quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Homem-Aranha Superior: Sob olhares atentos dos Vingadores

 photo superior01.jpg

Agora que é a mente de Otto Gunther Octavius quem comanda o corpo de Peter Parker, podemos dizer que já era esperada uma mudança radical nas atitudes do Homem-Aranha. Suas últimas ações que vieram a conhecimento do público – como espancar o velho Abutre e matar o assassino serial Massacre - chamaram atenção inclusive dos Mais Poderosos Heróis da Terra.  Há algo de errado nesse "novo" Homem-Aranha Superior e chegou a hora de investigar.

Em Nova York, a última do prefeito foi convocar o Homem-Aranha (agora, seu maior aliado) para caçar os dois vilões "classe D" Polichinelo e Screwball. A dupla de palhaços armou uma pegadinha pra cima de Jamenson e o humilhou publicamente com uma tortada na cara e abaixando as calças do mesmo em público. O vídeo viralizou rapidamente na internet e era a hora de dar o troco, mostrar que com JJJ não se brinca. Apesar de relutante, o Homem-Aranha superior relembrou os tempos no passado em que sofria bullying e resolveu aceitar.

Enquanto os Aranhobôs faziam sua parte vasculhando a cidade, Otto (ou seria Parker?) voltava para a Universidade para um encontro com sua mais nova amiga (e tutora escolar) Anna Maria Marconi.  No pátio, chegou a presenciar alguns valentões a humilhando pela baixa estatura e quase resolveu tomar satisfações ali mesmo. Todavia, Anna pediu para ignorá-los e cuidar do mais importante – conversar com o professor Don Lamaze sobre seu doutorado. O troco nos dois rapazes seria dado mais tarde.

A conversa com Lamaze não demorou muito. O sinal do Aranhabôs logo tintilaram e o Homem-Aranha mais uma vez entrou em ação. A briga com Polichinelo e Screwball acabou no entanto saindo um pouco fora do que Otto esperava. Se fazendo de truques sujos e humilhantes (inclusive captados ao vivos pela câmera da vilã), os dois conseguiram tirar o Homem-Aranha Superior do sério. Em acesso de fúria extrema, Otto acabou espancando a dupla de palhaços na frente de todos e isso só contou como mais um ponto negativo pra avaliação do Aranha nos Vingadores.

 photo superior01.jpg

E enquanto o temperamento de Otto extrapolava cada vez mais, o restante da consciência de Parker estava se esforçando para de alguma maneira deixar pistas de que O Homem-Aranha não era mais “pilotado” pela mesma pessoa de antes. No máximo, estava conseguindo rabiscar coisas sem sentido num pedaço de papel.

O próximo a encarar o Homem-Aranha Superior foi o vigilante Cardíaco. Seu alterego, o Dr Elias Whirtham, voltou para Nova York e construiu uma clinica de reabilitação na cidade. Mas tudo na verdade era uma fachada para que o mesmo pudesse criar no seu subsolo uma unidade de tratamento avançada que utilizasse novas e pouco testadas tecnologias para curar doenças.  Num dos casos, na intenção de salvar a garotinha Amy Chen, ele vestiu mais uma vez o capuz de Cardiaco e foi roubar um depósito do governo com equipamentos avançados confiscados.

No deposito que se localizava em Yardale, ele conseguiu justamente o que queria – a sonda neurolítica – um equipamento criado pelo próprio Otto Octavius que o ajudou a ter controle absoluto de seus braços mecânicos apenas com comandos mentais.  Quando o Homem-Aranha Superior chegou para deter o criminoso, sentiu-se ainda mais destinado a prendê-lo ao saber que era sua obra que estava sendo roubada.  Na verdade, muitas de suas criações estava ali confiscadas e só levando poeira este tempo todo.

Durante a briga, o Cardíaco seria mais um a ser espancado violentamente pelo Aranha se dessa vez a consciência de Parker não o tivesse detido. Foram os milésimos de segundos de distração necessários para o Cardíaco soltar uma rajada de choque no herói e fugir com a sonda. Derrotado, mal sabia o Homem-Aranha Superior que o pior estava por vir. Seu cartão de membro dos Vingadores registrava uma chamada prioritária.

 photo superior01.jpg

Na Torre Stark, Otto deu de cara com parte dos Vingadores liderados pelo Capitão América que queriam conversar um pouco sobre as recentes atitudes do Homem-Aranha Superior. Era uma intervenção. Nesta hora, o ego de Octavius falou mais alto e não admitiu ser questionado pelos Mais Poderosos Heróis da Terra. Foi a deixa para começarem uma briga e realizar a força uma analise apurada no corpo do Homem-Aranha. Porém, nada foi encontrado – não se tratava de um skrull, nem de manipulação alienígena e nem de nenhum controle mental dos vilões conhecidos pelo grupo. Porém, uma coisa o Otto notou depois que toda análise terminou. Havia algo de errado em seus padrões mentais, mas isso deveria ser analisado outra hora.

