domingo, 25 de maio de 2014

Era de Ultron: Experimentando o Efeito Borboleta

 photo aged01.jpg

Num futuro alquebrado, onde apenas uma parcela de heróis sobreviveu a um ataque surpresa que custou a vida de muitos outros, há ainda esperança. Esses resistentes descobrem um bunker na Terra Selvagem, uma das muitas bases do homem que com um olho só espiona a todos, e que possuía uma maquina que viaja pelo tempo e poderia ter a chance de derrotar o inimigo que controla a tudo e a todos do futuro. E assim, eles partem nessa missão de apenas um viagem para derrotar o maligno robô. Ou morrer tentando. Mas outros dois pensam diferente. Seguem um caminho oposto aos demais e tentaram fazer que aquele tempo sequer tenha existido. Aquele tempo que chamam de Era de Ultron.

No livro quatro de a Era de Ultron, vemos finalmente o desenrolar fatídico da história. Aqui, ela se divide em dois pontos. Um grupo foi ao futuro tentar derrotar o inimigo, Ultron. Já outros dois, Wolverine e a Mulher Invisivel pensam em sequer fazer com que o monstro exista. Assim, viajam no tempo para definitivamente matar o criador da letal inteligência artificial, o vingador fundador conhecido como Hank Pym.

Enquanto, Capitão America, Homem de Ferro e Nick Fury vão sem muito sucesso atacar a cidadela de Ultron no futuro onde antes era Nova York, acompanhamos um desfecho muito mais critico da história com Logan e Susan invadindo o laboratório de Pym para tomar a decisão mais dura de suas vidas. Curiosamente, temos um retcon bem bacana, onde vemos que Pym estava estudando o robótico Homem-Dragão e de lá teve a ideia de criar uma super inteligência-artificial.

Logan chega justamente no momento em que ele teve o rompante de ideia e sabe que (por instrução do próprio Tony Stark) cientistas como eles nunca desistem de uma ideia mesmo que os alertem de que ela falhará. Logan parte de imediato para fazer o que sabe melhor. Susan tenta impedi-lo, mas lembrando de todos os seus familiares mortos e filhos perdidos, acaba deixando o fato ser consumado e torna-se cúmplice.

 photo aged01.jpg

Então, estaria assim tudo bem, certo?

Bom, ao voltar para aquele que seria o tempo presente, logo de cara percebe-se que nem tudo esta como era antes. A Terra Selvagem virou um cemitério de naves alienígenas. Ao que parece o desenrolar da Guerra Kree-Skrull não foi o mesmo sem a presença de Pym (e do Visão, androide que consequentemente foi criado por Ultron e com papel fundamental na história original). Uma guarda com armaduras starks  vistoreia o local. E ao chegar em Nova York, um grupo muito diferente dos heróis que os conhecem os ataca.

 photo aged01.jpg

Não há mais Vingadores. Os Denfesores – liderados por Stephen Strange juntamente com Hulk, Coisa, Wolverine, Comandante Rogers Senhor das Estrelas, Ciclope que assumiu o titulo de Cable e Janet Van Dyne como Capitã Marvel – os ataca.  Sozinhos, sem conseguir convencer os amigos de outra realidade sobre sua história, eles acabam capturados. E então, o novo “ditador” daquele mundo se revela. Ninguém menos que Tony Stark. Bem vindo a Era do Homem de Ferro.

Finalmente a história de Bendis caminha. Tem os momentos mais interessantes com o embate entre Susan e Wolverine contra o inocente Pym do Passado e o novo futuro lembra em muito um dos capítulos do desenho na segunda temporada dos Vingadores: o Mais Poderosos Heróis da Terra. Provavelmente aqui foi o momento de ruptura do artista Bryan Hitch, que acabou saindo do titulo e deu espaço para Brandon Peterson assumir. É nítido que percebemos que a história teve que se adaptar bastante e se tornar um elseworlds como o advento da Marvel Now. Mas ainda tem boa parcela de momentos interessantes.

 photo aged01.jpg

Dentre os TIe Ins ligados a essa história, destacam-se a história em Wolverine 6, que trabalha melhor os momentos de Logan e Susan em sua viagem no tempo. Os dois acabam mudando sensivelmente coisas no passado que podem ter repercussão no nosso presente. Wolverine tem contato com um experimento da SHIELD envolvendo a Ninhada e pode ter piorado tudo. Já Susan avisa ao Reed Jovem para reforçar a segurança do edifício Baxter por estar sendo espionado por Nick Fury.

Já em Avante Vingadores 7, além da história relacionada com os Fabulosos Vingadores, um Tie In focado na Viuva Negra mostra como a moça lutou para sobreviver no momento do ataque de Ultron e até teve que perder amigos próximos contaminados pela Inteligencia Artificial. E para quem estava curioso sobre como ela perdeu um dos olhos e desfigurou o rosto, lá está a resposta.

A história continua em a Era de Ultron – Livro 5, que já se encontra nas bancas, livrarias e comic shops.

Coveiro 

comments powered by Disqus