segunda-feira, 5 de maio de 2014

E Mais Um Fest Comix Passou (Dias 1º e 2 de Maio)


Enfim, o mais aguardado evento de quadrinhos da cidade de São Paulo passou. A 20ª edição do evento ficou marcada por algumas mudanças. Tanto a data (usualmente, o evento era realizado em meados de outubro), aproveitando um dos poucos feriados prolongados que temos no ano, quanto o  local mudaram. Tradicionalmente realizado no Colégio São Luis, perto da Av. Paulista, o evento migrou para o Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Rodovia dos Imigrantes. E, realmente, essa pode ser considerada a maior edição do evento, o que justifica o local escolhido.



A edição desse ano foi feita para agradar todos os gostos. Gosta da Games? Em parceira com a Fest Comix, aconteceu o X5 Mega Arena, no qual ocorreu um grande campeonato de Games, com direito a narração e comentários. Gosta de Animes? Havia espaço dedicado à cultura Otaku, o Mega Anime X, com direito a karaokê, dentre outras atividades. Cosplay? Sim, houve concursos com diversos participantes. Action Figures? Um exposição com diversas peças para todos os gostos.



Mas o grande evento (principalmente para os fãs de quadrinhos) era o Fest Comix. Além do tradicionais estandes de compras e vendas (sendo o da Comix Book Shop o maior, com muitos quadrinhos com descontos nos preços), o evento teve diversas atrações, que permitiram uma grande interação entre artistas, editores e fãs da arte sequencial.


Nos dois primeiros dias de Fest Comix, houve sessões de autógrafos com artistas como Jheremy Raapack (Desenhista do sucesso Injustice), Vitor Cafaggi (autor das tirinhas do cãozinho Valente), Joe Benett (que estava lançando seu trabalho autoral, a Insólita Família Titã), Will Conrad, Estevão Ribeiro (Futuros Heróis), Shawn Martinbrough (desenhista de O Ladrão dos Ladrões, nova empreitada de Robert Kirkman, autor do sucesso The Walking Dead), Joshua Dysart (roteirista de Harbinger, da editora Valiant Comics, cujos títulos estão sendo publicados no Brasil pela HQM), dentre outros.


 

Além das sessões de autógrafos, houve muitas palestras com editores, artistas e jornalistas do meio. Na edição desse ano, houve dois espaços dedicados a exposição do tema. No chamado Espaço Mundo, organizado e conduzido pelo pessoal da revista Mundo dos Super-heróis, foram abordados relacionados aos mitos modernos, nas mais variadas mídias.


Já no auditório, diversos artistas puderam explicar aos fãs da nona arte como realizam seu trabalho, além de tirar dúvidas pontuais dos fãs. No dia 1º de Maio, o auditório contou com a presença de Fábio Yabu, criador dos Combo Rangers, Michel Borges, desenhista de Combo Rangers - Somos Heróis e Cassius Medauar, Editor da JBC. Os três comentaram sobre o sucesso que foi o relançamento da equipe super sentai tupiniquim.



Na sequência, o auditório foi ocupado por Rogério Saladino, Levi Trindade, Bernardo Santana, Alexandre Callari e Daniel Lopes, editores da Panini responsáveis pela publicação da Marvel e DC no Brasil. Os detalhes da palestra podem ser vistos aqui.



Após o término da palestra dos editores, sobe ao palco o gaúcho Jheremy Raapack, responsável pela adapatação para quadrinhos do game Injustice, cujo encadernado saiu pela Panini. Raapack comentou bastante sobre o processo de criação, que incluí a utilização de novas tecnologias, além de comentar sobre o cenário atual dos quadrinhos digitais.



Em seguida, Joe Benett e Franco de Rosa comentaram sobre o lançamento de "A Insólita Família Titã", contando algumas particularidades da história, além do processo de criação, que também contou com a participação de Gian Danton. Benett aproveitou o espaço para comentar sobre o seu método de trabalho e sobre as novas tecnologias na produção e criação dos quadrinhos.


Encerrada a palestra de Bennet, foi a vez dos novos nomes do mercado nacional voltados a estética mangá comentarem um pouco sobre seus lançamentos. Nesse momento,Soni e Shirubana, do Futago Estúdio, Mary Cagnin (Vidas Imperfeitas) e André Araujyo (Salvation) comentaram um pouco sobre influências e métodos de trabalho, numa palestra coordenada pelo pessoal da HQM. Por fim, mais uma palestra com o pessoal do cenário independente, com a presença de Magno Costa, Marcelo Costa, Aluísio Cervalho, e convidados.

 

Já no dia 2 de maio, as palestras programadas também foram excelentes. A primeira foi dedicada àqueles que sonham em seguir carreira na área,  na qual Klebs Jr. e artistas da Impacto comentaram um pouco sobre a carreira de desenhista.

Na sequência,  houve uma invasão do terror no palco, com diversos autores de quadrinhos nacionais voltados ao tema. A palestra contou com a presença de Daniel Esteves, Leonardo Finocchi, Franco de Rosa, Gonçalo Jr., Felipe Castilho e Tainan Rocha, mediados por Carlos Costa, da editora HQM.



Encerrado o momento de terror, era hora do público mergulhar no suspenso e intriga do universo Noir. Shawn Martinbrough, desenhista de O Ladrão dos Ladrões, comentou um pouco sobre seu trabalho, além de responder perguntas do público. O Ladrão dos Ladrões, cuja criação é de Robert Kirman, está saindo nos States pela Image Comics. Aqui, o lançamento está sendo feito pela HQM.



Por fim, para encerrar o dia, Joshua Dysart subiu ao palco para falar dos quadrinhos da Valiant Comics, cujos títulos estão saindo por aqui pela HQM Editora, além de falar de momentos de sua carreira. Para aqueles que gostam da temática de super-heróis e está um pouco cansado da Marvel e da DC, vale a pena conferir os títulos da Valiant.




E não só os grandes títulos e editoras tiveram espaço. Os autores independentes também tiveram vez. Na edição desse ano, o Fest Comix apresentou a 1ª Mostra de Artistas Independentes, que permitiu diversos autores apresentaram seus trabalhos e terem contatos com fãs.


Enfim, para aqueles que resolverem ficar no feriado na cidade de São Paulo, diversão não faltou. Quem foi teve a oportunidade de conhecer artistas, trocar ideias com outros fãs e ainda conseguir aquele autógrafo na sua HQ favorita. No aguardo para que o ano que vem possamos repetir a dose.

Para mais fotos, clique aqui

Rafael Felga

comments powered by Disqus