sexta-feira, 27 de julho de 2018

Jessica Jones: Afastada

Depois de muito, muito tempo, finalmente a Marvel resolveu apostar de novo na personagem em história solo e deu a Jessica Jones sua própria mensal. Mas a maior surpresa aqui é ver que depois de muito, muito tempo, Brian Michael Bendis voltou a escrever algo que merece um polegar pra cima. Quem conferiu Jessica Jones: Afastada, um dos mais recentes encadernados da Panini sabe exatamente do que estou falando.



Brian M. Bendis e Michael Gaydos voltam a parceria de sucesso e surpreendem de fato os fãs quando depois de algum tempo sumida, nos deparamos com a Sra. Jones de volta com sua vida pelo avesso e saindo de uma prisão de segurança máxima para super-seres. Não se sabe ao certo o que ela fez para parar ali, mas Jessica está sozinha nessa e não quer o apoio de ninguém.

Depois de anos, ela volta ao antigo escritório da Codinome Investigações, toma um banho e enquanto ouvia a velha secretaria eletrônica com muitos recados acumulados, se depara com a Misty Knight batendo a sua porta. Ela, concorrente direta de Jones e que nunca foi muito com a cara dela, quer arrancar a força o lugar onde Jessica escondeu a Danielle, filha dela com Cage. Pelo visto, além da prisão, o casamento vai de mal a pior. Jones literalmente expulsa a força a Misty de seu escritório.



Pra fugir um pouco os pensamento disto, Jessica tem a sorte de ver seu telefone tocar e ser um caso. Sem hesitar, ela vai encontrar a mulher num café público e ouve a insana história de que o marido dela veio de outra dimensão. O homem com quem ela disse que sempre foi casada a anos, acordou do nada assustado dizendo que era casada com outra pessoa e que tinha uma filha com ela. Acreditando que aquilo era mais que simples loucura, a mulher foi procurar Jessica. Obviamente, a nossa detetive achou aquilo tudo muito surreal, mas se acontecia no mundo dos super-heróis, porque não acreditar que essas trocas poderiam um dia vir a acontecer com um civil? Jones decidiu pegar o caso.

O papo com a cliente foi interrompido assim que Jessica Jones percebeu que estava sendo seguida de novo. Tentou se esquivar pulando (e aterrizando sem jeito) de prédio em prédio e acabou topando com Jessica Drew. E assim ela seguia até inevitavelmente chegar o dia em que Luke Cage em pessoa topou com ela. A briga dos dois ali teve direito a porta de carro arrancada e até a câmera de Jessica levada. Ela acabou fugindo sem dizer a Luke onde estava a Danielle e acabou que alguém de longe filmou no celular a confusão dos dois.

Ainda em fuga, dormindo em um quarto de hotel qualquer, Jessica finalmente volta a rever sua filha quando sua mãe (que ela não fala fazia muito, muito tempo) aparece para uma visita. Ela levou Danielle junto e mostrou que a garotinha começou a dar os primeiros passos. A mãe ainda custa a entender porque Jessica não quer ver Luke Cage e já avisa que se um dia ele souber da menina e for buscá-la, ela não poderá fazer nada. Jones, ainda morrendo de saudades da filha, promete dar um jeito em tudo em breve.



A virada na trama dessa história acontece no dia seguinte quando Jessica Jones é atacada em plena luz do dia pelo vilão Mancha e levada numa van para sabe-se lá onde. Enquanto esteve desacordada, sonhou até com a versão adulta da Capitã Danielle Cage América, mas foi só um aperitivo do Bendis citando o trabalho do colega Al Ewing. Quando acordou de fato, Jessica conheceu de fato a pessoa por trás do Mancha, Alison Green, a mesma mulher falsamente acusada de ser terrorista pelas visões do Ulysses. Agora, meses após o fim de toda Guerra Civil II. Desde então, Alison se juntou a um grupo anti-heróis e vem requisitando uma vingança pessoal principalmente contra Carol Danvers. E ela acreditava que Jones, que conhecia eles por dentro mas tinha todos os motivos para odiar esse tipo de vida, poderia entregá-los.

