sábado, 19 de maio de 2007

616 entrevista Rafael LAN... digo, LAM

Segurem-se nas suas cadeiras leitores do Universo Marvel 616! Depois de tantas entrevistas com figuras carimbadas (e inclusive um dos nossos Editores) que rondam a comunidade do site (ou mesmo comunidades-irmãs), não podíamos deixar de finalmente pôr na berlinda uma das figuras mais antigas e polêmicas de nossa convivência. Assim, Coveiro, J.R., Eddie e João convidaram Daniel Caliban para juntos se armarem contra o mais chato de todos os membros da 616. Sim, entrevistamos o RAFAEL LAN!!!

LAN


¤ CX ¤ diz:
Bem, quando tivemos a idéia de começar a entrevistar os membros das comunidades de quadrinhos que participamos e acompanhamos a tanto tempo, a idéia era conhecer mais e lembrar até de histórias e situações daqueles colegas que achamos tão legais, interessantes, criativos e divertidos que conhecemos...

Hoje, no entanto, faremos diferente. Vamos entrevistar o Lan.

J.R. Dib diz:
aauhauhhuahuauha

LAM. diz:
LaMMMMMMMM !!!
Uhauhauhuahuahauahuahauh !!!

¤ CX ¤ diz:
Vamos começar antes de tudo falando um pouco sobre você. De onde surgiu esse seu apelido, Lan... ou Lam, desculpe?

LAM. diz:
Apelido? Meu sobrenome é Lam.

J.R. Dib diz:
Pensei que fosse Rafael

¤ CX ¤ diz:
Como assim sobrenome?

LAM. diz:
Meu nome é Rafael Lam... so isso...
Diz a Lenda que Lam significa Arvore em Chinês...

caliba diz:
Vc tinha dito que era moita em chinês.

¤ CX ¤ diz:
Olha ele apelando pro complexo de superioridade...

J.R. Dib diz:
Daqui a pouco vira floresta!

LAM. diz:
Não... bosque... algo do tipo em chinês... Todo mundo me chama de Lam, porque é um nome simples e único... Então geral acha que é Lã de Ovelha por causa do meu cabelo ou algo do tipo... E todo mundo escreve errado, mesmo eu soletrando L A M de Maria...

Cliquem aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/LAM
Pronto...



Super... Homem... Humano... Lan

J.R. Dib diz:
Lam, o povo sabe que tu desenha... alguns acham até que bem, a pergunta é, o que veio antes, o desenho ou os quadrinhos?

LAM. diz:
Hahahaah boa pergunta... Acho que veio o quadrinho... Porque sem o quadrinho aonde nós iriamos desenhar?

J.R. Dib diz:
Numa folha de papel?

« Jøåø » diz:
Ué, pode ser de desenhos animados. Ou mesmo do seu dia a dia. Mas o mais normal é mesmo a HQ.

caliba diz:
No caderno, durante a aula. Eu particularmente não gosto de desenhar nas minhas revistas.

LAM. diz:
Respondendo serio...
Primeiro veio o desenho!! Eu gostava muito de Desenho Animado... principalmente Tartarugas Ninjas... lembro que quando pequeno meu pai alugou uma fita de video do desenho. Eu pausei na abertura e tentei copiar no olho o Raphael pulando. Ficou legal na epoca, tentei guardar o desenho, fiquei com ele por anos, mas quando eu me mudei o desenho sumiu. Eu tinha uns 5 anos, guardei o desenho até os 8. Acho que o lance do desenho é esse. Referencia, se vc quer aprender, comece copiando. com o tempo vc pega as manhãs. HQ eu comecei com uma X-men 54 ou com uma X-Men e Novos Titans 2... Uma que eles enfrentavam a Fenix Negra e o Darkseid

Eddie diz:
Bem, então o seu interesse por desenhar vem de muito cedo, antes mesmo de aprender a ler. Você então começou a ler/comprar HQs para, além de curtir as histórias, buscar mais referências para aprimorar o seu traço?

LAM. diz:
Não, hehehe !!! Quando pequeno minha maior influencia era o livro Onde Está o Wally, eu nem ligava pra HQ. Eu pegava o livro e tentava copiar os personagens. Eu colocava um papel vegetal em cima e saia copiando os bonequinhos.

E brincava MUITO de Lego, desenhar so no colegio. Comecei a ler HQ so nos anos 90. Comecei a colecionar na extreia da X-Force. X-Men 90 e pouco, eu acho. Achei melhor começar a colecionar por ai, pq tinha uma estreia né, eu gosto de colecionar a partir de começo de arcos.
:
Depois chegou a Image, na epoca foi um estouro, comprava tudo. Meus cadernos eram lotados de desenho estilo Image, eu me amarrava no Navalha da Strike Force do Marc Silvestri... Ele era cheio de cicatriz, tinha visual do Deadpool, não falava... Todos meus personagens na epoca eram meio Navalha... e eu copiava o Campbell... quando queria desenhar Mulheres. Foi ai que comecei a desenhar mulheres.. tenho o meu 1o desenho de uma mulher até hj ( depois te passo se quiser por no site )...

Esboço Feminino

Primeiro esboço feminino de Rafael Lan

J.R. Dib diz:
J. Scott Campbell?

LAM. diz:
esse mesmo... Copiava as Guerreiras Coda dele...
Teve um arco da Gen 13 que eles vao parar numa Ilha Paraíso da vida

« Jøåø » diz:
Eu lia tudo isso da Image quando saiu aqui também

Eddie diz:
também, época da Globo e antiga Wizard

LAM. diz:
Meu estilo começou graças ao Campbell, Jim Lee, e Marc Silvestri... Ops, Jim Leexo...

