quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Hulk: A batalha final

Atenção! Informações inéditas no Brasil!

Já havíamos anunciado aqui anteriormente que uma última grande luta seria o fim de World War Hulk, e as conseqüências desse embate prometiam trazer graves seqüelas para os principais envolvidos desta minissérie. Numa edição com o dobro de páginas, Hulk e o Sentinela se enfrentam, e dá pra imaginar que o resultado disso não vai ser nada bonito.

WWH

Não preciso me demorar muito para resumir as quatro edições anteriores até aqui. Vimos os planos de vingança (ou Justiça, para alguns) do Hulk serem efetivados passo a passo. Seus alvos eram quatro dos integrantes dos seis Illuminati, que sozinhos decidiram ser senhores do destino do Golias Esmeralda e enviaram-no para o espaço distante, casualmente caindo no planeta Sakaar. Lá Hulk ganhou uma nova vida, lentamente esqueceu o ódio que sentia pelos heróis da Terra, mas uma trágica explosão tirou tudo o que momentaneamente ganhou – Reino, Esposa e filho.

Juntou os sobreviventes de seu novo Mundo e os liderou até a Terra, onde residiam aqueles que só podiam ser os culpados por sua desgraça. Então, derrotou-os um a um. O primeiro a cair foi o Raio Negro, rei dos Inumanos. Depois, Homem de Ferro. Mais tarde, Reed Richards, juntamente com outros tantos heróis que ficaram na cidade de Nova York para impedir a grande ameaça. O último foi Stephen Strange, o único ali que já conseguiu deter facilmente o Hulk uma vez. E ainda assim ele caiu.

Photo WWH



Quando começamos a ler World War Hulk 5, o cenário que vemos é bem similar ao início de Planeta Hulk. Numa Arena, poderosos guerreiam até à morte, contra sua vontade. Contudo, ao invés de ser o Hulk e seu bando, lá estão Stark, Richards, Strange e Raio Negro. Eles são os monstros agora e é isso que o Hulk quer provar. E mesmo que no último instante, para surpresa de todos, o Gigante Verde não finalize a morte daqueles heróis como sentença final, aquela exposição não deixa de ser algo trágico.

Photo WWH




Contudo, Anthony Stark tinha um plano, e ele incluía aquele que poderia ser páreo para verdão. E também aquele que também poderia ser uma ameaça tão igual quanto ele. Sentinela e Hulk iniciam uma luta que coloca Nova York abaixo, em que nenhum deles precisa se conter.

Photo WWH




As nuances entre “vilão” e “herói” se tornam difusas mais uma vez. O final deste embate mostra dois outrora amigos fora de controle, com as energias já esgotadas, tornando a serem seus alteregos. Robert Reynolds cai, Bruce Banner fica de pé. O velho Bruce de tempos atrás, conhecido de todos aqueles heróis da Terra, mas um estranho para os alienígenas de Saakar.

Photo WWH


E num momento em que Bruce volta-se para estender a mão para seu velho companheiro Rick Jones num sinal de trégua, Miek o ataca. Rick se joga na frente e salva o amigo, afligido de maneira mortal. Com Rick ferido em seus braços, a raiva retorna e o Hulk junto com ela, desferindo toda raiva para o companheiro Miek. E a cada novo golpe, Miek provocava o Hulk com a verdade que escondia desde Saakar.

Photo WWH




Não foram os Illuminati que armaram a bomba que destruiu o planeta. Foi seu próprio povo, aqueles ainda fiéis ao Rei Vermelho, que preferiam ver o seu lugar completamente destruído do que governado por um Monstro. Miek viu tudo. Sabia de tudo. E preferiu calar-se para que a trilha de destruição promovida pelo Hulk desde que conheceu se perpetuasse. Como “Holku” havia dito, eles nunca deveriam parar de pagar pelo que fizeram.

Photo WWH


Diante de tal traição, o Hulk perde completamente o controle. Ele – o destruidor de mundos – está com tanta raiva que a energia gama que vai sendo desprendida compromete toda a estrutura do Planeta. Nem mesmo ele é capaz de se controlar sozinho agora. Assim, cabe a Anthony “Fodão” Stark contornar a situação. E assim é feito.

Photo WWH


Mais uma vez, o cenário é revertido. O outrora salvador é o destruidor. E Tony é aquele quem contém a ameaça. Hulk, por vontade própria, é revertido a sua forma humana e, por fim, contido pela SHIELD.

Photo WWH


E essa história escolhe bem as palavras com que termina. Chega ao fim a narração da história que vimos lá em Planeta Hulk, citando uma das últimas palavras do gigante. “Não importa do que lhe chamem... Salvador... Destruidor... o que importa é sua escolha”.

Photo WWH


Agora, Bruce Banner dorme em uma câmara de estase em uma base do governo no deserto de Mojave. Contudo, sua raiva não. O fruto dela, que adormecia nas insólitas terras de Sakaar, acaba de despertar. Mas como costumam dizer muitos narradores, “isso é uma outra história”.

Coveiro

comments powered by Disqus