segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Episódio 4 de Agatha desde Sempre é uma homenagem a banda 'Fleetwood Mac' e a série 'Daisy Jones & the Six'

Na estreia da série do Disney+ e do mais recente projeto da Marvel, "Agatha desde Sempre", Kathryn Hahn faz uma performance perfeita como a detetive Agnes O'Connor, com o episódio inteiro imitando o sucesso da HBO "Mare of Easttown" antes que o feitiço da Wanda fosse removido para revelar que Agnes é na verdade Agatha, uma bruxa agora sem poderes. No terceiro episódio, o programa oferece sua própria versão de outro favorito da HBO, "Big Little Lies". Então, a qual série popular o quarto episódio, intitulado "If I Can't Reach You Let My Song Teach You", faz referência? Bem, para os fãs de rock, é fácil apontar que seria "Daisy Jones & the Six", um grande série original do Amazon Prime Video baseado no romance best-seller de Taylor Jenkins Reid.

Com a provação desta vez sendo o "Fogo", o foco gira em torno da personagem Alice Wu-Gulliver, interpretada por Ali Ahn. Vimos no episódio anterior, enquanto o coven vivenciava visões aterrorizantes de seus medos, que Alice viu sua falecida mãe Lorna (Elizabeth Anweis), que fala à filha algo horripilante e enigmático: "É a minha vez, isso vai me matar." Também sabemos que Lorna era uma musicista com base nas histórias de Alice sobre ela, então quando as bruxas chegam a uma casa misteriosa decorada como um estúdio de gravação, fica claro que os talentos musicais de Alice — e a versão de sua mãe de "The Ballad of the Witches Road" — podem salvá-los desta vez.

A mãe de Alice, Lorna, definitivamente se parece com Daisy Jones... e Stevie Nicks. No caso, para os amantes de rock, há uma clara inspiração da série da Amazon na banda de rock Fleetwood Mac, um grupo dos anos 60 que durou mais de 50 anos de carreira e vendeu mais de 120 milhões de cópias no mundo. Apesar de ter passado por várias formações, aquela que teve mais sucesso foi a que começou em 1974 com a presença de uma dupla rock folke Lindsey Buckingham e Stevie Nicks. Juntamente com Christine McVie, estruturaram em definitivo o pop rock como principal gênero do grupo e lançou os albuns Fleetwood Mac (1975) e Rumours (1977). A banda continuou existindo, passando por muitas crises e mudanças de elenco até recentemente. Contudo, em 2024, dois anos após a morte de Christine McVie, Nicks disse que o grupo havia cessado as atividades.

Voltando para Agatha desde Sempre, é notório a influência musical nesta nova versão da "Balada do Caminho das Bruxas" cantada no episódio 4. Quando o Coven adentra a nova casa onde serão testados, todos eles são repentinamente transformados e passam a usar roupas e penteados espetaculares dos anos 1970; Não só isso, mas a casa também é decorada para parecer exatamente um estúdio de gravação, completo com um metrônomo, toca-discos e toneladas de instrumentos. 

Como se a referência a "Daisy Jones & the Six" não fosse o suficiente, o episódio também faz referências notórias à cantora da vida real Stevie Nicks, que sempre cultivou um ar meio de bruxa (tanto musicalmente quanto em termos de vestimenta, já que ela é frequentemente vista em roupas esvoaçantes e apropriadas para bruxas). Há também um pôster do Fleetwood Mac na parede do "estúdio", o que torna a referência ainda mais profunda; a infame luta interna do Fleetwood Mac inspirou fortemente a narrativa de "Daisy Jones & the Six", e sua personagem principal Daisy Jones (Riley Keough) é definitivamente uma versão ficcional de Nicks.

O pôster que faz referência a banda que aparece no episódio também tem uma particularidade. Ele se refere ao concerto realizado em 7 de Mao de 1977 no Oakland Stadium e fazia parte de um festival chamado Day on the Green. Day on the Green era um festival recorrente em Oakland, Califórnia, apresentado pelo promotor Bill Graham e sua empresa Bill Graham Presents. Realizados no Oakland–Alameda County Coliseum, esses eventos começaram em 1973 e continuaram até o início dos anos 1990. É curioso ver que justamente no episódio em que a Bruxa Verde aparece, temos o pôster referente ao festival com esse nome.



Para passar nesse novo teste, as bruxas percebem que a versão única da mãe de Alice sobre "The Ballad of the Witches Road" pode ajudá-la a superar a maldição geracional que afligiu sua família e sua mãe — que provabelmente é o que sua mãe estava falando na visão do episódio 3. A letra modificada da canção virou uma espécie de 'magia de proteção'. Com o grupo se juntando para tocá-lacom Alice no piano, elas fazem aparecer uma manifestação física medonha da maldição e, finalmente, explodi-la em chamas quando Alice e a banda improvisada alcançam o crescendo da música.

 Agatha: Desde Sempre, estrelado por Kathryn Hahn como Agatha Harness, deverá consistir em nove episódios. O elenco de apoio do programa contará com vários rostos conhecidos de WandaVision, incluindo Emma Caulfield Ford (Sarah Proctor), Debra Jo Rupp (Sharon Davis), David Payton (John Collins), David Lengel (Harold Proctor), Asif Ali (Abilash Tandon ), Amos Glick (Dennis), Brian Brightman (xerife Miller) e Kate Forbes (Evanora Harkness). Outras adições incluem Aubrey Plaza, Joe Locke, Sasheer Zamata, Ali Ahn, Miles Gutierrez-Riley, Okwui Okpokwasili e Maria Dizzia.

Além de roteirista, Jac Schaeffer irá dirigir alguns episódios ao lado de andja Monteiro (Wednesday; The Chi) e Rachel Goldberg (Cloak & Dagger; Mayans M.C.)

"Agatha desde Sempre" estreia novos episódios no Disney+ toda quarta-feira.

Coveiro

comments powered by Disqus