J.R. Dib diz:
Para quem está lendo, J. Scott Campbell, juntamente de Marc Silvestre, Todd McFarlane e Jim Lee revolucionaram o mercado de quadrinhos da década de 90 na editora Image Comics com revistas mais direcionadas ao lado visual. O resultado são W.I.L.D. Cats, Spawn, Gen 13 e WILD Force

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkkkk...pra quê isso, Jota?

caliba diz:
Para quem não sabe, Rafael Lam é formado em desenho industrial, mas sempre teve como principal meta atingir as industrias de quadrinhos e ser um profissional dessa área tão pouco grata com seus profissionais no Brasil. Utopias a parte, hj em dia ele deve saber melhor do que todos nós como que está o mercado nacional, porém a vida de designer também não é lá tão fácil. E a minha pergunta é:

Os projetos do Lam hoje, como sobreviver num mercado tão sufocante? E seus planos profissionais pro futuro.

LAM. diz:
Como sobreviver num mercado tão sufocante? Tenha contatos e treine bastante... No meu caso eu tive a grande sorte de ir numa ComicMania ( evento de HQ no Rio ) onde teve palestra do pessoal da Impacto Quadrinhos ( curso de HQ de SP ) que queria abrir uma filial no Rio...

Nem pensei duas vezes, já fiz a minha matricula com eles, meu traço mudou muito ( qualquer coisa mando essa mudança pra edição )... No curso eu conheci muita gente que está no mercado, até que um ex-aluno do curso que tenho contato é criador do Lagarto Negro, um dos poucos heróis brasileiros q entraram no mercado. Vocês conhecem?

caliba diz:
Não... Minha referencia de artista nacional é Fabio Moon e Gabriel Bá... acho que eles tem alguma relação com a Impacto, não sei.

LAM. diz:
Bom, ele fez participação especial na revista Cometa, que saiu nas bancas... Gabriel Rocha, o criador do Lagarto Negro...

Mas continuando, se você quer lançar algo no Brasil, você está ferrado, você tem que correr atrás, você tem que ter um diferencial... Pq se você quer fazer sucesso com o Capitão Indio, Esquadrão Amazônia, Capoeirista Vingador... você está no caminho errado...

J.R. Dib diz:
Capoeirista Vingador??????? Deus!

LAM. diz:
Hehe, foi so um exemplo... Porquê todo grupo nacional tem um Capoeirista...

caliba diz:
Exatamente. é uma furada querer estereotipar o Brasil numa linguagem completamente americano como os brasileiros estão fazendo.

LAM. diz:
Eu tenho um projeto como muitos sabem: Homem-Humano. Pretendo lança-lo no mercado nacional. Até estou fazendo pesquisa de mercado, fiz isso na Comunidade de Vcs no Orkut. Fora que geral tenta lançar algo Nacionalista, não existe Nacionalismo no Brasil.

Homem Humano em 2001

Primeiros esboços do Homem Humano em 2001

¤ CX ¤ diz:
Lan, antes que perca o fio da meada, desde que conheceu a Impacto Comics quanto tempo vem fazendo curso ou escola de quadrinhos?

LAM. diz:
Estou desde 2004 no Curso. Ele tem duração de 2 anos, hehehe estou a 3 porque eu enrolo hahaha

Mas já conclui...

« Jøåø » diz:
Voltando um pouco à leitura de Quadrinhos e mais seu lado crítico do que profissional, tenho duas perguntas. Em primeiro lugar, o que você acha que há de certo e de errado nos quadrinhos de hoje em dia? É bem amplo, e não precisa citar exemplos, apesar de ser bom para ilustrar.

Outra coisa. Você falou da dificuldade de emplacar esses "heróis brasileiros" (como uma adaptação do formato dos quadrinhos americanos). O que, então, você acha que daria certo como quadrinho nacional?

Homem Humano em 2002

Esboços do Homem Humano em 2002


LAM. diz:
Vamos lá!!! O que eu acho que há de certo e de errado nos quadrinhos de hoje em dia? Sinceramente? Quase tudo... O que me irrita profundamente é a falta de respeito dos editores com os leitores.

O exemplo-mor disso são as ressurreições e agora a nova moda, refazer origens... Já no Quadrinho Nacional.. Nós temos que investir em Artistas e Roteiro...

¤ CX ¤ diz:
Artistas acho que ate temos, mas roteiristas é um deserto. O foda é todo desenhista tem pretensão de ser o roteirista de sua própria história, o que pode (e provavelmente é o que acontece) dar em uma porcaria.

caliba diz:
aí vira image '90 eheh

¤ CX ¤ diz:
Image ´90 é a prova de que desenho sem um escritor é um cocô...

J.R. Dib diz:
Opaaaaaa, calma ai!!!

¤ CX ¤ diz:
NEM VENHA DEFENDER FRANK MILLER , JOTA!!!

J.R. Dib diz:
huauhauhauhauha que que tem ele?

¤ CX ¤ diz:
EU JA SABIA que ia falar dele...

« Jøåø » diz:
Eu queria saber do que você acha de grandes editoras tomando decisões bizarras normalmente só para vender mais revista, mortes e mais mortes gratuitas, etc. Tem alguém que faz isso "certo"?

LAM. diz:
Nem tem, acho isso idiotice... Parece seriado de TV, quando matam personagem por causa da audiência...

« Jøåø » diz:
Sim.. essa é a impressão que tenho. Por exemplo. Com relação a atrasos. O que você pensa? Porque muitas vezes os atrasos são permitidos para os artistas trabalharem melhor. (normalmente) Não acha que a imposição de um ritmo acelerado e a multiplicação de títulos também atrapalham?

LAM. diz:
Eu acho que só tem dois títulos que são exceções: Hellboy e Savage Dragon.. assim de cabeça... Ambos só os Criadores metem o dedo... dane-se o lucro...

caliba diz:
Questão qualidade X prazo

LAM. diz:
Não me afetam diretamente os atrasos, pq não compro mais regularmente... Mas eu acho uma falta de respeito... Se o titulo é mensal, tem que ser cumprido o prazo, afinal o desenhista está sendo pago pra isso, se ele não é capaz de fazer o seu trabalho naquele prazo, que não seja responsável pelo trabalho...

Exemplo disso foi o Travis Charest recentemente que foi "demitido" sem aviso, pq atrasou demais...

¤ CX ¤ diz:
E você já tem um bom ritmo pra cumprir prazos, Lan? Numa suposta contratação?

