quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Capitã Marvel contra Spartax


A revista Capitã Marvel voltou a entrar no mix de revistas mensais e seu novo lugar é agora em Universo Marvel. Como vimos já nas páginas de Guardiões da Galáxia e na resenha anterior, Carol Danvers tomou ares mais cósmicos. Com isso seguiu em missão diplomática para ajudar alguns povos que ficaram sem casa desde a invasão dos Construtores em Infinito e isso pode colocar a heroína contra o Império de Spartax.

A situação é delicada para Danvers. Ninguém poderia acusar os Spartoi de estarem agindo errado, afinal eles tinham antes cedido aquele planeta, Torfa, um astro da periferia de seu império para os refugiados. Agora, os Nowlanianos estavam ficando doente ali e J'son, Imperador de Spartax, exigia a retirada de todos ali garantido apoio de sua esquadra para os refugiados em outro planeta. Os problemas, no entanto, complicavam - nem todos poderiam ser retirados dali, os doentes deveriam ficar já que não havia nave para todos. Fora isso, nem todos os refugiados queriam mais deixar outra vez um lar.

Eleanides, matriarca daquele povo, levou Carol para falar no conselho, mas em vão Sendo os Nowlanianos formados por diferentes raças - Argens , Sentimaultas, e outros - que quase nunca entravam em acordo, era díficil convencê-los. Fora tudo isso, a frota de naves de Torfa estava em pandarecos e sequer tinham naves suficiente para se defender dos ataques frequentes dos piratas Haffensye.

Vendo a desgraça que estava aquele povo e sendo impossível fazer com que entrassem em acordo, Danvers tentou uma estratégia diferente. A proposta seria ir com alguns locais que se tornaram seus amigos para outro planeta adquirir peças para consertar o máximo possível de naves. Só assim teriam uma chance de pelo menos evacuar todos do planeta sem exceção e ainda ter naves de defesa.  Ao lado de Gil, Jackie, Abelha e Tic, cada um representando um membro daquele povo, Capitã Marvel foi até Ursor 2.


Nesse meio tempo, vemos que J'Son e a Matriarca Eleanides tem uma última conversa bem áspera. Sem ter ainda conseguido convencer seu povo a deixar Torfa, a nowlaniana não agrada o Imperador de Spartax. J'son passa a ser radical e declara três dias para a evacuação ou ele irá comandar um ataque sobre o planeta. Isso deixa Eleanides confusa e apavorada.

Depois de Ursor 2, Capitã Marvel e seus novos amigos aliens conseguem roubar algumas das peças que foram vendidas ilegalmente pelos Haffensye. Tiveram que deixar o planeta sendo caçados pelos contrabandistas e também a guarda real dos spartoi. O próximo ponto de parada é no Posto Avançado Maniaciano e foi lá que as primeiras páginas deste arco começaram. Para quem não lembra daquelas primeiras páginas, vale lembrar que Tic encontrou um nowlaniano traficando algo naquele planeta, um objeto que somente agora a Capitã Marvel reconhece como sendo algo similar a Vibranium.


Tic acabou sendo levada pelos Haffensye e lá junto com os outros presos ela descobre que o interesse de J'son no planeta ia muito além de se livrar dos enfermos de uma doença desconhecida.O Imperador de Spatax também acabou sabendo que seus planos foram descobertos pela Capitã Marvel e assim decidiu adiantar o ataque sobre Torfa imediatamente.

Danvers retorna para Torfa com Gil, Abelha e Jackie e se esforça para se explicar para a Matriarca. Com muita relutância, Eleanides houve todos e Carol explica sobre o Vibranium e como a doença pode estar sendo causada por envenenamento do metal sem eles saberem. A situação se complica quando as forças dos Spartoi chegam em Torfa e há resistência de todos os lados e a Capitã Marvel está decidida a sozinha impedir o avanço da frota espacial de J'son.

Enquanto isso, Abelha descobre que os Seminaultas estão escavando um mina de vibranium ali e estavam juntos com J'son nessa trama. Eleanides tinha mais que provas suficientes para acusar o Imperador de Spartax de seus esquemas. Assim, ela enviou Gil e Jackie em naves nowlanianas recém consertadas para apoiar a Capitã Marvel no espaço e deu ordem para a Carol explodir a mina de Vibranium.


Enquanto isso Tic e outros escravos tomaram a nave dos Haffensye e graças ao sistema de comunicação deles, puderam por gravar e por ao vivo as ameaças de J'son para os Nowlanianos. Seus planos execráveis logo seriam ouvidos por toda a galáxia e o imperador de Spartax estava de mãos atadas para cumprir suas ameaças. Sua vingança para os nowlanianos e principalmente a Capitã Marvel ficaria para outro dia.

É interessante ver como a personagem vem evoluindo nas mãos de Kelly Sue DeConnick. Mais que no outro volume onde as histórias eram focadas na Terra, as histórias da Capitã Marvel estão bem mais interessantes e naturais. Ela funciona muito mais naturalmente como uma heroína no espaço e junto com a arte de David Lopez, a leitura fica agradável de se acompanhar e com gosto de quero mais. É realmente uma pena que não tenha continuado com volume próprio como antes.

Coveiro

comments powered by Disqus