segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mulher-Hulk Vermelha: O Inferno Não Conhece a Fúria


Betty Ross era esposa de Bruce Banner, o Incrível Hulk. Após sua morte aparente durante um combate do Golias Verde com o Líder, seu pai, General Ross, levou o corpo a um conclave de inimigos super-inteligentes do Hulk conhecido como "Inteligência". Eles propuseram ao general que, se ele aceitasse se tornar um Hulk (no caso, o Hulk Vermelho), eles reviveriam sua filha. Quando Ross fracassou em matar o Hulk original, os vilões lhe informaram que sua filha estava perdida para sempre mas, como se viu depois, eles a haviam transformado secretamente na Mulher-Hulk Vermelha. No evento conhecido como "A Essência do Medo", ela lutou ao lado de outros heróis contra a Serpente, um irmão renegado de Odin, soberano de Asgard e tomou posse de uma espada forjada de metal Uru, o mesmo que compõe o martelo do Poderoso Thor.

Quando o conflito se encerrou, ela se recusou a devolvê-la e passou a vagar pelo mundo em busca de aventuras, participou de uma nova formação dos Defensores e em seguida encontrou muito mais do que esperava, como irá nos mostrar o escritor Jeff Parker e os desenhistas Carlo Pagulayan e Wellinton Alves no título que antes trazia as histórias do Hulk Vermelho nos EUA, rebatizado como "Red She Hulk" no evento "Marvel Now". Trata-se do arco "O Inferno Não Conhece a Fúria", que se iniciou lá fora na edição de número #58 e aqui no Brasil em Universo Marvel #5, da Panini. Até o momento foram publicadas nas edições de UM de #5 a #8 as edições de #58 a #63, que é conectada diretamente a um novo arco, chamado "Route 616", não mencionado diretamente na publicação nacional.

Durante um teste do Projeto Escalão, constituído por militares norte-americanos aprimorados ciberneticamente, a Mulher-Hulk Vermelha chega de sopetão e derrota a todos com a intenção de arruinar o projeto mas, infelizmente, ocorre justamente o contrário e a ele é oferecido um financiamento ilimitado. O responsável pelo projeto é o General Reggie Fortean, um militar treinado pelo pai de Betty e tão obstinado quando este no que se refere a combater super-humanos como o Hulk. Após esses acontecimentos, Fortean contata o Capitão América e pede a ele que os Vingadores saiam à caça da heroína. O Capitão não consegue deixar de se mostrar reticente quanto a esses novos combatentes e convoca Aaron Stack, mais conhecido como Homem-Máquina, para descobrir o que está acontecendo.


Aaron a encontra em um dos laboratórios do Projeto Escalão e ambos se enfrentam mas logo Betty abandona o combate e parte a um destino inusitado, uma casa localizada em algum subúrbio de Washington onde mora a pequena Eleanor Bennett, ou simplesmente Ellie que, ao tocar a heroína com as mãos, já em sua forma humana, faz com que ela tenha uma visão apocalíptica onde uma tropa de soldados aprimorados espalha destruição por Nova York. Betty se retira do local, de carro, acompanhada de um homem chamado Tesla, que não passa de uma projeção holográfica de uma inteligência artificial. Ele a avisa que Aaron a está seguindo e, quando tenta escapar, é interceptada por um esquadrão de Vingadores: Homem de Ferro, Capitã Marvel e Thor. O combate é intenso mas a Mulher-Hulk Vermelha consegue escapar. Porém, sua identidade civil é exposta para que ela seja capturada.

Aaron se reúne aos seus colegas vingadores logo em seguida, que se encontram ainda mais determinados a capturar a heroína fugitiva. Sem saber exatamente como agir, Aaron retorna ao lugar onde viu Betty pela última vez, a casa de Ellie e ele e a menina começam a conversar. Repetindo o gesto que fez com Betty, ela estende sua mão para Aaron e ele também começa a ter visões, mais especificamente de um engenho avançadíssimo chamado Terranômetro. Este é capaz de prever o curso da história humana e pertence a uma organização milenar que agora é conhecida como SHIELD (Superintendência Humana para Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuassão), que o utiliza para atender aos seus interesses. Quem compartilha essas informações com Aaron é a mesma inteligência artificial que tem auxiliado Betty em sua missão, o pioneiro da engenharia elétrica, Nikola Tesla. Ele acrescenta que, em cada geração, "existem repositores humanos que processam a informação e a repassam de maneira que outras mentes humanas possam compreender", como a pequena Ellie. Aaron deduz que Betty teve alguma visão perturbadora que a fez traçar o curso de suas últimas ações. Ele deixa o local e sai à procura dela novamente.


Aaron não tarda a encontrá-la em Porto Rico, onde se encontra um centro de treinamento do Escalão. Ele resolve ajudá-la e a põe a par de que esteve com Ellie e a questiona sobre que tipo de visão teve quando esteve com a menina: "Vi o mundo dominado por eles", ela responde, apontando para diversos integrantes em treinamento do projeto, "tudo começou com Bruce, não importava quanto dinheiro gastava, o monstro continuava vindo, agora eles desistiram e viraram o monstro". Logo a presença de ambos é percebida pelos super-soldados e um combate se inicia. Aaron deixa sua relutância inicial de lado e abraça definitivamente a causa de Betty que, cada vez mais furiosa, deixa o seu lado "Hulk" aflorar de vez.