LAM. diz:
Acho que sim... Mas tem outro lance que atrasa MUITO... o EDITOR !!! Todo mundo culpa o desenhista ( eu sou exemplo hehehe ).. mas não sabem o que ocorre nos bastidores... Tipo, meu professor, atrasou o trabalho dele por 3 meses, pq o editor ficou pedindo pra ele refazer as paginas...

Homem Humano em 2003

Esboços para o Homem-Humano feitos em 2003

Eddie diz:
Você citou o seu personagem, o Homem-Humano. De onde você tirou a idéia desse personagem? Há quanto tempo ele existe? Soube que mudou a origem dele? Pq? E como anda o projeto de lançá-lo no mercado? Será uma HQ convencional? HQs on-line?

¤ CX ¤ diz:
Se for online é bom pq eu não gasto...

LAM. diz:
Hahaha... Tudo começou no colégio em 2001... Eu tinha uma personagem que era uma zoação com o Homem-Aranha.. era o Lagartixa... Era igual ao aranha, so que com os olhos negros, um L no peito em forma do animal, e tinha um Sentido Especial que saia da cauda, hehehe!!

Largatixa

Largatixa, um dos primeiros heróis criados por LAN

Então... do nada veio na minha mente "Mordido por um ser humano radioativo", parei tudo e comecei a desenhar o H-H... eu sempre gostei do visual do Machine Man, seriado japones que passou na Manchete e depois na Record... o primeiro visual era dele ( se quiserem tenho esses desenhos no pc, até do lagartixa )..

Em 2005 eu registrei o herói.. na época ele era uma parodia, né.. mas percebi que estava cometendo os mesmos erros dos outros... por isso mudei tudo e recomecei sua origem do zero... mas ele sempre foi EU como identidade secreta... isso não foi culpa minha hehehe foi por maioria de votos

E Devo lançá-lo primeiro Online...

Homem Humano em 2004

Esboços para o Homem-Humano feitos em 2004

caliba diz:
Põe de graça e ganhe dinheiro com merchandising

J.R. Dib diz:
uhauhauhaua No Brasil? Sonha!

LAM. diz:
Pois é!! Agora ele só tem Marketing euheuhee...

caliba diz:
Aaahh.. deixava ele acreditar.. ehhehe... perdemos uma revista de graça!!!


J.R. Dib diz:
Já imagino bonecos made in Paraguai do Homem Humano

caliba diz:
quer algo mais humano que isso?

LAM. diz:
Hahaaha... cara eu vou ficar muito emocionado no dia que aparecer o H-H no camelô e alguém baixar o primeiro Scan dele

Po... pior que meu marketing funcionou.. no dia que conheci o criador do Lagarto Negro.. tinha um aluno novo que conhecia o H-H de flogs da vida...

Homem Humano Atual

Concepção artística do Homem Humano atualmente...

Eddie diz:
Tenho outra pergunta...

LAM. diz:
Vou no banheiro... rapidão... é urgente!!!

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... EU NÃO VOU CORTAR ISSO!!!

Eddie diz:
Vai pros logs...

J.R. Dib diz:
huauhauhauha



...Muitos Minutos depois...


LAM. diz:
voltei

¤ CX ¤ diz:
Lavou as mãos?

LAM. diz:
lavei

Eddie diz:
Lan, eu já tinha visto que o Homem-Humano tinha como verdadeira identidade o seu nome. Nesse caso, o Homem-Triunfo, pai do Homem-Humano, seria um tipo de homenagem ao seu pai? E aproveitando os seus personagens, queria que falasse um pouco do Instante.

J.R. Dib diz:
De quem?

¤ CX ¤ diz:
KKKKKKKKKK... Ao menos, o Jota não perguntou quem era o Homem-Humano!!!!


J.R. Dib diz:
Isso que dá vim pras entrevistas só querendo zoar sem ao menos pesquisar as coisas!!

LAM. diz:
Sim.. o Homem-Triunfo é meu pai... Tipo.. o Homem-Humano era na verdade o meu pai... so que depois q eu tive a ideia do Homem-Triunfo.. mudou.. Homem-Triunfo é baseado no Omni-Man ( pai do Invencivel da Image )... na verdade eu nem sabia do que se tratava o Omni-Man.. so tinha gostado do Visual Superman de Bigode... tinha bem cara de paizão...nem sabia que ele era pai do Invencivel hehehehe

¤ CX ¤ diz:
Fale dos outros personagens... Aproveita o Jabá!

LAM. diz:
Eu sempre gostei de Velocistas... entao surgiu o Instante.. queria explorar o lance de heroi superveloz... so que vem o problema.. Velocistas deveriam ser invencivel.. ai cagou tudo... ai veio o meu personagem Favorito: Lanterna Verde... refiz o Instante do zero... agora ele faz parte de uma Tropa de Velocistas que Viajam no Tempo... Juntei o Flash e o Lanterna Verde num so...

Instante

Primeira versão do Instante, em 2005.

J.R. Dib diz:
Tá ai um troço original para caralho!


Instante

Segunda versão do Instante, em 2007.


LAM. diz:
Tem a Gloriosa... Ela é só superforte.. feita pros leitores babões! Isso... pq ela usava biquíni.. ai achei meio idiota isso.. nao era funcional o uniforme... Ela é superforte.. nao quer dizer q seja invulnerável.. apesar de ter certa resistência... Tem o Vilão... ele é uma criação minha e de um amigo.. ele é o vilão frustrado ao conseguir superpoderes

« Jøåø » diz:
Essa eu já vi a imagem. Quando você estava testando combinações de cores para a roupa dela.


Gloriosa

Gloriosa

Versões de 2006 e 2007 da personagem Gloriosa

LAM. diz:
Querem que eu fale mais do vilão? O nome dele é Victor Domall... ele é um milionário... participou de uma viagem com mais 4 tripulantes... todos morreram ( um ficou deformado, um morreu queimado, um virou pó e a única mulher sumiu ) e ele ganhou o poder de Brilhar... ai frustrado ele foi atrás de outros poderes: Radiação ( Deu errado, ficou com leucemia )... Místicos: Foi amaldiçoado por uma cigana, ele agora vira um pato em noite de lua cheia... Tecnologia: Armadura Especial fodona... mas ela só tem energia por 30segundos... ele também fez um pacto com o diabo e foi sacaneado....

Ou seja... ele tem todas as origens dos Heróis.. só que deram errado

Eddie diz:
Putz, muito legal

caliba diz:
FOOOOODDDD* !!!!!!
cara, adorei!!! ahuuhahua principalmente a parte dos 4 tripulantes. ahhaha

Eddie diz:
Também foi minha parte favorita. Quero ler esse material.

J.R. Dib diz:
Caliban, por acaso isso foi uma demonstração expressa de fanboyzice?????????????????????

caliba diz:
huahuahuahua droga.. eu fanboy do lam??? q medo. huauha

LAM. diz:
uahuahuaahuahuaahuahuahauhauahuahauauahauaauauha !!!

J.R. Dib diz:
Medo do Caliban!

caliba diz:
Lam, vc é conhecido na 616 por muitas coisas, principalmente pelo seu ódio e falta de tato com os novatos de lá, pelo seu conhecimento wikipídio, por cuspir no prato que comeu ao odiar os x-men e pela sua lista de arquinimigos. Você se considera um.. err.. vilão?

LAM. diz:
Hahahaha.. sou um Anti-Heroi... Se eu fosse vilão eu nao ajudaria hehehe

caliba diz:
Não é muita sacanagem se por uma capa e se camuflar de herói ?

J.R. Dib diz:
Discordo! uauhahuahuauha
Uai, o Lam na verdade é aquele personagem que nunca soube exatamente o que é! Isso, um Thunderbolt!

Com pelo menos umas 3 personalidades distintas!

LAM. diz:
Sou um Thunderbolt uahuahauahuaha

« Jøåø » diz:
hahahaha Que sacanagem.

¤ CX ¤ diz:
Sacrilégio... Thunderbolt é foda...!!! Kurt Busiek se revira na tumba!

Eddie diz:
Kurt morreu??

¤ CX ¤ diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

J.R. Dib diz:
Coveiro quer criar uma cena dramática! Kurt tá bem!

LAM. diz:
Thunderbolt é lixo hehehe ( tenho descendência judaica.. não vão colocar a foto do Barao Zemo escrito Lam do lado na edição, heim hehehe )...

J.R. Dib diz:
Saindo um pouco dos seus desenhos, especialmente porque quem recebeu seu jabá foi o Coveiro e não eu (graças ao pai), e indo pro rumo do Orkut! Qual a comunidade que você mais entra pra esculhambar com os novatos?

LAM. diz:
X-Men Brasil... Antes era a do Wolverine e do Cyclops... mas nego la era muito sinistro.. so idiotice.. o Erlan sabe do que eu to falando.. mas fui banido uehuehe até o H-H foi banido de lá... Mas eu freqüento mesmo.. XMB e a 616...

Capa

Capa satírica do Homem Humano n°1

Eddie diz:
Vc fala que participa mais da UM 616 e da XM Brasil. Mas uma vez, fuçando pelas comunidades do Orkut te encontrei xingando uns caras em uma comunidade do Lanterna Verde, e outra vez você comprou briga com uns malucos na comunidade da Vampira. Você está sempre de briga nas comunidades direto. Muito tempo livre, Lan? Explica essa raiva que sente das pessoas.....

LAM. diz:
Hahaha... Lanterna Verde eu nunca mais entrei.. Vampira eu sai... pq tava dose de aguentar... Na época da Vampira foi q eu entrei na epoca do Wolverine e do Cyclops... eu entrei na Comu da Vampira pra zoar.. acho que a Cammy ou Erlan tavam nela.. ai aproveitei entrei pra zoar com eles...

Tenho raiva de ninguem.. mas eu acho que as pessoas deveriam saber utilizar o Orkut... nego acha que é tudo palhaçada.. e nem sabem pesquisar.. Chegam fazendo perguntas idiotas... bando de preguiçosos...

« Jøåø » diz:
Lã, por que você não reconhece que o Edward Norton também era o Tyler Durden?

J.R. Dib diz:
huahuauhahuauhauhauh

LAM. diz:
Hahahahahaaha !!!

Eddie diz:
boaaaaaa

LAM. diz:
Porquê não era... nos Creditos esta como Narrador o nome dele

¤ CX ¤ diz:
Joao, replica?

« Jøåø » diz:
Nem. hehehehe

J.R. Dib diz:
E vc acreditou nos créditos????????

LAM. diz:
hahahaah !!!

Olha ai No IMDB!!!
nem é Wikipedia ou MDM.. então tem credibilidade...

Edward Norton ... The Narrator

¤ CX ¤ diz:
Lan, aproveitando que você tem investido no ramo e tem contato com outros desenhistas que aspiram o mercado nacional, minha pergunta é... É necessario a um artista fazer curso para ser um bom profissional ou ele pode desenvolver sua técnica por conta própria? E ainda dentro da pergunta, o que diferencia um artista que fez cursos e um que é "autodidata" (pros e contras)?

LAM. diz:
Curso é essencial !!! Pq com ele você vai aprimorar, vai ter sempre alguém ali te colocando no caminho certo... Se eu não entrasse no curso estaria perdido... Meu desenhos seriam todos desproporcionais.. até entrar no curso eu não sabia o que era arte-final... Exemplo de falta de curso é o Liefeld hahahaaha !!!


caliba diz:
(dedos coçando)

¤ CX ¤ diz:
Calma caliban, sei que você tem uma opinião...

LAM. diz:
Sobre tecnica:
Com o curso eu elaborei a minha tecnica... o meu professor ensina como ele faz.. mas eu nao sou obrigado a fazer igual, até que muitas coisas que ele faz q eu nao acho legal pro meu estilo.. Meu curso não eh so pra HQs... é de Desenho Geral.. nao importa seu estilo.. até que muita gente de Mangá... alguns de algo mais Artistico... curso é importante pra dar base ao desenhista...


