segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Magneto: Implacável


Magneto tomou para si a missão de tornar o mundo um lugar mais seguro para a espécie mutante e não mede meios ou esforços para tal. Entre um ataque e outro, ele pensa em seus próximos alvos, mas uma jovem o tem acompanhado de perto com muito interesse. Quando Magneto percebe isso, ele a interroga duramente. Ela se apresenta como Briar Raleigh e tem a perna direita envolvida por uma prótese. A moça diz que é uma "amiga" mas Magneto não a leva muito à sério. Contudo, a moça insiste em dizer que pode ajudá-lo em seus objetivos e que o tem seguido desde que ele esteve pela última vez em sua base no pé de uma montanha.

Magnus se detém por um instante e decide ouvi-la. Ela parece conhecer muito bem sua trajetória e gostos particulares. Como demonstração de "boa fé", ela lhe entrega um dispositivo que contem dados sobre a força tarefa que a SHIELD (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão) montou para prendê-lo. Além disso, ele tem informações sobre como localizar e ferir cada um dos Carrascos, o grupo que chacinou os mutantes conhecidos como Morlocks nos esgotos de Nova York anos atrás. Como se isso não fosse o suficiente, há também informações sobre a localização dos clones que os substituem quando eles são assassinados. O que Magneto nem suspeita é que o ferimento que a moça tem na perna foi causado por um dos seus violentos ataques à humanidade algum tempo atrás.


Magnus não perde tempo e elimina os Carrascos um por um. O único sobrevivente é John Greycrow, o Caçador de Escalpos, que teve todos os seus membros amputados. Induzido por Raleigh, Magneto decide tomar posse dos últimos clones remanescentes e alterar o comportamento deles a seu favor.

Sua próxima missão o leva a Hong Kong. De acordo com Raleigh, os mutantes que moram lá desapareceram das ruas. Ela desconhece o porquê, mas sabe que os responsáveis possuem uma tecnologia de detecção do nível dos Sentinelas, os robôs caçadores de mutantes. A jovem empresta a Magnus o seu jato particular, que é capaz de levá-lo ao local. Ele, surpreso, percebe que Raleigh tem mais recursos do que ele imagina. 

Chegando lá, Magneto se permite ser aprisionado, mas seus captores desconhecem sua verdadeira identidade. Em seguida, ele é levado para uma arena que contém vestígios de mutantes que foram obrigados a lutar até a morte. Um outro portão se abre e seu oponente é revelado: o temível Predador X, uma criatura projetada geneticamente para caçar e matar os "homo superior".


A audiência vibra e o combate se inicia. Magneto tenta se esquivar, mas a criatura logo o atinge com ferocidade. Uma das características do Predador X é estabelecer uma espécie de elo psíquico com sua vítima ao experimentar o seu sangue, o que o ajuda a localizar outros mutantes. A criatura tem a consciência invadida pelas memórias mais importantes de Magneto mas, como logo percebe, "há certas memórias e emoções que nem mesmo um assassino deseja ter". O Predador X é atingido por tanta dor e tristeza que fica aturdido e se sentindo vulnerável. Magneto aproveita a oportunidade e elimina a criatura com um golpe certeiro.

Agora a audiência não tem dúvidas sobre sua identidade. Alguns seguranças são chamados para deter o mutante, mas não são páreos para ele, que nem precisa utilizar seus poderes para derrotá-los. Ele avança no interior da arena, mas outras surpresas o aguardam, como a visão de mais dois Predadores-X aprisionados em outro fosso. 

Magneto descobre outros mutantes aprisionados e os liberta. Em seguida, ele se dirige ao responsável pelo local e descobre que ele tentava injetar em si uma porção de MGH, hormônios de crescimento mutante, capaz de conceder poderes temporariamente a quem os ingerir. O homem alega ser o único responsável pelas operações. Magneto não acredita nisso, mas o fará pagar pelo que fez. Ele injeta MGH no olho do seu inimigo e o atira no fosso onde se encontra os dois Predadores-X, pois mesmo aqueles com poderes temporários são presas em potencial para eles. O homem é devorado e Magneto assiste tudo, satisfeito.


Temos aqui mais uma boa sequência de histórias escritas por Cullen Bunn e desenhadas por Gabriel Hernandes Walta e Javier Rodrigues. Elas foram publicadas em Magneto #5 a #7 nos EUA e aqui em X-Men Extra #18 a #20 pela Panini.

Como nas histórias anteriores, vemos Magneto lidando com seus inimigos de maneira impiedosa. Mas por trás disso há algo ou alguém provendo recursos que não deveriam estar acessíveis a qualquer um como a tecnologia Sentinela ou o Predador-X. Ao mesmo tempo, Briar Raleigh, vítima colateral de um ataque anterior de Magneto, tem conseguido manipulá-lo com sutileza. É algum plano de vingança contra ele ou há algo mais? Eu apostaria na última hipótese, mas só o tempo dirá.

Os desenhos de Walita e Rodrigues estão ótimos. Gosto muito de como o estilo, a narrativa e a colorização se modificam de acordo com o que está acontecendo: se é uma cena comum de "flash back" em azul, a esplêndida sequência de ação em "vermelho sangue" do ataque que vitimou Raleigh no passado ou uma narrativa mais "convencional" que se dinamiza de maneira muito interessante quando os conflitos ocorrem no presente. Já que falamos em cores, os responsáveis por elas são Jordie Bellaire e Dan Brown, que merecem todos os elogios.

C@rlos 

comments powered by Disqus