quinta-feira, 31 de julho de 2014

Maratona 616: O Lunático Mundo de Rocket

Rocket

É mais que justificado alguém não conhecer a história do Guaxinim Rocket antes de ingressar nos Guardiões da Galáxia. Sua primeira aparição (e que se tornou única) no Brasil ocorreu numa aventura do Hulk (Incredible Hulk 271/Incrivel Hulk #24 da Abril), daquelas que surgiam do nada na mente mirabolante de seu criador e escritor do verdão na época, Bill Mantlo. Desde então, ele se tornou algo perdido para muitos até que Keith Giffen o recuperasse quase 25 anos depois para fazer parte do que viria a ser seus Guardiões da Galáxia. Sua história pregressa parecia obscura, até mesmo para o personagem, mas os estudiosos do Mundo Marvel viriam a descobrir contos de um tempo muito distante, que começou num lugar escondido do resto do cosmo chamado Meio Mundo, ali no quadrante de Keystone.

Rocket
Primeira aparição de Rocket na Marvel Preview 7 e depois numa história do Hulk

Em 1985, praticamente 10 anos depois da primeira aparição do Guaxinim, Bill Mantlo voltaria  a escrever sobre o mamífero heróico juntamente com o promissor desenhista Mike Mignola. A minissérie Rocket Raccoon foi feita em quatro partes e mesmo cheia de ideias mirabolantes, lá estava embutida uma série de críticas sociais ao mundo corporativo.Nela, Rocket era um Ranger, um defensor maior do povo que jurou proteger, os Lunáticos. Considerados como sacerdotes pelos animais antropomórficos do Meio Mundo, eles promoviam rituais exagerados e escreviam complexidades na tal Biblia do Meio Mundo. Era tudo muito complexo para o Guaxinim entender, mas sua missão era manter as coisas como eram sem questionar.

Para atender o bem estar dos Lunáticos, dois fabricantes dividiam a produção de brinquedos. O reptiliano Lorde Dyvyne da Dyvynities Incorporation e a toupeira Judson Jakes da Mayhem Mekaniks. Porém, como todos grandes empresários do ávido mundo coorporativo, Dyvyne e Judson passaram a jogar sujo para adquirir o controle total do mercado. Judson mandou um de seus palhaços robôs assassinar o chefe da confecção de Brinquedos de Dyvyne e com isso ocorreu o gatilho para aquilo que ficou conhecido como a "Guerra dos Brinquedos".

Rocket
Capa da primeira edição de Rocket Racoon #01

Como protetor do quadrante de Keystone, Rocket foi mais que requisitado para cuidar dessa situação. Junto a ele estavam seu affair romântico, Lyla, a lontra e seu companheiro de aventura Wal Rus, a morsa com próteses de dentes artificiais mais vastas que canivete suiço. No decorrer desta campanha, outras figurinhas emblemáticas surgem, de macacos samurais a crocodilos mercenários. Black Jack O'Hare, líder de uma espécie de lebres ninjas assassinas é um dos contratados para impedir o progresso do Racum. E a tartaruga chamada tio Tarto (Pyke, no original), chefe de confecções de Judson Jakes, resolveu ir atrás do cerne da questão ao roubar a tal bíblia daquele mundo e estudá-la a fundo.

Todo o mistério estaria resolvido nas primeiras páginas do livro sagrado, que no fundo revelou-se como um diário de bordo de uma pioneira missão científica espacial no quadrante de Keystone. Aquele foi um planeta escolhido como asilo para os insanos mentais de uma dada civilização humana. Os doentes, agora chamados de Lunáticos, viveriam em sociedade sendo auxiliados por robôs enquanto que os psiquiatras estudariam o comportamento de longe. Mas como todo estudo científico, um dia a verba de financiamento chegou ao fim e os psiquiatras tiveram que abandonar o lugar, deixando seus pacientes ali a mercê dos robôs.

Rocket

Em sua consciencia lógica, os robôs decidiram que deveriam deter mais de seu tempo em busca da cura da insanidade e para isso precisariam empregar tempo. Tendo em vista que os Lunáticos tinham resultados promissores com animais fofinhos que lhe serviam de companhia, as máquinas decidiram construir geneticamente uma nova geração de bichinhos antropomórficos que lidariam diretamente com os insanos. Deixados juntos sem consciência de suas origens, todos tomaram seus lugares - Os lunáticos como "sacerdotes" e os animais montaram uma sociedade bem organizada ao redor. Já os robôs se afastaram pra outra parte do quadrante longe do Meio Mundo em busca de encontrar a cura.

Essas revelações do tio Tarto caíram como um banho de água fria na vida de Rocket Racoon, que viu sua vida completamente desviada do seu propósito. Curiosamente, entra uma nova questão filosófica apontada por Bill Mantlo. Se a vida que viviam em seu mundinho era feita de insanidade, o que seria o mundo são lá fora? Havia realmente alguma sanidade existente lá fora? E valeria a pena de se expor? Mesmo com o risco do novo, essa seria a última missão de Rocket para o derradeiro fim da minissérie. Junto com seus amigos, Rocket parte para encontrar os robôs fora do Meio Mundo, numa gigantesca nave na forma de um humano.

Rocket

De posse das informações científicas contida na Bíblia dos Lunáticos, os robôs tiveram dados suficientes para produzir a cura. Não que isso fosse algo desejado pelo empresários Judson Jakes e Lorde Dyvyne, que fariam de tudo para não perder seus clientes alienados e, consequentemente, seu mercado de brinquedos. Foi assim que desencadeou a última batalha da tal "Guerra dos Brinquedos" com a Toupeira e o Reptil unidos contra aqueles que queriam libertar finalmente os lunáticos dando-lhes consciência do que eram.

O fim dessa história chega com o Meio Mundo passando de asilo para agora um mundo de humanos livres para montar a sociedade que desejam. E a maioria dos animais partiram com Rocket para conquistar seu lugar em outro lugar no espaço. Apesar do todo deste conto ser quase que um completo delírio imaginativo da parte do escritor, uma olhada a fundo mostra toda essa critica social acima, além de outras curiosidades comportamentais denunciadas de forma caricata pelos animais antropormofizados.

E quanto ao Rocket? Bem, o bichinho praticamente sumiu das histórias da Marvel, tendo basicamente essa única interação com o Hulk no passado, seguido de uma aventura com a Mulher-Hulk e um tempo não relatado em histórias com os Piratas Siderais. Isso até finalmente se ver prisioneiro dos Krees e ser convocado para o time de elite suicida do Senhor das Estrelas que viria a se tornar os primeiros Guardiões da Galáxia.

Rocket
A volta de Rocket e Groot ao Meio Mundo em história apendice em Anhililators.

Dessas memorias do passado, Rocket praticamente não se lembra de nada. E segundo a recente minissérie do Rocket Racoon com o Groot, nem tudo ali aconteceu da forma como foi colocada por Mantlo. Os escritos Dan Abnett e Andy Lanning retornam ao Meio Mundo para concatenar um pouco o milaborante conto daquela minissérie de 1985 com o atual status quo do Guaxinim. Alguns elementos se mantiveram, outros foram reformatados para algo mais pé no chão (se isso é possível). Num final diferente da minissérie, o lugar continuou a existir como hospício. Robôs e animais estavam juntos agora tratando insanos dos mais diferentes mundos e muito dos amigos de Rocket seguiram a vida naquele lugar. Ciente mais uma vez do seu passado, Rocky optou por continuar suas aventuras ao lado de Groot e os demais Guardiões. Mas isso é papo pra outra história!

Coveiro

comments powered by Disqus