quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Homem de Ferro: Sete Homens e o segredo de Howard Stark

IRON MAN


Ao singrar as fronteiras do espaço, o Homem de Ferro queria apenas viver uma grande aventura, o próximo passo de uma homem de ciência como ele. Mal esperava no entanto se deparar  com alguém que poderia explicar coisas sobre seu passado que sequer ele imaginaria. Assim, começando a partir da edição 8 de Homem de Ferro & Thor, temos um gigantesco arco que contará a origem secreta do Homem de Tony Stark.

O massacre que presenciou na Lagrima foi algo que certamente mexeu com Tony Stark. Ser salvo pelo misterioso robô rigeliano 451 custou o destino de todo um povo e isso é algo que o Homem de Ferro não deixará passar incólume. Contratando o caçador de recompensas gigante Devastador que outrora foi seu algoz, Stark foi atrás do desaparecido meca 451. Ele só não imaginava que tudo já fora antecipadamente planejado pelo rigeliano. Era 451 quem queria encontrar Stark. Aparentemente, o robô não queria usar Tony apenas para roubar o Coração dos Voldis. Ele precisava de Stark para algo ainda maior, um plano que ele arquitetou durante toda a vida do nosso herói.

Controlando a I.A. da armadura de Tony, 451 impediu o Homem de Ferro de realizar qualquer ataque contra sua pessoa e o obrigou a ouvir toda a história que tinha para contar. E tudo começou com a gravação que se encontrava num velho rolo de filme antigo onde seu pai figurava como protagonista. Ao lado dele estava o Rigeliano. E assim começava a narração de como veio a acontecer os fantásticos eventos que resultaram no nascimento de Tony Stark.

Apesar das inúmeras tentativas, Maria Stark parecia ter problemas em engravidar. E mesmo quando finalmente conseguiu, aos três meses o bebe dava sinais de que não poderia sobreviver. O homem mais esperto dos EUA, Howard Stark, não poderia mais aguentar aquilo e estava disposto a tudo para encontrar a salvação de seu rebento. Tentou procurar as mais notórias celebridades dos mundo, foi até os sete reinos além da cidade de Kun Lun e até mesmo requisitou ajuda do Alto Evolucionário em Wundagore. Mas a solução veio de um malandro alienígena cinzento chamado Rollo que estava na Terra.

IRON MAN

O alien contou que sua espécie vivia à penumbra da vida mundana em Las Vegas e foi lá que ele encontrou no porão de seu chefe o meca 451. A criatura estava presa e requisitava ajuda para ser libertado em troca de informações valiosas para Rollo. E ele queria se encontrar especificamente com alguns notórios humanos, sendo Howard Stark um dos primeiros da sua lista. Vendo a possibilidade de encontrar ali uma solução para a situação de seu filho, Stark abraçou a ideia e arquitetou uma missão para resgatar 451.

A equipe de agentes inusitados de Howard contava com alguns nomes já bem conhecido dos leitores: Jimmy Woo, na época alguém do FBI, era seu principal aliado. Dum Dum Dugan, da CIA, tomaria o lugar de Nick Fury nesta parada. O então tenente “Thunderbolt” Ross seria seu especialista em armamentos. Por fim, duas mulheres dariam o toque final – A Ursa, especializada em Demolições, e a vigarista e gata Nessa. Numa missão pra lá de peculiar que lembra de certa forma o que vimos em “Onze Homens e um Segredo”, esses “vingadores secretos” de Howard Stark invadiram o Cassino dos aliens Cinzas e conseguiram liberar 451 (não que ele precisasse de fato desta ajuda).

IRON MAN

No processo, Rollo acabou morto e os cinzentos aparentemente não descansariam em paz até reaver o que haviam perdido. Mas aquilo que era mais importante para Howard teve êxito – uma chance para seu filho. O rigeliano prometeu que poderia salvar a criança, mas teria seu custo. Ele pretendia que o garoto fosse além do filho dos Stark, realizando modificações sutis em seu desenvolvimento ainda na barriga da mãe para que ele no futuro fosse um homem a frente do seu tempo, alguém capaz de dar o grande salto tecnológico da Terra para se proteger das demais ameaças extraterrestres que viessem a chegar por aqui.

