segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Fabulosos X-Men: O (Trágico) Fim da Era Bendis



Após uma longa agonia que vem se arrastando desde o arco do testamento do Professor Xavier, o final da passagem de Brian Michael Bendis chega. E se estavam esperando um final arrebatador, pode esperar deitado!

Hank McCoy, para variar, está enclausurado em seu laboratório de pesquisa. Ororo, então, pede para que ele compareça ao salão da mansão da Escola Jean Grey. Lá, estão reunidos os X-Men. É hora do Fera encarar seus erros, em especial, as violações perpetradas ao espaço-tempo.

Vinte minutos antes, Kitty encontra seu ex-namorado Colossus. Apesar do encontro parecer uma coisa, Rasputin percebe rapidamente do que se trata: Kitty está preparando o terreno para que Magia se encontre com o irmão. Kitty tenta explicar tudo que vem ocorrendo com ela, mas Rasputin só quer saber de se reconciliar com sua irmã. Enfim, Colossus e Magia estão bem novamente.



A intervenção (ou julgamento) prossegue. Fera não está nem um pouco à vontade com todas as verdades que estão sendo jogadas na sua cara. Todos ali o pressionam para que enxergue todos os erros que ele cometeu. Hank não está nem um pouco interessado em dar ouvidos aos seu colegas.

Trinta minutos antes, Drake (a versão mais velha) encerra um treinamento com os ex-alunos de Scott Summers. Enquanto se dirige para seu dormitório, acaba encontrando os jovens Drake e Grey. E o papo acaba girando em torno da sexualidade de Drake. Após um intenso debate, Drake (o mais velho), acaba revelando sua verdadeira orientação sexual, mesmo após anos tendo relacionamento heterossexuais.

No salão da mansão, o clima esquenta. As acusações em cima de Fera só aumentam. Fera é massacrado por diversas críticas aos seus atos. E o clima fica cada vez mais quente.

Quarenta minutos antes, os Novíssimos X-Men tentam relaxar. Mas Jean Grey tem a ideia de dar um tempo com a equipe. Warren então propõe que todos ali se separem por um tempo. O jovem Fera se afasta, amargurado por ser responsável pela destruição dos X-Men. Jean o segue e, após uma breve conversa, se beijam.



De volta ao salão da mansão, a discussão segue calorosa. Fera justifica todos seus atos a Scott Summers e a evitar o genocídio mutante. Todos ali repetem que a questão ali não é Summers e sim ele. Revoltado, Fera deixa todos falando e se dirige de volta ao seu laboratório. Então, um Cérebro emite um alerta mutante, Washington DC.

Todos na sala (menos o Fera adulto) vão para Washington. E lá encontram Ciclope discursando, mostrando o quão benéficos para o mundo os mutantes podem ser. Ciclope enfatiza que o pior pesadelo dos humanos normais era que todos ali presentes se unissem e atacassem a humanidade. Mas nada disso acontece. E mesmo o clima de confraternização não desaparece com a chegada de Magneto.

Fera, da mansão e com as malas prontas, assiste a tudo. Percebe que o plano de Scott Summers deu certo. Ao sair, encontra com Eva Bell. Eva lhe fala que era importante passar pelo julgamento. Após o enigmático diálogo, Hank sai da mansão, sem revelar para ninguém seu destino.

Bom, depois das últimas edições, não há muito o que dizer. A tão esperada edição 600 (publicada em X-Men 34) não lá grande coisa. Uma pena, já que se trata de uma importante revista na Casa das Ideias. O destaque vai pela arte de Immonen, Bachalo, Irving, dentre outros que acompanharam Bendis em sua passagem pelas revistas X. Mas em termos de história, pouco acrescenta.



E para os X-Men somente resta sobreviver às Guerras Secretas. E o que será do futuro da equipe? Bom, somente daqui seis meses saberemos.

Rafael Felga


comments powered by Disqus