quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pecado Original: O Vigia está morto!


Uatu, também conhecido como o Vigia, sempre foi uma entidade solitária. Em sua missão de observar o nosso cantinho do cosmo por milênios, ele viu os primeiros passos da criação deste mundo. Ele acompanhou nossa evolução como civilização. Ele viu os nossos grandes feitos. E também os grandes erros. Com seu dom imensurável, ele pode acompanhar tudo e seu único papel é registrar sozinho isso sem interferir nos desenrolar dos acontecimento. Mas naquele dia, ele não estava só. E mesmo ciente de seu destino, ele decide não interferir. Naquele dia o Vigia foi assassinado.

Wolverine, Viúva Negra, Capitão America e o Nick Fury Sr estavam apenas se divertindo numa lanchonete quando receberam a notícia. Thor viu sangue flutuando no espaço, próximo a orbita lunar. Quando foi verificar, deparou-se com o Vigia morto. Seus olhos foram arrancados e há um enorme rombo na sua testa. Seu lar simplesmente explodiu e não há a mínima pista para saber o que aconteceu.


É preciso investigar,  pois certamente há algo ainda mais por trás desse mistério. Então, algumas equipes são formadas para seguir nessa investigação: Pantera Negra, Emma Frost e Homem-Formiga são escalados por alguém cuja identidade é obscurecida ao leitor. Justiceiro e o Doutor Estranho formam uma dupla inesperada; Gamora, Soldado Invernal e Cavaleiro da Lua é outro trio que até então ninguém podia imaginar trabalhar juntos. Mas quem escalou esses grupos?

Enquanto isso, mais um detalhe do assassinato é descoberto na lua. Após uma autópsia feita pela Viúva Negra, é descoberto fragmentos de uma bala verde e brilhante na testa do Vigia. Já na Terra, o Coisa e o Homem-Aranha enfrentam um Acéfalo enlouquecido (Sim, os "Sem Mentes" da dimensão do Dormammu). Diferente de todo os demais, este passa a pensar e se comunicar mentalmente. Fora que em suas mãos há uma artefato perigosíssimo, um nulificador total, algo que foi visto a última vez na posse de Uatu. O perturbado Acéfalo decide se matar no meio da luta, levando alguns quarteirões ao redor.


Enquanto mais interrogações surgem nesse mistério, as equipes secretas de investigação entram em ação. Pantera, Emma e Homem-Formiga viajam até o centro da Terra. Justiceiro e Doutor Estranho para um lugar fora da nossa dimensão. Gamora e os demais rumam para o espaço. E em outro lugar desconhecido, onde mais acéfalos estão agonizando no chão, os misteriosos vilões se revelam de posse de um dos olhos do Vigia.


A equipe do Pantera Negra encontra um cemitério de monstros na parte mais abissal do lugar. Emma lê a mente dos touperóides e descobre que mês a mês novos cadáveres de monstros aparecem ali. Scott Lang faz autopsia em um dos monstros e encontra o que eles estavam procurando. Já na Superfície, Capitão America, Nick Fury, Wolverine e os demais tem que encarar mais um Acéfalo desgovernado que chegou a cidade. Fury tenta prender a criatura em um de seus carros voadores, mas sem muito sucesso. A opção é detonar o veiculo com o monstro dentro e afundar no rio Hudson.

Na Torre Stark, Banner e Homem de Ferro fazem a logística com as demais Vingadores para lidar com todos os acéfalos que estão surgindo pela cidade ao mesmo tempo que analisam as poucas pistas que possuem até agora. Fora da nossa dimensão, Estranho e Castle buscam por pistas nos Dominios das sombras devoradoras de homens. Lá  a dupla localiza uma fera que foi morta em circunstancias estranhas e o Justiceiro localiza dentro do monstro uma bala verde brilhante ainda inteira. Agora, eles tem uma pista de verdade para caçar o assassino do Vigia.

Então, de volta a Terra, os Vingadores finalmente localizam a assinatura genética de onde partem os acéfalos. Lá, estão os vilões por trás de tudo... ao menos, é o que parece. Dois deles, são até surpreendentes, já que só tiveram espaço anteriormente em uma antiga minissérie do Marvel Boy escrita por Grant Morinson – Exterminatrix e seu pai, o Doutor Midas, que visualmente está diferente e doente. O outro elemento nesse jogo se mantém em segredo, com o rosto encapuzado.

Exterminatrix decide entrar em combate direto com os Vingadores acompanhada de um exército de acéfalos. Seria essa a única chance de ganhar um tempo para que os outros descubram como usar o olho do Vigia. O plano da Exterminatrix não dura muito e ela é logo derrotada. Chegou o momento então em que os heróis confrontam os outros vilões. É nesse momento que o encapuzado se revela como sendo o Orbe e ele finalmente sabe como usar o olho. Ele o ergue para o alto e ele se ativa, é uma bomba de segredos sendo revelados na mente de todos.


Pecado Original é a mais nova megassaga da Marvel, inovando em vários pontos ao estilo de evento que conhecíamos antes.  Para quem acompanhou um dos nossos últimos podcasts, sabe que esta foi a primeira maxissérie do desenhista Mike Deodato, que arrasou no traço ao lado de Frank Martin. Os dois inclusive foram bastante ousados na ideia de tirar o traço que delineia os personagens e dar um tom ainda mais brilhante a essa “aventura noir espacial”.

A trama montada por Jason Aaron até aqui parece bastante promissora. O roteirista tem a tradição de ser bastante ousado e sair bastante da zona de conforto. Ao juntar trios e duplas inusitadas como equipes de investigação e trazer de volta vilões desconhecidos com dinâmicas fortes, Aaron mostra que ele continua sem medo de ir para além do inesperado. É um trabalho de primeira linha até agora, com o adendo de que não precisou mexer tanto na dinâmica dos demais títulos para contar uma boa história.

Coveiro

comments powered by Disqus