quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Gavião Arqueiro: Bendito entre as mulheres!

 photo hawkeye01.jpg

Se é pra ser sincero, Clint Barton nunca foi um bom exemplo de retidão. Apesar de seu coração heróico, sempre foi aquele cara do tipo pavio curto, rebelde e sem lá um grande código de honra. Mas de todos os seus defeitos, a relação com as mulheres vem como primeiro da lista. Então, dá pra imaginar o que acontece quando sua atual amiga-namorada, ex-esposa, ex-amante e ex-parceira do crime, atual ajudante e a mulher mistériosa quem dormiu dias atrás se juntam numa só história - um grande problema.

Certamente, você deve se lembrar do caso da ruiva com que Clint se envolveu logo no começo das suas histórias - Aquela mesma que contou com uma fuga mirabolante de carro e uma briga com um grupo de bandidos do bairro. Ela agora volta do mesmo jeito que partiu, simplesmente aparecendo do nada na Mansão dos Vingadores, sacando um beijo em Clint Barton logo na sua entrada e deixando boquiaberta Natasha, Bobbi e Jessica Drew. Sem ter como explicar muito, Barton sai da mansão arrastando a moça para longe dali e prometendo resolver seus próprios problemas.

 photo hawkeye01.jpg

No seu apartamento no Bronx, Clint tenta saber mais sobre a misteriosa ruiva. Até então, tinha recebido revistas em quadrinhos da moça, mas sem ter ideia de o que aquilo significava. Cheia de subterfugios, ela foge das questões e apenas afirma que precisa desesperadamente de ajuda. É preciso roubar um cofre na boate de stripper que ela trabalhava e Barton parece ser o único capaz de ajudá-la. Não é uma situação fácil para um atual Vingador aceitar, mas Clint já teve seus dias de ladino. Envolvido completamente naquele rolo, o Gavião Arqueiro topa ajudar a moça.

Curiosamente, o bar russo é o mesmo dos caras que estão arrumando confusão no Brooklin desde que Clint comprou o prédio e se mudou para lá. O velho chefão daquela espelunca (que é o mesmo que mandou espancar Clint no natal) acusa a moça de ela ter atirado no filho dele e promete se matá-la assim que ela entregar o código para abrir o cofre. Clint chega na hora pra salvar a moça, mas acaba sendo preso pela policia que chega na hora (isso vai lhe custar um rolo nos Vingadores!). Já a moça conseguiu fugir com o cofre, mas descobre que todo esforço foi em vão. O código para abri-lo era justamente a ordem das revistas que ela enviou para a casa do Gavião Arqueiro, mas como Clint bagunçou tudo ao ler os gibis, não havia mais chance de acertar a ordem correta.

De tudo isso, Clint só conseguiu acirrar ainda mais seus problemas com a gangue da vizinhança. O velho que comandava os rapazes foi até mesmo numa reunião com os grandes mafiosos de Nova York e numa votação apertada garantiu o direito de matar um vingador. E pra piorar, temos de novo os problemas com as mulheres. Depois de sair da mansão com a ruiva, as três garotas decidiram tomar algumas resoluções quanto a Clint.

 A Viuva Negra foi pesquisar quem era a ruiva e descobriu mais em algumas horas do que Clint até agora. Seu nome era Darlene Penelope Wright, ex-presidiaria vivendo em codicional e já arrumando mais novos problemas. Natasha decidiu pressionar a moça pra se afastar do amigo, mas a mesma avisou que era tarde demais. Agora, Clint era alvo (mesmo não sabendo com quem se envolvia na época), e ela também vai precisar fugir da cidade mesmo violando as suas condições de liberdade.

Bobbi Morse foi até o apartamento de Clint no Brooklin adiantar de vez a papelada para o divorcio. E com uma assinatura ela estava livre dele, mas ainda não deixou de ter pena do ex-marido. Percebendo que o mesmo estava sendo vigiado pela gangue local e Clint estando já com serios problemas com a policia, ela mesmo foi dar uma mãozinha... e umas perninhas... para afastar a bandidagem do quarteirão.

 photo hawkeye01.jpg

Já Jessica Drew foi até o apartamento dele dar um fim na relação. Sentido-se horrivel por ele nunca ter pensado nos sentimentos dela e nunca ter avançado pra uma relação mais seria, ela bate na sua cara e a conversa só não piora porque Kate Bishop chega interrompendo a conversa. Jessica sai esbaforida e alertando a menina a se afastar de Clint. "Ele vai deixá-lo na mão" ela alerta.

Kate tenta levantar o astral de Clint, mas depois de tudo que aconteceu até ali ele só quer se trancar no quarto e dormir. Mais tarde, ele vai até a marquise do prédio conversar com Grills (ou seria Gil?) e o vizinho o aconselha da melhor maneira a reatar o romance com a namorada. Uma carta talvez ajude? Era uma boa ideia. Ao voltar pro apartamento, Clint deixa Grills (ou Gil?) sozinho. E ele é repentinamente morto por um estranho homem loiro maquiado.

 photo hawkeye01.jpg

A história do assassino só vamos conhecer na edição que segue. Seu nome é Kazimierz Kazimerczak, mas nos EUA o chamam apenas de Kazi. Assim como Clint, ele cresceu no Circo, mas que pegou fogo quando ainda era criança. Também era um jovem ladrão aproveitador e foi salvo numa dessas justamente pela gangue de arruaceiros do bairro. Perdeu a amiga-namorada logo depois numa explosão. Desde então, vem desviando para uma veia mais psicopata. É atualmente um assassino de aluguel a serviço dos mafiosos locais. Mas o mais importante de tudo é que de algum jeito ele conseguiu se infiltrar numa festa e começar uma relação com ninguém menos que Kate Bishop.

Como todos sabem, essa é aquela chance em um milhão que Matt Fracttion acerta e acerta bonito. O escritor conseguiu transformar as histórias do personagem antes só considerado o mais humano dos Vingadores num verdadeiro expoente dentre os heróis urbanos. Chega até a ser difícil desvinculá-lo agora deste cenário. Cada história (tivemos 10 até agora) é um conto a parte isolado, mas que se conecta bem no todo. E a dinamica da narrativa flui em diferentes momentos que se misturam para dar ainda mais tensão ao leitor. Quanto a arte, ao mesmo tempo em que bebe do clima noir dado por David Aja e Francesco Francavilla, há um colorido envolvente nesta arte que dá todo o diferencial. É aquele titulo que se torna rapidamente o seu favorito. E se há duvidas, espere até ler a história do mês que segue.

As edições aqui resumidas podem ser encontradas nas edições 07 a 10 de Capitão America & Gavião Arqueiro.

Coveiro

Confira as edições anteriores resumidas aqui, aqui e aqui!

comments powered by Disqus