quinta-feira, 26 de março de 2009

Exilados: De volta para os futuros

*Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker

Exilados

No último texto sobre os Exilados (que também faz parte da Marvel Apresenta 40, vimos que a equipe agora conta com uma nova formação, e vimos a saída de Blink. Mas ainda há uma última coisa a se fazer antes de partir...


Na Terra-616, Hulk foi mandado pro espaço pelos Illuminatti, e voltou sedento de vingança. No Universo-616, várias civilizações foram massacradas pela Onda de Aniquilação. Agora, o que dizer de uma realidade onde, depois de ser mandado pro espaço, Hulk mata o Aniquilador e toma controle da Onda da Aniquilação?

Pois é. Genocídio.

Exilados

Basicamente, nessa dimensão o Hulk matou os maiores herois da Terra, e a Onda de Aniquilação se encarregou de matar mais alguns milhões de seres humanos. A resistência se resume a um grupo de jovens herois , formados por Kid Ômega (aqui com um corpo), Sophie Stepford (aqui viva), as gêmeas Cuco Esme (aqui viva) e Mindee (aqui sem as irmãs Celeste e Phoebe), Speedball (aqui sem ter causado a explosão de uma escola), Patriota, Wiccano e Arco-Íris. Caramba, nenhum Fugitivo sobreviveu à Onda? Molly Hayes, cadê você??

Exilados

Enfim, Sophie (aqui desconectada de suas irmãs) previu a chegada dos Exilados para salvá-los, levando os heróis a decidirem encontrá-los e trazê-los.Para isso, eles precisam da Cérebra, dos poderes mentais das irmãs Cuco e dos poderes de alteração de realidade do Billy. Apesar da chegada de uma onda de insetos, eles conseguem enviar Quentin para outra dimensão.

Exilados

Mas ao invés dos Exilados, ele encontra uma Gangue Ômega alternativa, liderada por ele mesmo. Felizmente, ele é salvo pelo Falcão Noturno dessa realidade.

Exilados

E então descobrimos que essa é a realidade onde os Exilados enfrentaram Hipérion, missão que terminou com a morte da exilada Magia e com o Gambit da Arma X se sacrificando para matar o vilão. O Falcão Noturno dessa realidade é o menino que ajudou o pai a resgatar Morfo dos escombros e virou heroi para proteger a população dos vilões com superpoderes.

O Falcão não sabe onde estão os Exilados, mas entrega um tallus para Quentin, que é imediatamente teleportado...

Exilados

...para uma espécie de memorial. Lá, ele conhece Mary-Jane Watson (Garota-Aranha) e Luke Cage (Punho de Aluguel), e descobre que essa é a dimensão onde as então exiladas Nocturna e Solaris (esta última virou namorada de Mary-Jane antes de morrer) ajudaram a derrotar os Vi-Locks. Mariko, como nós sabemos, foi enterrada nessa dimensão após morrer. E após aprender sobre essa aventura, Quentin é novamente teleportado.

Exilados

Dessa vez, ele vai para uma instalação militar (numa dimensão que eu confesso não lembrar de já ter visto antes nos Exilados) onde o que parece ser um robô gigante o interroga. Mas os poderes mentais de Quentin revelam que este mundo começou agora a ter superseres, que o robô na verdade é uma moça dentro de uma armadura e que ela não está lá para caçar “paranormais”, e sim para destruir a armadura, construída por seu pai. Quentin sugere que ela mantenha a armadura, para ajudar “quem não puder se ajudar”.

Exilados

Os miltares cercam a dupla, pensando que a moça (chamada Jenny) está do lado deles. Mas ela revela sua traição ao fugir com o jovem mutante. Ela enfim se apresenta como Jenny Swenson, usuária do traje do Trovão, mas Quentin desaparece de novo.

O rapaz ressurge na Era do Apocalipse, onde Selvagem é caçado pelos Amigos da Humanidade. Quentin salva o outro mutante, e então o Corretor do Tempo aparece e leva o jovem para o Palácio de Cristal – não sem antes pedir um favor para Selvagem, como se os dois já se conhecessem...

Exilados

O Corretor então revela que o propósito da jornada de Quentin foi conhecer aqueles que seriam seus Exilados: Falcão Noturno, Punho de Aluguel, Trovão e Selvagem. Embora não sejam os Exilados originais, eles concordaram em ser os Exilados de Quire e em ajudá-lo a “cobrir os babacas de porrada”. Em troca, Quentin aceita participar de outras missões com estes Exilados sempre que for chamado.

Exilados

Na Terra de Quentin, os jovens herois estão prestes a encontrar seu fim contra os insetos; é então que uma rajada destroi várias das criaturas assassinas. Os “Exilados” chegaram para o resgate!

Exilados

Mas como sabemos, o Corretor do Tempo era uma mera “máscara holográfica” de comunicação... Quem está por trás da máscara dessa vez?

No palácio, descobrimos que Blink é a figura por trás do Corretor. O motivo é que os Exilados deveriam ter consertado a realidade de Quentin Quire ao impedir a morte do Homem de Ferro e seu grupo; porém, na ocasião eles estavam perseguindo Proteus. Por isso, foram recrutadas versões alternativas dos herois mortos. Ela e Dentes-de-Sabre discutem sobre o trabalho de corrigir realidades, Creed mostra quem era a “Corretora do Tempo” do Arma X. Por fim, ele cumprimenta a “filhota”: seu último trabalho foi cumprido.

Exilados

Esta história anual ficou bem legal mesmo, resgatando antigas lembranças de aventuras dos Exilados, ao mesmo tempo que retoma o tema das viagens dimensionais e as correções no fluxo do tempo. É uma ótima história anual, e creio que os leitores tradicionais de Exilados vão gostar bastante dela.

Obs.: Como os créditos dela não foram publicados, esta história especial foi escrita por Mike Raicht e desenhada alternadamente por Carlos Ferreira, Zach Howard, Paul Azaceta, Mario Gully, Arnold Pander e Wayne Nichols. A capa da Marvel Apresenta – muito bonita, por sinal – foi tirada dessa história e desenhada por Francis Tsai. Gostei muito, mesmo ele tendo desenhado a Psylocke com cara de quem tá totalmente chapada...

Fernando Saker

comments powered by Disqus