segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pecado Original: Aquele que tomará seu lugar



E na quarta edição de Pecado Original, finalmente será revelado o maior de todos os segredos dessa história. Numa história que começou com um assassinato de uma entidade cósmica, os heróis da Marvel se virão em uma trama muito maior envolvendo planos secretos de um Nick Fury muito diferente daquele que eles imaginavam conhecer. E este velho coronel fará de tudo pra proteger sua missão de décadas.

Fury é conhecido por ser um cara preparado. Portanto, não é de estranhar que ele tenha a arma certa para fazer o Hulk ser arremessado até a Lua ou resistir ao poderoso Mjolnir do Deus do Trovão. Mas enquanto os Vingadores tentavam deter o velho Nick no espaço, os demais heróis que foram escalados por ele para diferentes missões tiveram que lidar com um Orbe turbinado pelos poderes do Vigia.


Em meio a isso, somos tomados por flashbacks de alguns dias atrás. Na lua, vemos o trio formado pelo Orbe, Doutor Midas e sua filha Oubliette tentando invadir e roubar o cofre de Uatu. Acabaram sendo pegos em flagrante na hora do furto e encararam de frente o Vigia. Orbe parecia ter um certo poder e conhecimento sobre Uatu e vendo que ele estava com medo, disparou sua arma bem na cara do alien. E foi assim que ele arrancou e levou um de seus olhos.

De volta ao presente, a coisa anda bem feia para os heróis. Agora que tinha certo controle sobre os olhos do Vigia, o velho Fury podia revelar mais segredos escondidos dos personagens e um deles fez o martelo do Thor cair de suas mãos em combate. Se livrando dos outros heróis, o velho Nick foi direto para a Lua onde encontraria mais uma vez o Orbe e os recém chegados Doutor Midas e Oubliette. E tudo isso passava agora a ser assistido por sete outros Vigias que acabaram de chegar ao nosso setor.


Mais uma vez, os flashbacks nos revelam que Nick Fury quando voltou para a Lua após uma de suas missões encontrou o Vigia ferido. Todavia, mais preocupado em saber quem o atacou e saqueou seu estoque do que ajudá-lo, Fury vai perdendo a paciência com o enigmático Uatu. Dado momento, o Vigia revela que viu todos as mortes secretas do coronel, todo o genocídio que ele cometeu pra proteger a Terra. A tensão só aumenta e o Vigia parece já saber o que esta por vir. Ele já estava preparado.

No presente, o velho Fury confronta o Doutor Midas e sua legião de acéfalos que tentavam roubar o corpo do Vigia e quem sabe conseguir ainda mais poder do que aquele acumulado nos olhos. Nick despedaça uma das mãos do Midas com um tiro e facilmente dá conta dos monstros. Oubliette acaba fugindo dali e leva consigo uma das mãos de seu pai. Nick só não estava preparado pra chegada do Orbe, agora mais poderoso como nunca, e prestes para revelar o último segredo do Vigia.


Sim, Nicholas Fury matou o Vigia. E aparentemente aquele era um desejo de Uatu, que forçou seu assassinato quando a pistola do general estava mirando sua testa. Ele já tinha visto demais e queria um outro para tomar o lugar.

Uma vez as revelações feitas, Orbe estava agora de novo de posse dos dois olhos e sentia-se o sucessor imediato de Uatu. Todavia, inesperadamente um dos olhos o atacou e tentou asfixiá-lo com o nervo ótico. Depois, o olho tentava se vincular a ele e tamanho poder parecia estar matando o vilão.  Nesse meio tempo, depois dos heróis finalmente chegaram para ajudar Nick a se proteger do ataque dos acéfalos, o velho coronel foi atrás do Doutor Midas para impedí-lo de vez. No meio da batalha, Nick usou o próprio olho de Uatu para lançar uma carga extrema de poder sobre o inimigo e assim o explodiu, levando consigo toda a morada de Uatu junto.


Para os heróis, não teria como ninguém mais sobreviver aquilo ali. Estranho, Pantera Negra e os demais preferiram omitir parte da grande história secreta de Nick Fury para o Capitão América. Era melhor preservar a imagem do velho amigo Fury do que manchá-la com a do louco dos últimos dias. O Soldado Invernal acabou tomando o lugar de Nick como protetor da Terra. Orbe agora tem um dos olhos do Vigia preso ao seu peito e um desejo enorme de observar coisas na Terra. Oubliette, ainda de posse da mão do pai, pretende recriar o império Midas sob seu comando.


Por fim, descobrimos que o velho Nick Fury está vivo, literalmente acorrentado a Lua, afim de seguir os passos do Uatu como o observador desconhecido do nosso canto da galáxia. Ele será o Não-Visto.

Encerra-se por aqui a minissérie principal do Pecado Original, que conta com mais uma das tramas absurdas, porém divertidas de Jason Aaron. Há quem não curta seus desdobramentos, principalmente pelo jeito fácil de se livrar do velho Nick Fury e colocar resoluções fáceis a trama. Eu, por outro lado, até que gostei deste paralelo entre ter um "Vigia Ativo" que protegia a Terra sem sabermos e que agora foi castigado com amarras nos pés para não mais interferir. Para todo o resto do mundo, além de nós, leitores, Fury está morto e é apenas um fantasma que assiste os pecados do mundo que ele jurou proteger um dia.


A arte é mais uma vez o ponto mais forte da série. Com Deodato dando um estilo mais peculiar aos personagens, que ganharam contornos brancos pra contrastar com a escuridão do espaço e negritude da trama, Pecado Original tem um tom certo para novela espacial. Muitas imagens dali, estão prontas para virar poster.

Coveiro

comments powered by Disqus