X-Men '97 foi a grande surpresa das animações deste ano. Não é a toa que a série animada da Disney+ está concorrendo a várias categorias em diferentes prêmios, muitas vezes competindo com séries live-actions. O desenho que já tem certa nostalgia para os fãs de longa data, tem algo especial para os brasileiros comemorarem: a presença do mutante brasileiro Roberto da Costa. Nosso site teve a oportunidade de conversar com o ator Gui Augustini, que dá a voz ao personagem, que estamos postando em diversos artigos aqui e em breve sairá na integra em nosso podcast.
Em uma longa conversa que já postamos partes aqui, perguntamos a Guilherme sobre algumas curiosidades do processo de gravação de voz, detalhes sobre o sotaque ou mesmo a escolhas das falas em português. Agora, nesta nova matéria, o ator revelou se teve a oportunidade de ver um pouco da animação do seu personagem antes mesmo dos episódios estrearem no Disney+.
"Nas primeiras gravações, não, mas depois, eu voltei pra regravar. Não tudo, mas muita coisa eu voltei pra regravar. Foi por diferentes razões, muitas vezes, o roteiro mudou, eles mudaram falas, e a animação também foi modificada. Então, eu voltei pra alguns episódios. Algumas cenas, mais vezes, do que outras. Mas eu voltei, e aí, na maioria das vezes, que eu voltei, eu vi a animação, porque aí, a gente faz essa questão do ADR, que é o refazer, já com a animação pra poder encaixar a voz ao desenho" revelou o ator.
Então, perguntamos ao Gui Augustini qual foi o impacto e a sua cena favorita ao finalmente ver o desenho por inteiro na estreia:
"A primeira experiência foi muito, muito bacana. Quando teve a premiere, a gente assistiu três episódios no cinema. Foi incrível. E aí, a grande experiência foi porque eu podia assistir muito das outras cenas, porque até então, as partes que eu tinha assistido pra regravar eram somente ali os meus pedaços. Não era nem uma cena inteira com a Jubileu, entendeu? Eu só ia lá, para gravar o que eu falo. E eu regrava, e aí para, aí vai para a próxima parte, porque eu não assistia a cena inteira" disse Augustini.
"Então foi muito incrível assistir do começo ao fim, e tentar lembrar, porque eu também fiz o seguinte: nos primeiros quatro episódios, eu não voltei para o meu roteiro para reler. Eu não lembrava de nada, eu queria ser surpreendido, e eu queria ver como era, sabe? Eu realmente não lembrava de quase nada" contou o ator. "Foram dois anos atrás, então, tipo, eu não lembrava que cena vinha, depois de qual cena, então, era tudo uma surpresa para mim com para todo mundo que viu para a primeira vez. Então, assim, foi muito legal quando assisti e vi que as falas realmente funcionaram, que deu certo, eu fiquei contente com o sotaque"
Sobre uma de suas cenas favoritas ao ver a versão final animada, ele comentou que "foi no primeiro episódio aquela cena com Wolverine no Danger Room, que ele está lá, e o Wolverine aparece, e falei, 'Caramba! Nossa! Como assim? No primeiro episódio, o Wolverine, tenho interação com o personagem que eu mais amei na minha infância!' Então, sim, foi muito bacana, foi uma sensação incrível".
"Foi um grande choque, porque, por mais que eu já sabia como o Roberto ia aparecer, eu já tinha visto e tal, teve muitas partes que eu não vi. Por exemplo, eles se transformando com a mão" disse Guilherme citando outro exemplo.
Acompanhe o Gui Augustini pelo Instagram clicando aqui!
O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto), Gui Augustini (Mancha Solar) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.
Coveiro