quarta-feira, 10 de maio de 2017

Steve Englehart fala sobre sua criações em Guardiões da Galáxia vol.2


Tive o prazer único de no ano de 2015 conhecer pessoalmente Steve Englehart, roteirista da Era de Prata da Marvel e que escreveu célebres histórias dos Vingadores, Doutor Estranho e Capitão América no final dos anos 70. Mas além de suas passagens mais notórias, o escritor - agora afastado dos quadrinhos - deve ser reconhecido também por ter dois personagens criados por ele que se tornaram famosos com a franquia dos Guardiões da Galáxia vol.2 Veja o que Englehart tinha a dizer sobre seus personagens ganhando vida na telona:

"Sim, fui eu" disse Englehart ao UPROXX sobre ele ser o criador do Senhor das Estrelas. "Mas nenhuma daquelas coisas. Quero dizer, eu criei o Senhor das Estrelas, certo? Já expliquei isso zilhões de vezes até. Eu criei ele e deixei a empresa logo depois. Então qualquer coisa que veio depois disso, foram feitas por outras pessoas. Daí, surge esse cara nas telas que tem nada a ver com minha criação. Bem, ele é meio babaca e o que cara que eu criei era um babaca de verdade. Mas, tem uma distância básica relativa com o cara que eu criei. Ainda assim fui eu quem criei. Então, você vai ver meu nome na tela e todas as coisas boas que vem com ele. Mas queria deixar claroq ue: Além de criar ele, eu não fiz com que ele tivesse a popularidade que tem hoje. Então, isso é diferente. É a primeira vez que um personagem meu aparecerá nas telas e ele é um cara totalmente diferente. Eu não tinha muitas expectativas nem de um lado e nem de outro".

Já a personagem da Mantis, Englehart tem outro carinho por ela, como os velhos leitores devem saber. Conversando com o Hitflix, Steve contou a história da personagem além da Marvel. "Eu deixei a Marvel pela DC e eu fui a uma convenção em San Diego. Alguém apareceu e disse - 'Vai ser a última vez que veremos a Mantis? - E eu sendo um jovem escritor de quadrinhos disse pra o rapaz que descobriria um jeito de vê-la de novo. Isso levou a Mantis a aparecer numa história da Liga da Justiça com outro nome (Willow), claro. Porque a Mantis fazia parte da copyright da Marvel. Mas eu me diverti bastante na história da Liga da Justiça em que aquela mulher alienigena aparece e fala que 'Não posso falar de onde eu vim, não posso dizer nenhuma história, mas aqui estou". E era divertido, então disse que iria colocar ela em tudo que fosse fazer desde então" disse Englehart. A personagem, vale lembrar, apareceu depois como Lorelai no gibi independente Scorpio Rose e outros lugares.

"A medida que a vida passava eu me dei conta que eu não podia colocar ela em tudo que eu fazia. Então eu reconheci ali que havia uma linha bem destacável entre a diversão e a indulgência. E assim ela deixou de aparecer por um longo tempo" disse o escritor e complementou dizendo que não se incomoda com as mudanças na adaptação da personagem porque entende que quadrinhos e cinemas são "coisas diferentes entre si".

"Ela é minha primogênita, em certo sentido. Ela é uma personagem que eu realmente aprendi muito sobre o estilo de se escrever quadrinhos enquanto fazia as histórias dos Vingadores e todo resto. Quer dizer, ela é profundamente o DNA do que eu faço numa época que eu era mais jovem e criativamente livre. Ela me seguiu na DC. Me seguiu na Eclipse. Me seguiu na Tor. Eu não era obsecado por ela, mas ela estava sempre ali pra eu fazer isso. É meio que parte de quem ela é, alguém que eu podia fazer essas coisas. Eu espero que eles façam algo legal pra ela nesse filme. Eu espero que ela se saia bem. Mas não sei. É onde todos esses relatos terminam: Não sei".


As duas entrevistas foram dadas quando Steve Englehart ainda não tinha visto Guardiões da Galáxia vol.2 na premiere semanas atrás. Ele e Jim Starlin participaram do evento junto com os atores e ainda estamos aguardando o que ambos acharam do filme.

Coveiro

comments powered by Disqus