sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Wolverine: Um último momento de redenção



Depois de perder seu fator de cura e logo em seguida ser humilhado pelo seu principal arqui-inimigo, James Howlett, conhecido por alguns como Logan, decidiu que era hora de uma mudança radical: Nada mais do velho Wolverine. O que muitos amigos próximos não esperavam é que ele passasse para o lado dos bandidos e deixasse a escola mutante para trás. Essa mudança brusca logo se revelou sendo uma farsa para chegar cada vez mais perto de Dentes de Sabre, mas não saiu exatamente como Logan tinha planejado. Acabou colocando seus novos colegas mercenários em perigo e entregou de bandeja uma esfera de imenso poder para Victor Creed. Mesmo com tudo parecendo de mal a pior, teria o nosso herói sem fator de cura uma chance de consertar tudo e se redimir antes de morrer?

Um confronto com a Morte fez com que Wolverine tomasse finalmente a decisão de lutar até o fim para ser o herói que sempre foi e mudar tudo. Assim, Logan retorna a Escola Jean Grey e se explica para os seus amigos X-Men o seu malfadado plano de se passar por bandido. De todos que já machucou, no entanto, Kitty Pryde era certamente aquela que Logan mais teria dificuldades de se acertar. Mas isso era coisa para se resolver outra hora, seus amigos Pinça e Garoto Perdido estavam nas garras de Creed correndo perigo agora.


No bar Guernica, Logan encontrou outros velhos amigos que também foram enganados pelo seu plano e nem estavam assim tão dispostos em ajudar alguém que estava sendo procurado pelos maiores assassinos do planeta. E como que exemplificando o perigo da situação, Ninjas do Tentáculo apareceram por lá e desencadearam uma verdadeira batalha. Até o Deus do Trovão deu as caras por lá mais uma vez pra dar cabos de alguns deles.

Resolvido o problema, Logan agora contava com bons companheiros além de um Deus do Trovão e uma tropa da SHIELD liderada por Nick Fury Jr. para invadir o Quartel-General de Dentes de Sabre. Mas sua vinda certamente já era esperada por Creed, que já aguardava a vinda do nanico rival e junto com o Tentáculo, Mística e o Senhor Proposta estavam justamente imaginando como Wolverine iria agir para chegar até ali. Sozinho? Com amigos? Quem era o Logan daquela vez?

Creed também parecia impaciente com toda aquela espera e começou mais um de seus jogos. Desta vez, queria brincar com seus reféns. Pediu para Pinça escolher entre a vida do seu colega de roubos, o Garoto Perdido, ou a vida de sua filha, Anne. Era óbvio que Pinça iria escolher a vida da menina, mas em momento algum o Garoto Perdido correu risco. Logan surgiu antes da tropa que estava vindo com ele para enganar Creed e encarar ele logo na frente.

Com o Garoto Perdido livre e sendo seu novo apoio naquela infiltração, Dentes de Sabre teve que fugir e mudar de planos, optando pela morte de Pinça e Anne. O Sr. Proposta tentou impedir isso, mas desta vez seus poderes não adiantariam e ele acabou morto. Creed fugiu com a Esfera e Anne, e Logan agora encontrou com sua ex-colega e ex-amante Pinça. Os três juntos como antes partiriam a caça de Creed. E nem mesmo uma Mística se passando pelo Dentes de Sabre ou mais ninjas do Tentáculo impediriam eles de chegar até o Dentes de Sabre

No topo de um Shooping, Logan e seus dois amigos acabaram separados por uma espécie de barreira de energia. Não havia dúvidas de que Dentes de Sabre começou a usar o poder da esfera e cabia ao baixinho canadense enfrentar sozinho o seu inimigo e salvar Anne. Do lado de fora, a loucura tomava conta - com várias versões boas do Garoto Perdido lutando contra ele ao mesmo tempo que um Thor nazista apareceu contra o Deus do Trovão. Já do lado de dentro, em meio a balburdia de pessoas assustadas e presas ali dentro, Logan finalmente encontra com Victor Creed.

Victor estava a um passo de recriar o mundo ao seu jeito, mas as palavras de Logan o intrigaram. Desta vez, Logan era quem o provocava o chamando de hipócrita, querendo ser um líder quando ao mesmo tempo se afastava dos seus iguais e deixava-os para trás. Então, Logan o desafiou para um combate sem sua armadura de proteção e, provavelmente, até a morte.


Por um momento, Wolverine chegou a estar quase devastado e a mercê do golpe fatal de Dentes de Sabre. Mas como que do nada, se recuperou e atacou pesadamente Creed até derruba-lo. E ele conseguiu isso usando silenciosamente o poder da esfera, que conscientemente resolveu ajudar de fato Logan. E assim, Dentes de Sabre perdeu, o mundo voltou ao normal e a Morte acabou não levando Wolverine desta vez, mas lamentou bastante que ele tenha deixado Victor Creed vivo.

Numa das bases da SHIELD, Wolverine desperta num leito hospitalar e houve da boca do Nick Fury Jr. o desfechar dessa história - Creed foi preso e a esfera esta em mãos seguras. Mais tarde,  Logan ainda recebe a ultima visita de Pinça e Garoto Perdido (que inclusive mudou sua tatuagem depois destes eventos). Pinça estava com sua filha mais uma vez e eles provavelmente mudariam de vida depois que sumissem de vez dali.

E pra fechar a história, um alquebrado Logan faz finalmente as pazes com Kitty Pryde semanas depois.


Chegamos aqui ao desfecho das histórias do All New Marvel Now do Wolverine, pondo também fim aos quase dois anos de Paul Cornell na batuta do baixinho canadense. Apesar de ter começado de maneira curiosa e colocado Wolverine numa melhor perspectiva essa situação do Wolverine sem fator de cura (ao menos, melhor do que aconteceu da vez anterior nos anos 90), o roteirista inglês acabou não conseguindo concluir bem seu trabalho. A promissora trama que vinha se montando com esse novo status quo do Dentes de Sabre recatado e com um plano parece terminar desmotivada e sem nenhum clímax. O impacto final dos momentos finais do nosso herói sem seus poderes acabou sendo deixada para outro momento, nas mãos de um novo escritor. Charles Soule chega a partir da próxima edição.

Coveiro

comments powered by Disqus