Howard e Maria relutaram com essa ideia a principio, mas para finalmente conseguir salvar sua criança toparam sujeitar o garoto a esse destino. O que eles não contavam é que quase seis meses depois a casa de Stark fosse invadida por Cinzentos e estes descobrissem as maquinações de 451 com os Starks. Agora, com o segredo exposto entre os aliens, 451 teve que colocar Howard contra a parede e exigir uma resolução drástica.

IRON MAN

Assim, mais uma vez, os sete “vingadores secretos” de Howard foram convocados para uma nova missão. Dessa vez,  a missão teria um efeito ainda mais perturbador e culminaria com a morte de todos os cinzentos que acabaram sabendo dos detalhes sobre a “criação” do bebê Stark. Somente assim o segredo estava seguro e todos poderiam dormir em paz. Chegou a hora do Rigeliano partir e o casal Stark ficou mais uma vez sozinho para decidir os futuros passos daquela nova família.

Agora, no nosso presente, Tony ouvia toda aquela história e não sabia se acreditava ou não no manipulador rigeliano. Apesar de todas as evidencias de sua história, certamente havia algo mais escondido nas intenções de 451. E o robô realmente confessou que a desconfiança de Tony procedia. Além de todo estimulo criativo de Tony Stark, 451 havia o preparado para ser ao piloto de uma máquina de poder descomunal. Alimentada pelas energias do Coração dos Voldis, a armadura de 8 quilometros conhecida como Matador de Deuses é o “homem de ferro” definitivo que Tony Stark nasceu para usar.

E assim, se revela o plano completo de 451. Ao invadir o banco de dados do seu próprio planeta, o rigeliano tomou conhecimento da imensa armadura usada na Guerra contra os Celestiais. A civilização que a criaram pereceu, mas o robô encontrou um jeito de reativar a tecnologia. O coração de Voldi seria como um reator Arc. E o humano Tony Stark remodelado nas perfeitas condições como piloto ideal daquela arma de guerra.Tudo estaria certo se não fosse o fato do caçador de recompensas Devastador mudar de ideia quanto ao seu trato com o Rigeliano. Ao descobrir que existia uma enorme quantia pela cabeça de 451, ele voltou atrás para pegar um prêmio ainda maior. Surpreendido, 451 teve que se esforçar para hackear o corpo do Devastador e fazê-lo parar. E esse foi o tempo suficiente para Tony Stark se afastar do local e arquitetar seu plano.

IRON MAN

Deixando a armadura sem sua IA e quase funcionando mecanicamente, Tony se livra da influencia de 451. Agora, sendo muito mais Tony do que Homem de Ferro, ele tem que se livrar de um reprogramado Devastado e das manipulações do seu algoz. Numa tentativa desesperada de fazer com que Tony o obedeça e se atrele ao Matador de Deuses, 451 direciona o piloto automático do gigantesco robô contra um planeta. 

Com vidas em perigo, Tony não vê outra opção a não ser se sujeitar aos pedidos de 451 e se atrelar a máquina assassina. Todavia, algo dá errado e o robô acaba não se ligando a Tony. O planeta é destruído e 451 acaba não entendendo nada. Revoltado ainda mais com Stark e sem saber que seu plano não era perfeito, o Rigeliano direciona o Matador de Deuses contra a Terra. E cabe a Stark salvar seu mundo natal nas próximas edições restantes.

Não dá pra dizer que Kieron Gillen tem feito algo diferencial em sua fase no Homem de Ferro. Levando Tony ao espaço e fugindo bastante das aventuras costumeiras em que envolve roubo de tecnologia e disputa entre megacorporações, há um novo gosto em acompanhar essa nova fase do Homem de Ferro. Todavia, mexer com o passado de um personagem clássico como Tony Stark é sempre um vespeiro impossível de se prever . Até então, está sendo meramente curioso. Vamos ver até onde começa a parte em que torcemos os nariz.

Como de praxe, estou me privando de comentar sobre os desenhos de Greg Land.  Até que nas histórias do Homem de Ferro onde as armaduras prevalecem aos rostos sua arte se difarça bem, mas ainda assim eu achava que o Vingador Dourado merecia um desenhista mais digno ao seu atual sucesso.

A história aqui resumida se encontra nas edições 8 a 10 de Homem de Ferro & Thor

Coveiro

comments powered by Disqus