O General Fortean ingressa diretamente no combate utilizando uma armadura redentora, um projeto original do Líder. Ele consegue atrair a heroína enlouquecida até um campo de contenção gravitacional e a aprisiona. Aaron trava a armadura do general e consegue libertá-la. A Mulher-Hulk Vermelha não perde tempo e salta para bem longe, com Aaron mais uma vez em seu encalço. Quando Betty volta à forma humana, Aaron tenta dialogar com ela novamente. Resignada, ela decide contar ao andróide sobre como encontrou Eleanor e o Terranômetro enquanto se dirigem à costa leste dos EUA em um carro que roubaram.


Betty se encontrava em Nova Guiné, em um lugar esquecido chamado "Floresta Proibida", querendo encontrar uma explicação para a fauna e flora insanas do local e, ao mesmo tempo, satisfazer seu apetite por destruição. Encontrou uma pirâmide e, movida por sua curiosidade, entrou no seu interior e avistou o Terranômetro. Entrando mais profundamente no local, ela avistou uma projeção holográfica da Terra e sua espada asgardiana começou a zumbir e brilhar. Quando ela a encostou no globo, a projeção holográfica de Tesla se identificou e revelou o nome e a localização da atual receptora de dados do sistema, Eleanor. A interface da espada com o globo não foi a ideal e, assim, ela foi tragada pelo mesmo, o que deixou Betty furiosa. Como bater nele o dia inteiro não resultou em nada, Betty foi até o local revelado por Tesla tentando reaver sua espada mas encontrou apenas a menina, que partilhou a sua visão com ela: um futuro onde o Projeto Escalão do General Fortean se torna responsável por inúmeras perdas humanas e super-humanas. Então, ela decide acabar com a iniciativa, custe o que custar com o apoio da inteligência artificial de Nikola Tesla.

Aaron e Betty retornam para a casa de Eleanor apenas para constatarem que lá ocorreu um incêndio e que a menina desapareceu. Uma viatura da polícia reconhece Betty e avisa aos militares, que preparam uma emboscada assim que ela e Aaron se afastam do local. Eles recebem apoio dos soldados do Projeto Escalão, que entram em combate. Com muita dificuldade os heróis escapam e Aaron se soma à lista de procurados do exército. Logo em seguida, no local da emboscada e aparentemente por conta própria, Jennifer Walters, a Mulher-Hulk original, advogada e prima de Bruce Banner, chega para se inteirar da situação. Enquanto isso, já há integrantes do Escalão começando a perder o controle e a SHIELD é forçada a agir de maneira ostensiva.

Aaron e Betty vão a uma estação secreta da SHIELD vinculada à casa destruída tentando saber do paradeiro de Ellie e a única coisa que encontram é um esquadrão da agência preparado para enfrentá-los. O combate é muito difícil pois o esquadrão veio preparado e os heróis estão prestes a serem derrotados. Betty, cercada, dá um murro no assoalho para escapar dos agentes. A situação não passa inteiramente despercebida para Bruce Banner, que atualmente trabalha com a SHIELD, para desespero de sua diretora, Maria Hill, que teme o seu envolvimento no caso devido a sua ex-mulher. Então, Hill oferece a Fortean a consultoria de um prisioneiro capaz de remediar a situação: o Pensador Louco. Betty e Aaron conseguem se livrar do esquadrão, que abandonam o local mas deixam uma granada que amplia o buraco aberto por Betty. Por causa disso, ambos caem por um longo tempo e chegam ao Reino Subterrâneo e são recebidos pelo seu governante, o Toupeira.


Temos aqui mais um exemplo de como Jeff Parker consegue criar histórias interessantes com personagens que absolutamente não o são, como a Mulher-Hulk Vermelha, que emulou da linha Ultimate o alter-ego e o temperamento de sua contraparte "verde". Uma pena que o Hulk Vermelho tenha sido desalojado do título pois o escritor vinha criando histórias muito boas com esse personagem e essas últimas não são do mesmo nível. Essa chegada ao Reino Subterrâneo, que abre um novo arco, pareceu-me uma tentativa de esticar a série para evitar seu cancelamento. Os desenhos e narrativa de Carlo Pagulayan e Wellinton Alves estão ótimos e muito adequados a este tipo de história.

Acho louvável a intenção da Panini de terminar a publicação deste material, que se encerrará no número #67. Todavia, penso que ele agrada mais a leitores que gostam de ler histórias do Hulk e que os demais talvez não estejam apreciando tanto e preferindo ler outra coisa no lugar. Pra mim, pessoalmente, não faria falta.

Por último, quero acrescentar que essa resenha é muito especial para mim pois é a primeira que entrego como redator do Marvel 616 depois de um período como colaborador. Quero agradecer publicamente ao Coveiro pelo convite e farei o melhor para corresponder ao que esperam de mim.

C@rlos


comments powered by Disqus