Tudo terminou num grande puxão de orelha no herói. A Viúva chamou o amigo aracnídeo de canto para uma conversa sincera e acreditava que a mudança nas atitudes do Homem-Aranha era apenas fruto dos últimos acontecimentos que culminaram na morte da amiga em comum, Silver Sable (lembram de Nos Confins da Terra?). Otto tenta disfarçar a situação enquanto que a consciência de Parker faz mais uma tentativa em vão de se sobressair e deixar um sinal de alerta.

De volta ao jogo, o Homem-Aranha Superior vai atrás mais uma vez do Cardíaco em busca de sua sonda neurolítica. Durante o combate desta vez, Otto dá uma chance para o vilão se explicar e ouve a história da menina Amy. A garotinha sofria na verdade de uma doença que só piorou durante os ataques térmicos de Otto na saga “nos Confins da Terra”.  Sensibilizado e pensando em reparar este mal, o herói decide se juntar ao Cardíaco e ajudar a menina. E após algumas horas, a operação termina sendo um sucesso. A menina é salva e acaba eternamente grata ao Homem-Aranha Superior. Internamente, Otto sente que esta pagando um pouco de seus pecados finalmente.


 photo superior01.jpg

Todavia, de posse da sonda neurolítica mais uma vez, chegou o momento de usá-la para um tira-teima. Foi assim que Otto descobriu que a consciência de Peter Parker realmente sobreviveu em seu cérebro e de alguma maneira o estava manipulando sutilmente. E ser manipulado era algo que Octavius não poderia permitir. Chegou o momento de realizar uma Parkertomia.

Dentro do subconsciente do cérebro do Aranha, uma luta de dois frontes tem início. Ali, tudo era apenas simbólico, tanto as pessoas que eram aliados a Peter como seus vilões, mas a briga pela posse do cérebro era pra valer. Essa abordagem subjetiva acabou numa batalha literal de Homens-aranha onde apenas um sobreviveu – o Superior.  As memorias do velho Peter Parker simplesmente sumiram. E podemos dizer que definitivamente Otto Octavius estava completamente livre desta vez.

 photo superior01.jpg

E completando as histórias contidas nessas edições, respectivamente a 4 e 5 de Homem-Aranha Superior da Panini, temos também duas edições da “Homem-Aranha Vingador”. Na primeira, ele se encontra com Thor, o Deus do Trovão e ambos tem que lidar com um super-ativado Electro. No final, o Electro é detido (em segredo) na prisão do Aranha  e Thor fica um pouco preocupado com a mudança de atitude do herói. Já na outra edição, o Aranha Superior se alia ao Sonâmbulo, clássico herói  criado nos anos 90, para deter uma espécie de parasita que se alimenta dos medos. Nessa curta história, relembramos um pouco do deprimente passado de Otto Octavius e seus traumas de infância com o pai. Por sinal, um bom complemento a isso você encontra já em lojas com Doutor Octopus: A origem.

Pra quem retomou as leituras do Aracnídeo agora como é meu caso, pode até estar sentindo um impacto em encontrar um novo “Aranha” com nova atitude circulando por aí, mas deixando um pouco de lado o contexto, não tem como negar que a dinâmica está bem mais interessante do que ocorria já há algum tempo. Para quem andava desacreditado, Dan Slott realmente deu seu “pulo do gato” com essa ideia e aos poucos deu pra perceber que a versão “superior” veio atraindo até mesmo quem não era lá muito fã do Aranha. E aqueles que acreditavam num retorno rápido do verdadeiro herói, devem ter se retorcido com a cena da "parkertomia", não? Bem, o futuro não é tão ruim assim, pode por fé!

Como todos devem ter percebido, essas histórias são parte ainda das edições de abril e maio deste ano, que estamos colocando em dia finalmente.  Nos dias que se seguem, correremos mais um pouco com as histórias atrasadas deste título. Aguardem aí!

Coveiro

PS: Você pode conferir os primeiros resumos do Jeferson aqui, aqui e aqui!

comments powered by Disqus