sábado, 28 de março de 2009

10 passos para criar um clássico

"Não se mexe em time que está ganhando". Quem nunca ouviu esse ditado na vida? Diante disso, o que pensar da mudança no time criativo dos Supremos? Com a saída de Mark Millar e Bryan Hitch, depois do fim da 2ª temporada, a Marvel resolveu trazer um time com estilo totalmente oposto. O que eu conclui? A editora considerava a equipe "perdedora", afinal, mexeu no time. Sendo assim, quem poderia formar um time vencedor, alavancando a qualidade dos Supremos? Ora, não poderia ser outro: Jeph Loeb.

Supremos

Claro que, como trata-se de um trabalho de Loeb, não poderia ser um review tradicional. Assim, separei em tópicos, como o título do post sugere, tudo aquilo que torna a leitura dessa revista tão especial.

Vilões bons de porrada: onde já se viu um título de heróis onde os próprios quase não possuem vilões? Na maior parte do tempo, vemos apenas personagens humanos e falhos, quase que sendo eles próprios os vilões. Isso é um absurdo! Na "Era Loeb", temos que ter vilões clássicos enfiando a porrada nos heróis. E, para começar com o pé direito, nada melhor que um dos ícones dos anos 90, o Venom. Não importa os motivos dele aparecer ali, muitos menos a falta de explicação do fato dele estar dado como morto até o momento. Se você está questionando isso, não passa de um fanboy mala sem alça. A luta é legal e ponto final, oras.

Supremos

Mercúrio e Feiticeira Escarlate: podem falar a verdade, essas insinuações do Millar sobre uma possível relação incestuosa dos dois já tinha cansado, não é verdade? Loeb, provando mais uma vez porque é o melhor, escancarou a relação dos irmãos, deixando tudo às claras. Muito mais interessante, não precisamos ficar pensando e podemos nos concentrar na pancadaria. Abaixo sutilezas e teorias nas HQs. Não queremos pensar demais.

Supremos

Desenho realista é para os fracos: juntar os roteiros primorosos de Loeb com a arte fascinante de Joe Madureira foi outra sacada de gênio da Marvel. Se eu quero ver uma arte que lembra um filme, vou ao cinema de uma vez. Estilizado é muito melhor. Afinal, o braço do Thor tem que ser desproporcional mesmo, pois o sujeito é um deus.

Visual retrô: clássico é clássico. Aquele Thor hippie, por exemplo, era uma heresia. Muito melhor essa nova versão do personagem, com direito ao martelo de sempre e ao linguajar pomposo. Claro, sempre vai existir algum chato que vai querer saber porque mudou o visual do Mjolnir, mas isso é pura bobagem. Outra evolução foi o visual da Vespa, com máscara e tudo.

Novos personagens e velhos personagens modificados: seria a Valquíria que apareceu aqui a mesma dos Defensores? Se sim, como ela conseguiu poderes e um cavalo negro com asas? São essas perguntas relevantes que fazem uma boa história. Fora isso, temos um dos melhores personagens da editora estreando no Ultiverso, que é o Pantera Negra. Estou esperando outra cena semelhante a chave de braço no Surfista Prateado. Espetacular!!! Por fim, o Gavião Arqueiro está com um visual bem anos 90 e Image Comics, o que sempre conta pontos a favor.

Supremos

O assassino misterioso: uma bala tira a vida da Feiticeira Escarlate e todos são suspeitos. Quer coisa melhor do que isso? Trama com assassinos misteriosos são sempre ótimas, basta ver o final da 2ª e começo da 3ª temporada de Heroes. Um primor, também com a assinatura de Jeph Loeb.

Supremos

O carcaju e a aranha: todo mundo ama o Homem-Aranha e o Wolverine, não é? Assim, nada melhor do que colocá-los na história, mesmo se for para constar. E sempre é cool ver o Logan aparecer em uma página final, exetando suas garras, mesmo com a luta já encerrada.

Supremos

Tony Stark: finalmente o sujeito está caindo de bebâdo. Bem melhor que aquele Stark engraçadinho e desencanado das outras duas temporadas. Aqueles dramas e sofrimentos dos anos 90 são inesquecíveis e precisamos disso de volta. Aliás, até o cabelo dele mudou, pois aquele máquina 1 não estava com nada mesmo.

Supremos

Reviravoltas e reviravoltas: quem poderia imaginar Magneto e a Irmandade aparecendo na 2ª edição? Os terroristas mutantes atacam e o Capitão América tem a luta do ano com Dentes de Sabre. A cabeça de Steve Rogers caberia inteira na boca de Victor Creed. Isso sim é desenhista! Para completar, Mercúrio se alia ao pai, levando o corpo da irmã. E, claro, não podemos esquecer da misteriosa overdose de Hank Pym e a divulgação do vídeo "a la Paris Hilton" do Stark com a Natasha.

Supremos

Capitão América "Feira da Fruta": aquela frase "essa letra na minha testa é inicial de França?" sempre foi de muito mal gosto. Agora sim temos o Capitão verdadeiro, mandando Creed maneirar no linguajar durante a luta e tudo mais.

Supremos

Eu não tenho nem como definir essa obra-prima. Devo parar de comprar essa revista, pois nem me acho digno de ler tamanha revolução nas HQs.

Eddie

comments powered by Disqus