¤ CX ¤ diz:
Caliban?

caliba diz:
Então, eu acho que a ilustração e os quadrinhos teriam um valor muito maior se fosse elaborado mais o fator subjetivo, simbólico da arte. nao gosto de anatomia, perspectivas, e acho que o desenho não precisa representar fielmente o real... porém, o estudo mesmo assim é essencial.. pois te dá parâmetros e uns certa formatação.

Prova disso é o bill sienkiweuekjegjvwbjb q apesar de desenhar lindamente sempre explora mais o lado simbólico, um verdadeiro expressionista!

Eddie diz:
Bill Sienkiewicz

« Jøåø » diz:
Eu acho que depende da narrativa aí.

J.R. Dib diz:
Queda de Murdock é um exemplo disso!!

LAM. diz:
Eu acho que o cara tem que saber anatomia, perspectiva antes de começar sua carreira como desenhista estilizado... abstrato e etc... ouvi dizer que Pablo Picasso era um cara fodão nisso antes de começar com seus desenhos abstratos...

Eu não gosto desse lado expressionista.. pq eu nunca vou saber se o cara, manja de desenho ou se é um preguiçoso hehehe

aaah.. sim... não gosto.. mas já fiz cursos de modelo vivo, anatomia, natureza morta...e me acrescentaram muito

Eddie diz:
Eu, particularmente, prefiro desenhos mais próximos do real. Gosto pessoal.

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu até tenho mais uma pergunta seria, mas acho que já ta no tempo da gente avançar... temos muitas perguntas de leitores, então que tal começar a pegar pesado?

Jota, sua vez.

J.R. Dib diz:
(estalando os dedos)

Lan, de nós aqui, quem que você nunca brigou em qualquer comunidade e com quem você, se fosse em vida real, teria partido pra ignorância devido a discussão (esta segunda pode ser outra pessoa que a gente não tenha conhecido)?

LAM. diz:
Hahaah !!! acho que nunca discuti com o JR e com o Eddie... Eu gostaria de dar uns socos no Raphael e no Weddly hehehe

J.R. Dib diz:
Ahh, ce ja discutiu comigo sim!! hauhauhauhauhauha

LAM. diz:
Então, só o Eddie... mas o Raphael merece uns socos.. por causa do Fables.. e o Weddly pq ele é manezão...

J.R. Dib diz:
Pô, o Wendy é tããããooo legal...

¤ CX ¤ diz:
ô...

Eddie diz:
Sou um cara pacifico

LAM. diz:
Me lembro que tinah um Tom.. tricolor até... que era um porre.. no começo eu odiava o Erlan e seus Fakes uehuehe me lembro que peguei a moderação uma epoca do XMB, ele se desesperou quando ele usava um fake do Super Choque... ja ateh discuti com a Cammy e a Lu,eu acho hehehe

Eddie diz:
Lan, você não sente saudades do Kekel? E bate-bola, jogo rápido. Qual HQ vc levaria pra ler em uma ilha? Gambit ou Massacre Marvel?

LAM. diz:
Quem é Kekel mesmo? Massacre Marvel

¤ CX ¤ diz:
Kekeu... aquele fanboy do Gambit e que ninguém entendia nada do que escrevia...

LAM. diz:
não lembro hehehe

J.R. Dib diz:
Esse não é o Andrei?

¤ CX ¤ diz:
nao, andrei é culto... rs

J.R. Dib diz:
ahh tá!

LAM. diz:
Andrei é o único Fã do Gambit.. o resto é simpatizante... mas eu levaria Massacre Marvel se so tivesse essa opção.. porque Gambit é dose.. é suicídio...

Eddie diz:
Lan tem uma verdadeira galeria de vilões

« Jøåø » diz:
Se você pudesse escolher um personagem de Editora grande. Qualquer personagem. Para desenhar por um bom tempo. Qual escolheria?

LAM. diz:
Deixa eu pensar!!! Lanterna Verde... Hal Jordan...

Além de ser meu personagem favorito desde os Super Amigos... ele é um personagem fácil de desenhar... como eu não manjo muito de perspectiva, rola muito espaço em suas historias.. e eu também gosto muito de inventar seres alienígenas.... mas se eu desenhasse o Hal Jordan... eu faria seu poder agir muito diferente... eu acho que limitam muito a personagem...

Hal Jordan

Hal Jordan, por Rafael Lam

« Jøåø » diz:
Mas acho que o uso do poder dos Lanternas é de acordo com sua personalidade. É algo definido pelos roteiristas.

¤ CX ¤ diz:
Lan, porque no universo do Homem Humano, existe uma grande incidência de personagens com síndrome do braço curto?

LAM. diz:
Não entendi...

¤ CX ¤ diz:
Alguns sketchs do próprio Homem Humano...

J.R. Dib diz:
Pra mim síndrome do braço curto é pessoa que não gosta de trabalhar!!

LAM. diz:
Pra mim é que não tem gosto uehueheuheeh Ainda nao entendi...


J.R. Dib diz:
Deve ser coisa que só nordestino recém chegado a capital paulista entende e fala!

¤ CX ¤ diz:
Na minha é literal, geralmente você faz uma perspectiva que da toda vez impressao que a mão espalmada não bate nem na metade da coxa!!!

Aproveitando, qual a "tecnica" mais dificil que vc esta tentando aprender? perspectiva, sombra?

J.R. Dib diz:
Porque se fosse coisa de nordestino era síndrome da cabeça chata!

¤ CX ¤ diz:
Vá se ferrar, Jota!

LAM. diz:
ah tah uehueheuheuehueheuheuehueehueheuhe Isso é fogo mesmo... to tentando prestar atenção nisso... é pq tento não fazer o braço orangotango demais.. ai acaba ocorrendo isso.

Perspectiva é o Grande Mal da Humanidade... o mundo seria mais feliz sem ela uahuahauahuahuaha Estou a mais de 4 meses nisso no meu curso... por isso que não termino essa joça uahuahauahaha

J.R. Dib diz:
Aháááá, um ponto fraco!!

caliba diz:
ahuahuuha concordo...

LAM. diz:
Sombra eu to treinando... mas odeio sombra marcada.. estilo Brian Hitch... parece uma mancha na cara do personagem... se o colorista não mandar bem.. fica estranho...

