segunda-feira, 30 de julho de 2018

A nova fase conturbada de Peter Parker, o Fantástico Homem-Aranha


*ATENÇÃO! Esse artigo possui spoilers da edição que foi lançada nos EUA. Leia por sua própria conta e risco!


Nick Spencer mal começou o novo arco de histórias do Homem-Aranha e já colocou o herói em uma situação completamente maluca. E ele ainda está acompanhado de um artista que entende bem dessas loucuras, fazendo fama com um personagem de sua autoria na Image, o Invencível. O artista em questão é exatamente Ryan Ottley, o cara das situações mais surtadas que já desenhou ursos assassinos, tubarões voadores assassinos... e um carinha que consegue sobreviver com apenas o troco do corpo de cima. E por aí vai!

A primeira edição de Amazing Spider-Man, já nos mostra que a vida do Parker ruiu muito mais do que vimos no arco final com o Duende Vermelho. A começar que o trabalho que o Peter teve sua graduação caçada, depois que uma moça descobriu que quem na verdade escreveu o TCC de graduação não foi Peter Parker e sim Otto Octavius. E logo em seguida, Parker foi demitido do jornal, que tinha como chefe Robbie Robertson, como consequência da acusações de plágio. Isso porque não disse ainda que ele compartilha um apartamento com o filho do Robbie e com um ex-vilão e ex-membro dos Thunderbolts, Bumerangue, que parece que está em fase de reabilitação!


Junte ao fato que o Aranha ainda teve um encontro surpresa com o novo prefeito de Nova York, Wilson Fisk, para fazer uma homenagem e dar-lhe a chave da cidade. Claro que o Parker não aceitou e viu isso como uma forma de bajulação do Rei do Crime para tentar manipula-lo!

Adicione que o Parker, após isso tudo contado, enfrentou uma invasão alien, com os seus amigos Vingadores e heróis urbanos, que se tratava mais na menos do que uma ilusão do Mistério. Parecem confuso? Calma que vem mais!


Tudo isso foi contado como um recordatório pelo Parker, em seu momento de confissão com a amada, com quem retornou depois de sua fase Brand a New Day, Mary Jane. Pois é, voltaram definitivamente!

Claro que rolou um pós-crédito, que nos mostra o julgamento do Mistério, que foi defendido pela advogada, que na verdade é a super-vilã Besouro, aparentemente teve um surto de loucura no meio da sessão, que pode ser o efeito do próprio gás. 


Nisso, após aparentemente a advogada sofrer uma crise de vômitos, expelindo vermes pela boca, aparece uma outra figura estranha dizendo ao Mistério que ele não tem sido eficiente contra o Parker e que agora, está na hora dele começar a ir mais fundo em suas ações! Mas, ele descobre que na verdade, essa figura não passou de uma ilusão da sua mente e que precisa de ajuda.


Para fechar a edição, temos um teaser do Parker indo para a Universidade para realmente, com o mérito próprio, conseguir sua pós-graduação. E descobrimos que um professor em específico, solicitou uma chance para poder auxiliar o Parker em sua graduação, sem que haja nenhum problema futuro, e que esse professor é ninguém menos que Curt Connors, o Lagarto, e ele estava em sua forma reptiliana, sendo o professor mais animal da Universidade Empire States.


E é aqui que começa a segunda edição, com uma turma de alunos que não se importam com a presença do Lagarto sendo o professor de pós-graduação deles, apenas o Parker não acreditando no que está havendo.

Para melhorar os ânimos, Curt reverte para a forma humana, o que impressiona o Parker, que sempre acreditou que um dos maiores problemas do professor Connors é justamente a longa batalha dele contra sua forma animal. E descobrimos como o Connors conseguiu agora esse feito! Ele criou um aparelho, feito em adamantium, que controla as transformações e o mantém no controle consciente da fera. Gostaria de enfatizar aqui o efeito gráfico, que o artista Ryan Ottley fez, para a transformação do Lagarto para o Connors. Ficou devendo um pouco para o colorista dar um toque a mais, mas o desenhista aqui deu o seu toque pessoal, que já é visto em seu trabalho autoral.


