quinta-feira, 1 de junho de 2017

Guardiões da Galáxia: Imperador Quill


Peter Quill, o Senhor das Estrelas, foi eleito à sua revelia para ser o presidente de Spartax no lugar de seu pai, J´son, após ter sido diretamente responsável pela deposição dele. Seus amigos, os Guardiões da Galáxia, vieram a seu encontro para que ele os ajudasse a abrir uma misteriosa valise que roubaram de uma nave Chitauri. Atualmente fazem parte da equipe Kitty Pryde e Ben Grimm, além de Drax, o Destruidor, Rocky Racum, Groot, Venom e Gamora. A reunião foi interrompida pela chegada abrupta de Hala, a última sobrevivente de seu planeta, que culpa Quill e os demais guardiões pela destruição dele durante o infeliz evento do Vórtice Negro. Como se isso não fosse o bastante, o Aniquilador e a Rainha da Ninhada articulam algum plano sinistro para tirarem proveito da situação. 

Veremos agora o desfecho do arco "Imperador Quill", escrito por Brian Michael Bendis e desenhado por Valerio Schiti, publicado originalmente em Guardians of the Galaxy #2 a #5 e aqui em Guardiões da Galáxia #2 a #5, pela Panini.


Hala empreende um ataque devastador na superfície de Spartax. A equipe se reagrupa e tenta responder à altura, mas é derrotada. Em seguida, Hala aprisiona Peter em uma cápsula lançada em órbita para que ele possa assistir, no espaço, à destruição de seu planeta.

Lá embaixo, a guarda real de Spartax tenta subjugar sua poderosa adversária, mas tudo o que ela propicia é uma chance de Kitty Pryde resgatar seus colegas de equipe através de sua intangibilidade e levá-los para um lugar seguro. O plano é resgatar Peter e retomar o confronto com Hala. Eles arrumam uma nave, mas Hala os avista e Gamora se oferece para travar um "segundo round" contra ela e, assim, ganhar tempo para os demais. Porém, Hala percebe o estratagema, livra-se de sua adversária e despedaça a cápsula em que Peter se encontrava. 

Felizmente, Peter foi resgatado a tempo pelos Guardiões. Hala retorna para a superfície de Spartax e pergunta a Gamora onde eles se encontram. Isso apenas faz com que elas entrem em combate pela terceira vez. "Onde está o Rei Peter Quill?", Hala pergunta para uma Gamora praticamente derrotada. "Bem aqui", o próprio responde. O objetivo dele é ganhar tempo para que Kitty se aproxime de sua adversária por trás para desmaterializá-la e torná-la sólida novamente, aprisionada na superfície do planeta. Em seguida, Ben Grimm se atira por cima dela e o impacto resultante disso é espetacular. 


A situação parece se acalmar e Gamora começa a se recuperar. Mas o alívio dura muito pouco, pois outro inimigo se apresenta diante deles, Yotat, o Destruidor de Destruidores. Ele empunha uma arma poderosa que dispersa totalmente a equipe e estraçalha o corpo de madeira de Groot.

Quill implora a seu novo adversário que deixe seus amigos em paz. Yotat acha graça, mas o objetivo de Peter era ganhar tempo para que seus amigos reagrupassem novamente e atacassem de maneira coordenada. o que faz com que Yotat seja derrotado. 

Em seguida, Kitty explica a Peter que viram Yotat pela primeira vez em Luganenhum, um lugar situado na cabeça decepada de um Celestial na beira do universo conhecido. Ele era uma espécie de "gângster"e, na ocasião, a equipe atrapalhou os seus planos. Ele foi aprisionado pela Tropa de Luganenhum, que conta em suas fileiras com Cosmo, Mantis, Serpente da Lua, Besouro e Prisma.  O vilão jurou vingança a todos por causa disso.



Quando a briga termina, Peter percebe que Hala fugiu, mas ela não conseguiu ir muito longe e é recapturada. Gamora é levada para uma enfermaria e tem a companhia do "Bebê Groot". Peter , juntamente com Kitty, recebe do Conselho Real de Spartax a notícia de sua destituição do cargo de regente do planeta. Além disso, ele é responsabilizado pelos últimos acontecimentos e ao casal só resta fugir de lá o mais rápido possível. Quill e os demais guardiões se tornaram inimigos da galáxia inteira. Na Zona Negativa, o Aniquilador e a Rainha da Ninhada se regozijam com a situação.

Brian Bendis não tem feito um trabalho memorável com os Guardiões, mas achei legal esse arco e esperava que fosse pior, Dessa vez ele deixou que os personagens conduzissem o enredo sem inventar reviravoltas absurdas. Ficamos ainda sem saber o que estava dentro da maleta roubada da nave Chitauri. 



O "flashback" dos Guardiões em Luganenhum serviu para que conhecêssemos a equipe de segurança do lugar, que reúne alguns personagens cósmicos de quem não ouvíamos falar há muito tempo, com direito a uma "piada interna" quando Rocky impede Venon de falar a palavra "microverso", certamente aludindo a alguma questão de direitos autorais. Por fim temos agora, nos quadrinhos, o adorável "Bebê Groot", que tem feito muito sucesso no cinema.

Os desenhos de Valerio Schiti estavam excelentes, como de hábito. Bendis tem a sorte de ser sempre acompanhado por ótimos desenhistas. Como disse na resenha anterior, gosto muito do escritor e espero que ele recupere o vigor criativo que demonstrou em sua fase nos Vingadores.

C@rlos

comments powered by Disqus