¤ CX ¤ diz:
o pouco que aprendi de perspectiva foi com o Cappullo num curso da Wizard

« Jøåø » diz:
Caceta, eu lembro disso. Eu gosto dos desenhos dele.


J.R. Dib diz:
Bem o Capullo?????????? Mas ele desenhava o Sp#$@$n!!

Eddie diz:
Spawn

« Jøåø » diz:
Eu gostava de Spawn. hehehe

J.R. Dib diz:
Não fala esse nome!!!

¤ CX ¤ diz:
Mas ele é um baita artista... só tem mau gosto profissional. rs

J.R. Dib diz:
Nem o do Rom!!

LAM. diz:
Gosto do que o Terry Dodson faz.. sombra só em local preto.... o resto bem limpo...
Eu tenho essas Wizards... amanha deve chegar meu Aprenda a Desenhar da Panini e o um de Mangá da JBC eu encomendei...

Tempestade

Tempestade, por Rafael Lam



J.R. Dib diz:
Você acha que uma revista em quadrinhos esculhambada que nem Cable e Deadpool, Defensores e outras da Distinta Concorrência tem validade ou só servem para atrapalhar o que é apresentado como principal pela editora?

LAM. diz:
Cable/Deadpool atrapalham... já Defensores é algo meio atemporal.. é pra ser divertido sem compromisso... já Cable/Deadpool não.. pq é um troço meio que não vai fazer diferença se você ler ou não mesmo fazendo parte da Cronologia... é um titulo inútil entendeu... que pode zoar a cronologia.. gostava de X-taticos pq era zoação e não afetava diretamente nada

¤ CX ¤ diz:
Atrapalha é o c@*@|#0... !
(Desculpe!)

J.R. Dib diz:
Concordo com o Coveiro...

« Jøåø » diz:
hahahaa

LAM. diz:
Cable/Deadpool deveria ter sido uma minissérie... não vejo motivo pra estar circulando até hoje... Das que eu li.. achei bobao...

Eddie diz:
ô louco

J.R. Dib diz:
Cable e Deadpool é bom demais, fi!

¤ CX ¤ diz:
Você nem lê, verme!!!

J.R. Dib diz:
Você só reclama!!

Eddie diz:
Coveiro perdeu as estribeiras agora

LAM. diz:
hahahaaha !!!

J.R. Dib diz:
Nem sabe o que tá acontecendo na revista e fica criticando!! uhauhahuahua

¤ CX ¤ diz:
O que vem a pergunta... de onde você tira tantas opiniões sobre revistas que não LÊ? Do Espírito Santo?

J.R. Dib diz:
Ele é do Rio de Janeiro eu acho!

caliba diz:
ahuuhahuahuahuahuahuauhahu mas hein??? Essa do JR foi estranha

LAM. diz:
Tiro do meu Bom Senso hehehehee e do Resumo de vcs... Mas eu quebro a cara as vezes... Dinastia M foi um exemplo

J.R. Dib diz:
Ahh fala sério!! Bom Senso tá fraco, Lam!

¤ CX ¤ diz:
Vou nem comentar mais...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Influência original do Homem Humano


Eddie diz:
Lan, vc sempre aparece criticando e metendo o pau em várias coisas (quase tudo). Mas o que você lê de verdade hj em dia?

LAM. diz:
Fables... Invencivel.. All Star Superman... Astonishing X-Men ( ja li tudo.. quero participar de um Em Foco até )... X-Factor... Y The Last Man... estou profidenciando tudo do Demolidor a partir do Bendis...


J.R. Dib diz:
Ou seja, Lam não lê Marvel direito!

LAM. diz:
Os que eu falei são os títulos que eu leio religiosamente.. Tem muita coisa marvel que eu leio também.. Universo Ultimate... até o Normal, mas eu leio de má vontade ehheehehe

E cara.. Marvel me decepciona muito.. Caliban sabe pq.. da ultima morte.. palhaçada... não vou falar quem pq o Eddie e o Jão odeiam Spoilers

caliba diz:
falando em "ler religiosamente", quando vamos ver um Lam que argumente decentemente as revitas, filmes, etc no lugar do Lam que só cria dogmas como “essa é foda e quem não gosta num entende nada”?


LAM. diz:
uhauhauahuaahuahuahuaahauahauhaauahaauhau
No dia que o gambit for foda

J.R. Dib diz:
Vixeeeeeee, só no fim do mundo! huauhauhauhauh


¤ CX ¤ diz:
Algum editor ou convidado tem mais uma pergunta?
Ou podemos passar pros leitores?
Caliban? eddie? Joao? J?

« Jøåø » diz:
Pode dar prosseguimento.
Ou a brecha,como você gosta.

J.R. Dib diz:
Eddie primeiro

Eddie diz:
Cammy pergunta: "Lam, se você odeia tanto x-men, porque criou e mantem uma comunidade com esse nome??"

LAM. diz:
Pq eu sou um Thunderbolt.. gosto de ajudar... la na verdade eu uso como uma Fonte de Dados.. nem faço questão que seja uma Comunidade grande.. se vcs forem lá.. podem reparar que cada topico é um topico de Duvida dividios em Temas... Eu nao odeio X-Men eu odeio o rumo atual que ele está levando... Mortes idiotas. voltas idiotas e Wolverine nas Capas...

Quando eu fiz a The X-Men Brasil.. eu odiava menos hehehe !!!

J.R. Dib diz:
HELDER pergunta "Lam, quem acompanha o dia-a-dia das comunidades XMB(X-men Brasil) e 616 percebe a sua nitida preferência pela DC chegando ao ponto de vc passar a impressão atualmente de detestar a Marvel. Minha pergunta é... Por que vc simplesmente não para de participar dos debates sobre os personagens Marvel e mantém contato com os seus amigos que construiu ao longo desse tempo nestas comunidades através da Charles Xavier(outra comunidade) e do msn?"

E complemento perguntando: Você tem algum prazer maldito em querer pegar no Pé da Marvel?

