sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Kevin Feige comenta as declarações de Snyder e Spielberg


As entrevistas concedidas por Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, para a divulgação do DVD/Blu-ray de "Vingadores: Era de Ultron", tem sido bastante reveladoras e interessantes. O assunto da vez tem a ver com as declarações de Steven Spielberg e Zack Snyder sobre o futuro dos filmes de super-heróis. Confira...

Sobre as recentes declarações de Steven Spielberg, que comparou o atual sucesso dos filmes de super-heróis a onda passageira de filmes de Western que existiu nos anos 50:

"As pessoas vem me perguntando isso por 15 anos. Em 2001, 2002, 2003, havia dois filmes da Marvel, três filmes da Marvel, e eu acredito que ainda é a mesma coisa. O bom é podemos controlar o quão bom eles podem ser e isso é tudo que me importa. Eu acho que nós temos feito muito bem e estou muito confiante nos filmes que já foram anunciadas para o futuro, onde eles tem tudo para ser surpreendentes, diferentes e únicos. Eu já disse muito isso: Eu não acredito no 'gênero de quadrinhos'. Eu não acredito no 'gênero de super-herói'. Eu acredito que cada um de nossos filmes podem ser muito diferentes uns dos outros."

Especificamente sobre a comparação com os filmes de Western, Feige foi bem humorado:

"O Western durou 40-50 anos, e eles continuam a aparecer nos cinemas ocasionalmente. Já tem oito anos desde o primeiro filme do Homem de Ferro, se contarmos esse como o início de nosso UCM...  Talvez então (o gênero de super-heróis) só vai durar mais uns 42 anos."

Sobre a grande variedade de filmes da Marvel Studios, que foi criticada por Zack Snyder, o diretor de "Batman Vs Superman":

"Esses são todos filmes muito diferentes. Todos eles são baseados em personagens e quadrinhos da Marvel, mas a partir de um gênero e uma perspectiva cinematográfica, eles são todos muito originais. 'Guerra Civil' pode muito bem ser um gênero diferente do 'Era de Ultron'. O 'Soldado Invernal' é um thriller político e eu acho que há um mundo mais emocional, mais geopolítico e mais real em 'Guerra Civil' do que houve na 'Era de Ultron', com a máquina assassina criada por Stark. Eu acho que é a mesma coisa que dizer 'Eu não sei quantos filmes baseados em livros podem ser feitos mais. Acho que as pessoas estão cansadas de filmes baseados em livros. Eu não sei quanto tempo isso vai durar.'"

Kevin Feige encerrou a assunto fazendo uma análise sobre o sucesso da Marvel Studios:

"O ano correu muito bem para nós. Da maneira como queríamos: um filme gigante com enormes expectativas e que cumpriu essas expectativas com 'Era de Ultron', e um filme louco que ninguém tinha ouvido falar, com um personagem que as pessoas duvidavam e que também se tornou um grande sucesso com o Homem-Formiga. Isso tinha acontecido no ano anterior com 'Soldado Invernal' e 'Guardiões da Galáxia', então para nós o sucesso está sendo mantido. No próximo ano, esperamos a mesma coisa para a 'Guerra Civil' e 'Doutor Estranho.'"


Acho que agora o Kevin Feige colocou um ponto final nessa discussão sobre a longevidade dos filmes de super-heróis, não? É bem simples: a Marvel Studios não faz simplesmente filmes enlatados de super-heróis seguindo uma única "fórmula de sucesso". Os caras produzem filmes em diferentes gêneros (ação, comédia, thriller político, ficção científica), só que tendo super-heróis como protagonistas. 

Além do mais, desde o ano 2.000, com o primeiro filme dos X-Men, temos filmes de super-heróis todos os anos e, 15 anos depois, ainda falarem em uma "onda passageira" é meio ridículo, não?

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus