A primeira, Matt agora é um cinquentão com um filho de 9 anos, aposentado de suas aventuras como Demolidor. Mas o Diabo da Guarda vai ter que retornar à ativa para deter um plano que afetou a visão de 65% da população mundial, conduzido por Jubula Pride, filha do Coruja. Na outra história, temos um depoimento de Mike Murdock, o "irmão gêmeo" de Matt (não sabe quem é Mike Murdock? Ouça nosso podcast de cinquenta anos do Demolidor para descobrir) sobre o trio Foggy, Matt e Karen. Nessa história, a condução fica por conta de Karl e Kurt Kesel.

Ainda que haja uma quebra de continuidade do run do Waid, com a inclusão de outras histórias que não possuem muita relação com o atual momento do personagem, a qualidade em si do produto continua excelente. Mesmo as histórias do Waid terem perdido um pouco do ritmo se comparada com as da edição anterior, o material entregue é acima da média. O tie in de Pecado Original, explorando um pouco do abandono da mãe de Matt, foi muito bem executado. E a escolha da capa do encadernado pela Panini também foi excelente.



Após a reconciliação com a mãe, o que Mark Waid e sua trupe nos reservam? Só aguardando o próximo encadernado para a gente saber.  

Rafael Felga

comments powered by Disqus