LAM. diz:
Não paro, pq eu acho que na minha reclamação vai sair algo de util na discussão... Não paro por esse motivo... Não tenho prazer em pegar no pé da Marvel, apesar dela parecer ter prazer em insultar nossa inteligência...

J.R. Dib diz:
E a DC não tem falhas?

LAM. diz:
Tem... Pra caramba !!! Mas não sai nada de util nas discussões das Comus da DC que eu freqüento.. ai desconto em vocês hahaah !!! E eu sou leitor novo da DC teoricamente... eu lembro pouco de coisa antiga.. voltei pra DC apos a Crise de Identidade... ai nem dou palpite nas Comunidades da DC... e também porque não conhece ninguém de lá hehehe


J.R. Dib diz:
Porque será, né?!
Então você gosta é de reclamar mesmo, que nem o Caliban disse!

LAM. diz:
Gostar eu nao gosto... mas não desgosto de reclamar uehuehe é que Orkut é fogo.. não tem como você interpretar o que você diz..

¤ CX ¤ diz:
Quero dizer que muuuuuuitas pessoas perguntaram dentro desse tema. Ou seja, associam diretamente o Lan a confusão...

Só pra citar...

Diogo "Sabia" Luque pergunta:
"Se você odeia tanto os quadrinhos que comenta, por que ler? não é perda de tempo?"

ADAMS pergunta:
"LAM, desde os primórdios da coimunidade X-MEN BRASIL, você mostrou-se uma pessoa de personalidade forte, tentendo ao "rabugentismo", com proximidades de postura FANBOY, porém, mostrou-se um indivíduo extremamente PREPARADO para defender suas teorias e pontos de vista!
Onde você acha que fica o limite entre fã e FANBOY?"

E algumas muitas outras mais... acabei tendo que cortar... rs

Algum ultimo comentario geral a respeito, Lan?

J.R. Dib diz:
E tem essa também!!!

DNV pergunta "Vc é conhecido por ser "o chato", principalmente na XMB. Até entendo que o que vc faz sempre é defender seu ponto de vista, o que eu acho certo, mas explica pra gente: pq as vezes vc parece tão cabeça dura? (risos)"

LAM. diz:
Diogo, eu leio pq pode melhorar, ué... se eu parasse de ler X-Men estaria boiando em Astonishing e X-Factor e seria mais um leitor novato enchendo o saco de vcs nas Comus com perguntas repetidas...

Adams, onde eu acho que fica o limite entre fã e FANBOY?
OTIMA pergunta!!! Esqueceu do Simpatizante... Simpatizante é aquele que lê, gosta do heroi, mas nao tah nem ai pras mudanças que ocorre com a personagem... Fã é aquele que gosta da personagem e aguenta as mudanças que eles sofrem se nao ofender ambos... Fanboy é um retardado hahahah !!!

E DNV, eu sempre vou defender meu ponto de vista... Mas como eu disse.. as veze seu quebro a cara... Tipo.. se alguém quer ser contra o que eu disse que ele tenha fundamentos pra isso...

¤ CX ¤ diz:
É quase unanime essa relacao, Lan e Confusão. O que diz a respeito?

LAM. diz:
Sou quase uma Sessão da Tarde uahuahauah

Eddie diz:
kkkkkkkkkk

¤ CX ¤ diz:
Bom, eu peço desculpas aqui aqueles que fizeram perguntas sobre esse mesmo tema e outros tantos que fizeram perguntas do tipo "what if", mas nosso tempo tá mais que ultrapassado

Foi selecionar algumas rapidas...

Erlan pergunta:
"Lan, quando você vai parar de colocar trocadilhos toscos no msn??? Depois de Capitão LAMérica eu me aposentava de vez"

LAM. diz:
Já parei hehehhe eu nunca pus Capitao LAMerica....

¤ CX ¤ diz:
Um anonimo que com medo não quis se indentificar também foi questionado.

Anonimo pergunta:
Porque voce ficou com raiva quando fizeram a comunidade "No fundo No fundo o lan me ama..."

Homem Humano é amado!!

J.R. Dib diz:
huauhauhauhahuhuaa Não fui eu!!

LAM. diz:
Diz quem foi!!! heheh...

¤ CX ¤ diz:
Ele me confiou segredo

Eddie diz:
Tá na cara que é o Fã


LAM. diz:
Pq tenho uma reputação a zelar... hehehe !!! Que mané amar vocês lá no fundo...

« Jøåø » diz:
hahahhhahah


¤ CX ¤ diz:
Logo apos entrevistar o anônimo...

Felipe-Fã pergunta:
"Se o wolverine tem 3 garras que saiem dos punhos , a x-23 tem garras que saem dos pes (é isso?) e o filho do wolverine tem garras que saie dos pulsos , se fizessem um novo personagem relacionado ao wolverine de onde sairia as garras?"

Ele tambem insistiu em avisar que o Creed era o Cão.

Eddie diz:
Tô com medo da resposta

LAM. diz:
Hahaha !!! Da testa uehuehueh !!! Cão é Creed o C@R@!#0 !!! Primeiro Palavrão !!!

Eddie diz:
O que mais irrita vc, LaN? Dizerem que o Creed é o Cão, comparar Heroes com X-Men ou os simpatizantes do Gambit?

LAM. diz:
Os 3 e o Weddly defendendo a Psylocke e falando que o Cyclops é desinteressante... foi o Weddly que fez isso né?

¤ CX ¤ diz:
Nao, a psylocke é o Fernando

LAM. diz:
Também me irrita o Lam com N

¤ CX ¤ diz:
Raphael Redfur pergunta:
"Lan, se vc pudesse criar algo pros mutantes da Marvel, com TOTAL liberdade, o que seria? Crossover (quem sabe com o Homem-Humano...), nova equipe, mataria alguem... Enfim, o que faria se fosse o novo editor dos titulos X?"

LAM. diz:
Boa pergunta... Tipo.. eu faria 4 Títulos X principais... X-Men - Ambiente do Instituto, Corp-X - Situação Mundial dos Mutantes, Wolverine - Missões Solo e um com as Missões dos EUA dos X-Men mesmo...


¤ CX ¤ diz:
Professor X:
O quanto do Lam existe no homem-humano e quanto do homem-humano existe no Lam?