Jessica foi liberada para ter seu tempo pra pensar nisso. Quando tentou ir pra seu escritório de novo, viu Cage na porta com um policial. O policial suspeitava de que o video gravado por aí com Cage ameaçando Jessica seria um caso de crime doméstico. Já Luke, desesperado, ouviu de Misty Knight aquela bronca sobre ela nunca ir com a cara da Jessica. Enquanto os dois amigos se abraçavam, Alison de novo filmava tudo. Já Jessica se encontrou com Carol Danvers e contou tudo sobre o que ouviu da Srta. Green. Aparentemente, Carol tinha armado tudo para deixar a Jessica presa e assim ser alvo perfeito dessa conspiração que secretamente vinha atacando herois por aí. Carol pede para que Jessica continue o disfarce pois precisa saber os novos alvos da conspiração anti-heróis e mesmo a contra-gosto, Jones segue seu serviço.



Se não bastasse a confusão, Jessica Jones é chamada a delegacia pois a mulher que era sua cliente foi assassinada pelo marido, aparentemente aquele que se dizia de outra dimensão. O Detetive em questão era Costello, o mesmo que conversava com Luke Cage antes e se preocupava com a tensa situação entre Luke e Jessica que se via pela internet e jornais. Jessica jurou que Cage nunca foi agressivo com ela e estava ali para poder conversa de verdade e pra valer com o marido assassino.

Na sala de depoimento, o Sr Brownlee parecia uma pessoa muito segura de suas atitudes e extremamente convicto de que ele não era dessa dimensão e seu argumento para provar isso foi matar essa tal sua esposa dessa dimensão e beber o sangue dela. Era algo que segundo ele, se ela fosse esposa mesmo, ele não teria coragem para aquilo. E como foi comprovado que não era, aquela realidade para ele em nada importava (e essa é portanto a colocação mais sem noção do Bendis nessa história). O Sr. Brownlee continuou a falar sobre sua ideia de que a Terra não era mais a mesma e que não só ele, mas outras pessoas, alguns dos heróis conhecidos por Jessica Jones, tinha sido transferidos. Mesmo sem dizer o nome, o sujeito descrevia os eventos das Guerras Secretas. Jessica ainda não comprou a ideia, mas ficou com a pulga atrás da orelha no fim.



Uma vez de volta ao escritório, Jessica ficou com as palavras de Brownlee na cabeça e isso a irritou por achar que a Carol Danvers estaria mesmo protegendo tal informação de muitos.  Acumulando isso com toda tensão com Luke e a filha, vemos no dia seguinte Jessica aceitando a proposta de Alison em troca de uma grana. Ela entregaria Carol Danvers para ela começar sua vingança. Tudo então aconteceu de forma inesperada - a Capitã Marvel teve seus poderes inutilizados e foi atacada pelo Mancha e levada para Alison. A sra Green confessou seus planos e que seus próximos alvos seriam os Campeões. A partir disso, a farasa se desfez, Carol estava gravando tudo e Jessica revelou que fingiu a traição. A Capitã Marvel nunca perdeu mesmo os poderes de fato.

Agora que a farsa de longa data caiu, Carol prometeu ligar para Luke Cage e explicar tudo desde o começo. Ela acreditava que mesmo fulo da vida, Luke iria entender. Jessica aproveitou para tentar falar sobre o caso citado pelo seu outro cliente das duas dimensões misturadas, mas a Capitã Marvel desconversou, E quando foi para a casa da sua mãe finalmente ver a filha, descobriu que Luke Cage a levou e não quer saber mais dela. Vai ser um problema contornar a confusão do casal depois disso. A Mãe de Jones deu até um puxão de orelha - Família era pra sempre estar em primeiro lugar.



Por enquanto, a história deste encadernado acaba por aqui. É o que temos pra hoje do gostinho mais próximo do que era Alias. É bacana ver a questão das terras mescladas sendo trabalhada pela ótica dos civis. Esse lance de trabalhar os problemas dos supers no meio mundano é a marca que fazia a história da personagem ser diferente. E por enquanto, apesar de um ou outro argumento mais fraco, esse clima voltou.

Coveiro

comments powered by Disqus