segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Quarteto Fantástico estreia muito mal nas bilheterias

 
Antes mesmo de sua estreia, a nova franquia do Quarteto Fantástico recebeu péssimas avaliações das primeiras resenhas que saíram por aí, que seja por quebra ou liberação do embargo inicial, caíram como uma avalanche nos números do filme. Apesar de uma quinta-feira promissora abrindo com 2,7 milhões na noite de estreia, os dias que seguiram não sobreviveram a todo murmurinho negativo que girava em torno da família fantástica. No fim, temos um filme que perdeu a primeira posição do final de semana para Missão Impossível: Nação Secreta, que já estava na sua segunda semana.

Com previsão de se manter com arrecadação final de cerca de 50 milhões neste final de semana, o Quarteto Fantástico fechou os três dias de estreia com apenas 26 milhões nos EUA. Somado aos 34 milhões arrecadados ao redor do globo (um número muito baixo comparado ao tanto de países que estrearam em conjunto), o novo Quarteto Fantástico fechou uma arrecadação mundial com 60, 3 milhões de bilheteria. O Box Office Mojo fez uma comparação rápida com as últimas estreias do gênero e informou que a franquia só não perdeu para o segundo filme do Motoqueiro Fantasma, que depois de seus péssimo desempenho teve a franquia revertida imediatamente para a Marvel em 2012.

Além das críticas e da baixa pontuação em sites de indicadores de avaliação como o RottenTomatoes, IMDB e Metacritic, o filme também acabou ainda mais penalizado quando estúdio e diretor expuseram finalmente o mal estar entre ambos durante a produção, que antes era tido como um mero boato e havia sido desmentido mais de uma vez. Em seu Twitter, Josh Trank revelou na quinta-feira que "Um ano atrás, tinha uma versão fantástica disso. E teria recebido grandes críticas. Provavelmente você nunca a verá. Essa é a dura realidade". Em resposta, no final de semana, o gerente de distribuição da Fox, Chris Aronson, defendeu-se dizendo que "nós nos mantivemos na visão de Josh Trank assim como nos mantivemos na visão de todos os diretores pertencentes a Fox". Daí, mais murmurinhos em defesas de ambos os lados começaram a surgir, ora comentando que pelo menos três grandes cenas de ação foram cortadas pelos executivos da FOX antes mesmo do filme rodar, ora confirmando que de fato o temperamento desequilibrado de Trank deixou todo o elenco e a produção do filme com os nervos a flor da pele. Em ambos os casos, nada muda o fato de que o filme é um fracasso e todos parecem agora confirmar isso.

Apesar de tudo, Cris Aronson informou que mesmo com tudo isso, nada sinalizava que a FOX abandonaria a franquia. "Apesar de bastante desapontados, nós ainda estamos comprometidos com esses personagens e temos ainda muito o que aproveitar do nosso universo Marvel". É claro que isso seria a resposta de praxe imediata a ser dada à imprensa, mas certamente os grandões da FOX irão se reunir e conversar bastante sobre o que farão de agora em diante.

Atualizando: Para uma mera comparação entre as cenas que acabaram indo ou não para os cinemas, acabou de ser liberado pelo estúdio uma coletânea de vídeos de bastidores que mostra inclusive um "Fantasticarro" que sequer ficou na versão final. Seria esse o carro voador que Reed comenta na sua infância ganhando vida?


Seria uma ótima referência para as tão escassas que vimos na versão final! Uma pena ter ficado de fora...

Coveiro

comments powered by Disqus