LAM. diz:
Uhauhauahuah foda!!! Homem-Humano tem o meu nome, minha aparência ( rosto somente ), tem pai e mae com o mesmo nome que os meus ( aparência é outra )... é órfão que nem eu...

¤ CX ¤ diz:
Orfão?

Homem-Triunfo

Homem-Triunfo, criado por Lam

LAM. diz:
sim.. o Homem-Triunfo é falecido em suas historias... Minha amiga chorou quando eu escrevi a 1a versão da morte dele... uheueheuhuehueheheuehueh pensando que tinha sido de verdade... Meu pai morreu de câncer.. mas na historia eu pus q foi baleado ( identidade civil)... mas a versão atual é outro, mas nao vou contar... Eu tenho nada do Homem-Humano... Pq ele tem mais força de vontade do que eu... ehehehee

¤ CX ¤ diz:
Momentos finais... vou colocar as perolas que consegui pra finalizar...

JJ pergunta: SERIA JUBILEU UM GAMBIT DE SAIA?

Livre interpretação, Lan

LAM. diz:
Hahahaaha !!! Sim !!! Mas a Jubileu é insignificante, nem lembro que ela existe mais...
OBS: Esse JJ merece uns socos tb...

¤ CX ¤ diz:
Do limbo, surge o último a fazer perguntas... são duas:

Bandana pergunta: O que ele faria com o Gambit se fosse contratado pra escrever um titulo solo com o Cajun, com no minimo 12 edições?

J.R. Dib diz:
Mataria na primeira e faria o enterro durar as outras 11 edições?

LAM. diz:
A vontade seria essa uheueheuhe!!! Quem é esse Bandana? É aquele que acha que é um Cajun?

¤ CX ¤ diz:
O próprio

J.R. Dib diz:
Cajun é todo cidadão nascido na região sul dos EUA, especialmente na Lousiania, perto da Foz do Mississipi, é uma mistura de negros advindos do Caribe, com colonizadores franceses. Estes tem uma cultura própria e um dialeto do inglês próprios!

¤ CX ¤ diz:
......................???

LAM. diz:
Mas eu faria ele sendo contratado pela Shield como espião... Acho que o Gambit tah nem ai pra Questao Mutante... Entao.. eu faria o que fizeram com a Fusão... colocar ele num outro ambiente...

¤ CX ¤ diz:
Ultima e derradeira pergunta também do Daniel Bandana:
"....e sem querer abusar, você se concidera um clichê?"

LAM. diz:
Acho que sim.. porque todo mundo ja prevê minha reação...

¤ CX ¤ diz:
Terminamos com essa ultima pergunta nossa entrevista. Lan, obrigado por participar.... você bateu o recorde de perguntas feitas ao entrevistados

Metade delas de pessoas que queria estrangular você...

Eddie diz:
E também o recorde de tempo

J.R. Dib diz:
Mas não o recorde de digitação lenta e longa, essa ainda é do Jão!

LAM. diz:
Hahaha... Que bom... É isso... falem mau de mim mas falem de mim...

Gostaria de agradecer muito a oportunidade... Agradeço a todos... Foi muito divertido.. Espero estar no Em Foco Astonishing X-Men... e quem sabe num do X-Factor... Adios... Crianças, Comam verduras e não leiam nada com o Gambit...

OBS: Nem falei bem do Cyclops hehehe !!!

J.R. Dib diz:
Andrei revira-se em sua casa!

¤ CX ¤ diz:
Estamos encerrados...? Alguém deseja mais alguma coisa?

LAM. diz:
Alem da Minha morte?

Eddie diz:
Já matamos o Kurt Busiek hoje...

J.R. Dib diz:
Lam, queria desculpar contigo qualquer comentário mais áspero aqui na entrevista e falo em meu nome (não sei do resto), que sem você quebrando o pau lá no orkut, acho que as discussões não seriam tão divertidas, sabendo maneirar o que se fala, pode continuar assim! Senão a gente te chuta da comunidade!! Abração!

LAM. diz:
Hahah !!! Tranquilo... se eu me ofendesse teria te xingado... So me revoltei no Cão ser o Creed... Isso que me ofende...

« Jøåø » diz:
Lembrando da pergunta que você me fez, não tenho nada contra você. Só te acho chato às vezes. hahahahaha Mas isso eu também sou. hahahahaha

LAM. diz:
Se falar mau do Cyclops, Hal Jordan, Demolidor, Bico, Layla Miller e Fables.. eu surto.. so isso..

« Jøåø » diz:
Só falo do Hal Jordan. Que é um babaca. hahahaha

J.R. Dib diz:
uhahuauhahua Vixeeee

Eddie diz:
Bem, eu e o Lam temos gostos parecidos. Talvez por esse motivo nunca tenhamos nos estranhado por aí, mas ele é muito mais cabeça-dura e reclamão. Gostei de participar e me diverti aqui, e concordo com o que o JR falou. Somos como uma equipe de super-heróis, e toda a equipe tem um chato.

J.R. Dib diz:
lá vem! huauhahuauhauha


LAM. diz:
Eu sou o Guy Gardner uehuehue

J.R. Dib diz:
E não é q parece?!


« Jøåø » diz:
Ah é? Quem te deu o anel? hahahahahaha

¤ CX ¤ diz:
Bom, já que todo mundo fez depoimento "choroso" eu acho que tirando o Avalanche, somos as "mumias" da XMB e acho que já fiquei "imunizado" com suas tosquices. Do mesmo modo, eu xingo sem dó... e não vou me desculpar PORRA NENHUMA! Rs

Homem Humano com o passar do tempo

Homem Humano ao logo dos anos

Vamos encerrar por aqui porque já saturamos de LAN por um dia!!! Até a próxima!!


Editores 616




...:::Anexo:::...
Não deixe de visitar as páginas com arte pessoal do Rafael Lan nos endereços abaixo:

http://rafael-lam.blogspot.com/ - Blog.

http://lamzao.deviantart.com/ - DeviantArt.

http://www.comicspace.com/lam/ - Comic Space.

comments powered by Disqus