quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Capitã Marvel: Minha casa são as estrelas!



Carol Danvers já passou por momentos bastante complicados tanto em sua vida pessoal como na carreira de super-heroína. Mas chegou o momento de deixar tudo isso para trás e dar um passo a frente. E tal mudança requeriu algo além, deixar de lado a alcunha de Ms. Marvel e tomar o manto daquele quem a tornou algo maior. Ela agora é a Capitã Marvel, que retorna em mais uma novo volume na Totalmente Nova Marvel aqui o Brasil.

Com a conclusão do volume anterior, Danvers reviveu parte inquietante do seu passado, encarando um dos mais antigos inimigos do próprio Mar-Vell. Isso custou um pouco de sua vida, sua casa e até mesmo  vizinhos próximos. Agora ela morava na cabeça da Estátua da Liberdade juntamente com seu gato Chewie, a pequena Kit e sua mãe (ambas sem lar desde os últimos eventos). Mas esse momento da vida de Carol estava para acabar.

Semanas atrás, ela e o Patriota de Ferro encontraram um cápsula de fuga que caiu do espaço. Dentro dela, uma jovem alien estava adormecida.  A história da jovem alienígena seria desvendada mais tarde pelo Homem de Ferro - Ela era uma Nowlaniana, raça cujo planeta natal foi destruído durante a guerra com os Construtores. Os sobreviventes foram levados para um lugar que os Vingadores perderam contato. O Homem de Ferro precisava agora de um Vingador, o melhor piloto do time, para singrar o espaço naquela direção, levar de volta a criança e saber mais do que aconteceu com aquele povo. Provocadoramente, Tony sugere que o seu melhor piloto entre os Vingadores seria James Rhodes.



Curiosamente, descobrimos nessa história que Rhodes e Danvers começaram uma relacionamento, mas que devido aos critérios da missão estava para acabar por ali. E isso talvez muito mais por conta de Carol, que mais uma vez buscaria se isolar nos confins do espaço. O que ela esperava encontrar lá, Danvers ainda não sabia,m, mas para ela era como voltar ao seu mundo.

Para essa missão, Stark construiu uma nave bastante especial para amiga, contendo uma inteligência artificial chamada Harrison para acompanhá-la. E o primeiro desafio da Capitã Marvel era ultrapassar um bloqueio de naves hostis de contrabandistas que não queriam deixa-la cruzar o caminho até o planeta médico Torfa. A passagem teve que ser cruzada na força bruta e Danvers ainda contou com uma ajudinha especial dos Guardiões da Galáxia.

Durante o combate com os contrabandistas, a nave ficou um pouco avariada e coube ao Guaxinim mais encrenqueiro da galáxia dar um jeito nela. O que ninguém esperava é que Rocket saísse de controle quando encontrasse o gato da Capitã a Bordo. Confundindo-o com um Flerken (seja lá o que isso for), Rocket começou a atirar em Chewie e quase piorou ainda mais o estado da nave. Foi preciso os esforços da Capitã Marvel e do Senhor das Estrelas  em conjunto para segurar o racum ensandecido.


No meio daquele tiroteio, a alienígena que estava sendo transportada por Danvers despertou. Andando silenciosamente pela nave, ela acabou escutando o que não queria. Quando soube que Peter Quill era o príncipe dos Spartoi, ela abriu fogo contra ele. Aparentemente, J'son era o responsável por querer que seu povo evadisse do novo planeta que servia de lar para os Nowlanianos. Muitos deles estavam doentes e o soberano de Spartax queria tirar todos de lá antes que morressem envenenados. Já os líderes dos nowlanianos achavam que aquilo era uma farsa de J'son para algo maior.

A moça tentou uma fuga maluca dali, praticamente roubando a nave de Danvers e abrindo fogo contra os Guardiões e a Capitã Marvel. Demorou um pouco para Danvers retomar o controle de Harrison e assim a alien, chamada de Tic, pode explicar melhor o que foi fazer na Terra. Segundo sua história, ela procurava ajuda dos renomados heróis da batalha da saga Infinito, os Vingadores, mas foi consumida pela raiva quando viu Carol conversando com Quill. Agora, depois de tomar uma baita bronca da Capitã Marvel e ficar mais calma, compreendeu que Senhor das Estrelas não era também muito fã de seu pai.


Como os spartoi estavam muito mal vistos pelos Nowlanianos, Carol teve que seguir sozinha em missão diplomática para o planeta Torfa junto com Tic. Lá, ela conheceu alguns locais e viu que a Aliança Galáctica não era lá tão bem vinda agora. No fim, conheceu uma espécie de matriarca daquele povo, Eleanides, que explicou com mais detalhes a historia toda até eles chegarem ali. Eleanides era franca e praticamente desmontou a ideal missão diplomática de Carol ali. Se ela tinha alguma certeza do que achava daquela situação, a regente dos Nowlanianos provou o contrario. Será que os Spartoi provocaram aquela doença para afugentar o seu povo dali? E com que razão? Bom, é algo que certamente saberemos só nas próximas edições.


Kelly Sue DeConnick continua cuidando das histórias da Carol Danvers. Mais que justificado ela retornar depois do sucesso do volume anterior. As histórias dessa vez deixam para trás os questionamentos e o passado da personagem. O que a roteirista promete aqui é levar ela para seu novo futuro, para as estrelas.  A dinâmica da narrativa também esta mais descompromissada, divertida e com ótimas tiradas. É uma evolução clara de DeConnick para a revista.

O artista David Lopez acompanha Kelly desta vez, deixando um traço muito mais claro e limpo, podendo assim complementar o roteiro com expressões mais suaves dos personagens que são tão importantes para um tom mais bem humorado. Para quem não viu ainda, ao invés de sair em especiais como no volume anterior, essas histórias começaram a vir nas edições de Universo Marvel 22 e 23, respectivamente de Junho e Julho. Infelizmente, é uma pena que as vendas das edições passadas não tenha acompanhado a qualidade do título.

Coveiro

comments powered by Disqus