sexta-feira, 18 de maio de 2007

X-Men: 12 meses de Brubaker

*Atenção! Informações inéditas no Brasil!!!

O que os brasileiros estão vendo agora nas páginas de X-men Extra é meramente a ponta de um iceberg. Os eventos desencadeados em Gênese Mortal servem de estopim para a entrada definitiva do escritor Ed Brubaker como roteirista do título mensal ‘Fabulosos X-men’ e inicia uma grande saga que durou cerca de um ano nos EUA. A conclusão deste evento ocorreu essa semana e uma nova perspectiva se forma.

Rising and Fall of Shiar Empire


Ed Brubaker, que é bastante aclamado por seu trabalho em Demolidor e Capitão América, entrou na franquia X dividindo águas. Não teve medo de ousar e usou como tema de sua primeira Mini-série Gênese Mortal o polêmico caso do Terceiro Summers. Assim, deu vida a um novo vilão num personagem que jazia esquecido nos confins do Universo Marvel. Apelando para um dos seus melhores recursos – os retcons – revelou a todos os leitores que o Professor X guardava um escuso segredo que levava a Vulcano, codinome do jovem Gabriel Summers, irmão esquecido dos X-men Ciclope e Destrutor.

A mini-série terminou de forma drástica. Gabriel fugiu para o espaço jurando vingança aos Shi’ars – responsáveis pela morte de sua mãe – e Xavier foi repudiado por Ciclope devido a seus atos. Coube ao velho professor selecionar a dedo um time que ainda o seguisse, por quaisquer que fossem os motivos. Dessa forma, o fiel Noturno aceita sem pestanejar a jornada espacial, assim como Rachel que tem contas a acertar com os Shi’ars. James Proudstar, o Apache, é convencido por uma mera artimanha de Charles. Já Destrutor tem todos os argumentos para ir atrás do irmão, sendo seguido por sua querida Polaris. Por fim, um novo personagem entra na trama e já conquista o sorriso de alguns fãs: Darwin, um dos alunos perdidos de Charles Xavier que ressuscita junto com Vulcano é o sexto X-man.

Rising and Fall of Shiar Empire

Utilizando uma espaçonave shi’ar escondida na Terra, o grupo segue a trilha de morte causada pelo Vulcano. O insano jovem Summers destrói tudo o que encontra pela frente, toma uma nave da frota Shi’ar e sob muito esforço é detido. Na prisão, vive eternos delírios e ali o leitor tem a noção de que está lidando com uma mera criança doente num corpo muito poderoso. Seria o irônico fim do mutante acabar mofando naquela prisão se não fosse resgatado por Rapina, irmã da Imperatriz Lilandra.

Do outro lado, os X-men que rumaram para o espaço encontraram suas dificuldades. Após resgatarem sobreviventes da destruição do Vulcano, os próprios mutantes são atacados por um enviado para destruir Rachel Grey, a garota que já possuiu a força Fênix – Korvus, portador de uma arma que guarda um uma fração infinitesimal do poder da Fênix. O final do embate termina inusitado. Korvus torna-se aliado e Xavier é raptado pela tripulação shi’ar resgatada.

Rising and Fall of Shiar Empire


O desenrolar dos eventos vai levando a jogadas mais perigosas. A aliança de Rapina e Vulcano mostra-se uma grande ameaça ao Império de Lilandra. Determinados a trazer de volta do coma o insano D´ken, os dois dividem a fidelidade dos Shi’ars no meio. Começa a dança das tramas reais e Lilandra está em perigo.

Sozinhos, os X-men sabem que não tem a menor chance e somente com a ajuda dos Piratas Espaciais (liderados pelo Corsário) eles têm a mínima chance de manter a ordem no Império. Juntos, eles salvam Lilandra da morte certa e planejam um fortalecimento de seu lado ao se juntar com ao velho amigo de seu pai, Ka´ardum.

Rising and Fall of Shiar Empire


Com D´Ken de volta, o império volta às suas mãos. Em agradecimento ao seu regresso, o Imperador Shi’ar arranja o casamento de sua irmã Rapina com o mutante Vulcano. É deste jeito que Gabriel torna-se parte da família e encontra a brecha que faltava para retomar seu plano de vingança. Como novo membro da família, ele opta por assassinar D´Ken na frente de todos, e como Rapina não aspira mais o trono, ele se auto-declara Imperador.

Assim, chega-se aos momentos finais da grandiosa saga espacial de Brubaker. Os X-men, os Piratas Siderais e os favoráveis a Lilandra juntos contra o Novo Império dirigido por Vulcano. Além de despojar o insano mutante, eles têm como missão salvar o cativo Charles Xavier – algo que pode ser tarde demais. O Professor vê seus últimos momentos de vida quando é arremessado pra dentro do Cristal M´Kraan e têm como única esperança a determinação do fiel Darwin que se lança de modo suicida atrás do mentor.

Rising and Fall of Shiar Empire


A loucura de Vulcano não para por aí. Durante a luta, quando é ferido pelo Corsário, o mutante não pestaneja em tirar a vida de seu próprio pai, levando Destrutor a loucura, que concluí-se num combate titânico entre irmãos.

As baixas são pesadas de ambos os lados. Mesmo tão poderoso, Vulcano não pode dar conta do ataque de Alex e Lorna juntos. A guerra traz cisões drásticas. Enquanto Rapina promove uma retirada estratégica em prol de salvar o seu novo amor, os X-men são divididos no meio. Parte deles – Noturno, Apache, Xavier, Darwin e a inconformada pirata espacial Hepzibah – é enviada contra vontade de volta à Terra por Lilandra. A outra – Destrutor, Polaris, Rachel Grey e o novo aliado Korvus ficam com os remanescentes Ch´od e Raza para formarem os novos Piratas Siderais, dando continuidade aos esforços do falecido Corsário.

Rising and Fall of Shiar Empire


Em seu último número, Brubaker dá uma gigantesca guinada. De maneira surpreendente, ele cumpriu todas as pistas que lançou no decorrer da saga – casamentos, mortes, x-men deixados no espaço – e ainda trouxe novamente os poderes do Professor X de maneira no mínimo razoável. Tivemos mudanças drásticas, porém necessárias no corpo da equipe – um jeito que Ed encontrou de brincar com novos personagens dando destinos razoáveis a cada um.

O que virá pela frente, ainda não está muito claro e pouco foi divulgado. Contudo, algumas páginas da edição 487 já se encontram disponíveis. É uma pequena amostra para que nossos olhos já possam se acostumar com esse novo grupo.

*Atenção! Imagens de preview da edição 487 a seguir!!!
Clique para ampliar as páginas!!!

Preview X-men 487Preview X-men 487

Preview X-men 487Preview X-men 487Preview X-men 487


Coveiro

comments powered by Disqus