Um outro detalhe sobre o inibidor é que o Connors também programou uma ação preventiva. Qualquer ato do Lagarto contra uma vida humana, até mesmo se ele pensar em dar um bote em alguém, automaticamente o inibidor trava todas as funções motoras do Lagarto, até que ele volte a forma humana. Fiquem atentos a esse detalhe pra mais pra frente do texto.

Enquanto isso, em outro ponto da universidade, temos dois faxineiros que estão tramando algo. Esses dois faxineiros são na verdade o Treinador e o Homem-Formiga Negro, O'Grady.


Logo em seguida, o professor Connors conversa com o Parker sobre os benefícios de retornar a Faculdade e de como ele gostaria que o Parker deixe ele ajudá-lo, após os escândalos de plágio do Peter. Connors também apresenta seus novos estudos, que vão ajudá-lo ainda mais com o problema do Lagarto, que é um estudo de uma máquina que o Parker lembra muito bem. É a mesma máquina que tornou uma aranha radioativa, picou a sua mão e deu seus poderes. Pois é! Percebam que a história está de novo trazendo as lembranças de origem do herói e de novo procurando explorar mais ainda a ideia de poderes e responsabilidades do nosso herói.

Continuando, no momento de conversa entre aluno e futuro professor, temos a aparição dos dois vilões citados anteriormente, invadindo a sala de aula. No mesmo instante, o professor vira o Lagarto, mas ele trava. Lembram-se da trava de segurança do inibidor que citei anteriormente? Pois é, é assim que ele funcionou!

Rapidamente, o Parker fez uma graça com o Treinador, que arremessou o Parker contra uma mesa com reagentes e rapidamente, Peter cria uma distração misturando os reagentes para criar uma fumaça, para dela ele surgir como o Aranha.


Após o Aranha derrotar os vilões e questionarem como o Aranha surgiu ali, os leitores são surpreendidos com um detalhe. Homem-Aranha e Peter Parker juntos e separados!


E você deve estar se perguntando COMO isso aconteceu? O que está acontecendo até agora? Poderemos ter uma reposta na terceira edição do arco Back to basics (De volta ao básico)!

Apenas pra não deixar escapar detalhes, não posso esquecer de mencionar que a segunda edição começa com uma cena na África e uma mão atirando com um rifle contra um elefante! Sacaram a deixa? Bom, vamos seguir!


Parker está nas ruas enfrentando dois vilões, que ele diz que são da lista D de vilões dele! Aro e Marko, o Homem-Montanha! Eles estavam roubando...  livros de uma feira com melhores preços pelas primeiras edições! E os caras estavam roubando para vender no e-bay! É sério! 


Após o Aranha dar uma surra neles, ele compra dois livros da feira e dá para os vilões, para incentivá-los a leitura! Bem positivo essa parte não é mesmo?

O que dizer então do momento romântico e confidencial entre Peter e Mary Jane? Adorável!


É inegável que temos aqui um pequeno arco de história do Aranha que está procurando trazer claramente o forte conceito do universo do Aranha, que consiste em poderes, responsabilidades e consequências, que deveria ser esse cerne do seu universo.

Particularmente, estou gostando da química de produção entre Ryan Ottley e Nick Spencer, produzindo um material que parece que ambos estão em constante conversa, para que a parceria funcione tão bem. Estou realmente curioso para saber o caminho que o universo do aracnídeo pode levar pelas mãos desse roteirista!

E vocês, o que acham que podem esperar dessa nova fase? Comentem aí o que estão achando!

As duas primeiras edições de Amazing Spider-Man já estão a vendas nos EUA e tem roteiros por Nick Spencer, arte por Ryan Ottley e contribuição na primeira edição do artista Humberto Ramos. As capas também são assinadas por Ryan Ottley.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus