segunda-feira, 12 de novembro de 2007

X-Men: Auxílio(s) Inusitado(s)

X-Men #190

A história começa onde parou na edição passada. Em X-Men 71, com narrativa de Mike Carey e Chris Bachalo ainda impecável, na terceira parte do arco Supernova o ataque à Mansão dos X-Men por Aurora e Estrela Polar só começou. Manipulados pelos misteriosos e poderosos Filhos da Câmara, mais especificamente Serafina e Ferro, os dois ex-aliados começam por destroçar o Homem de Gelo. O objetivo ainda é o mesmo. Matar Dentes-de-Sabre simplesmente por saber da existência desses seres, que não são nem mutantes nem humanos. Ainda cambaleante, Míssil consegue escapar e chamar reforços. Mas talvez os moradores do local não dêem conta do recado. Foi tudo muito planejado. Só variáveis inesperadas podem salvar os X-Men.

Rapidamente, os X-Men que vêm em auxílio de Bob são derrubados pelos gêmeos canadenses "bombados" pela energia roubada momentaneamente por Serafina. Ciclope, Emma, Wolverine, Colossus... todos caem. Isso dá tempo dos dois irmãos se separarem. Aurora fica para terminar de derrubar os X-Men restantes, sobrando para as Novas X-Men X-23 e Mercury que, destroçadas, são consideradas mortas pelos reais mandantes do ataque, que acompanham tudo à distância. A Jean-Paul cabe cumprir a principal missão: assassinar Creed.

X-Men: Supernova

Já nos subterrâneos tecnológicos da Mansão, Estrela Polar se aproxima da cela de seu alvo, quando uma voz adolescente o aborda. É Victor Borkowski, o Anole, o mutante-lagarto que compõe o punhado de alunos que restaram após a Dizimação e os ataques do Reverendo Striker. Aluno mais próximo ao velocista canadense, quando este era professor dos jovens mutantes da Mansão, e o que mais sentiu a tristeza de ver seu mestre assassinado por um Wolverine ensandecido quando controlado pela Hidra. Por um momento percebemos que ainda há alguma coisa de Jean-Paul ali. Ele parece confuso com relação ao que o controlam para fazer, já que a aproximação do pupilo provavelmente o colocou em contato com sua real personalidade.

X-Men Supernova

Mas o controle é mais forte e ele acaba nocauteando o surpreso Anole. Isso dá tempo do primeiro elemento surpresa interferir na missão de eliminação. A renovada (obrigado, Carey!) Vampira, que no momento do blackout da edição passada descera ao subsolo para checar se Creed havia escapado, ataca Estrela Polar. Em uma luta fantástica, em que ela se aproveita de seu dom mutante para, aos poucos, roubar a supervelocidade do oponente e equilibrar o confronto. Porém, diferente dela, ele tem mais experiência com a habilidade e começa a vencê-la. É quando entra em cena o segundo elemento surpresa: Cable. Atraído pelo grande fluxo de energia em direção da Mansão e pelo repentino eclipse solar, Nathan vai ao auxílio dos X-Men e nocauteia Estrela Polar.

X-Men Supernova

No térreo, a esquizofrênica Aurora sofre um golpe muito mais forte do que qualquer soco ou disparo de energia. Mística, recém admitida na mansão, assume sua forma, confundindo a perturbada mutante. Isso dá tempo da terceira surpresa da edição. O Homem de Gelo, reduzido a vapor, passa direto do estado gasoso para o sólido, demonstrando uma evolução do controle de seus poderes. Lembra muito sua versão da Era do Apocalipse, ou mesmo quando, muito tempo atrás, Emma Frost possuiu seu corpo mostrando mais do que uma fração do potencial de seus poderes. Quase desmaiando, Bob derruba Aurora, mas isso o exaure. A bela cena da capa dessa edição se repete, demonstrando não ser tão romântica quanto muitos poderiam pensar. Mística faz no Homem de Gelo o procedimento padrão quando alguém para de respirar.

X-Men Supernova

Com a missão arruinada, Serafina, que parece temerosa com a reação do líder Sangre, vai invisível resolver sozinha o problema, passando sem ser notada pelos abestalhados guardas da UNI. Lá dentro, Nathan explica porque apareceu (o que rende uma cordial recepção de seu ex-pupilo Míssil), o avanço dos poderes do Homem de Gelo são notados pelo Fera e por Karima Shapandar, a Sentinela Ômega refugiada entre os X-Men, enquanto Wolverine percebe algo estranho no ar.

X-Men Supernova

Cable consegue, a pedido de Vampira, usando seus poderes recentemente adquiridos, induzir Creed a falar tudo que sabe sobre os Filhos da Câmara, confirmando as suspeitas de que os gêmeos Beaubier estavam sendo manipulados por terceiros – o que rende uma alfinetada sensacional de Vampira sobre o cabelo pintado de Emma. Enquanto isso, na enfermaria, Serafina, através dos equipamentos que mantêm viva a Lady Mental, acessa os poderes da mutante e entra na cabeça de Sam.

X-Men Supernova

Por que os tais Filhos da Câmara não querem que saibam de sua existência, de onde vieram poderes tão espetaculares, e o que Serafina pretende agora com Sam são incógnitas a serem desvendadas nas próximas 3 partes de Supernova.


« Jøåø »

comments powered by Disqus