terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fabulosos Vingadores: Apocalipse in Rio


Kang, um dos mais antigos inimigos dos Vingadores, tem um plano. Alterar o destino que os seres conhecidos como Celestiais traçaram há muitos milênios para a humanidade. Para isso, vai usar toda sua manipulação temporal e mover peças no seu jogo que podem acarretar justamente o contrário do que ele vem planejando há tanto tempo...

Na cidade escondida de Akkaba, agora no Pólo Norte, nascem duas crianças. Frutos gerados pelo Anjo Negro com sua cavaleira Ichisumi, a Pestilência, para o desagrado de Genocídio, herdeiro até à pouco tempo de Apocalipse. Se quiser saber mais sobre, consulte o link com a saga do Anjo Negro, que foi publicada em Fabulosa X-Force. As crianças então são levadas por Kang, para que elas cresçam sob sua tutela e mudem o futuro sob suas condições.


Enquanto a disseminação das palavras de ódio do Caveira Vermelha ainda ecoam por entre a humanidade, causando vítimas mutantes por todo o globo, a Unidade Integração dos Vingadores recebe novos membros. Magnum e Vespa chegam à mansão, arrumando confusão com Vampira logo de cara, e Solaris é recrutado por Wolverine.

Na primeira aparição ao público desta equipe, Destrutor se apresenta como Alex Summers para todos, retirando sua máscara para que todos vejam quem ele é, mesmo sendo irmão do "terrorista" Ciclope. Mas no meio da coletiva, reaparece mais um antigo vilão dos Vingadores, o irmão de Magnum, Eric Williams, o Ceifador. Seus vastos poderes sobrepujam os Vingadores por conta de seu ataque surpresa, mas Vampira absorve os poderes do pacifista Magnum e desfere um único golpe contra seu queixo, partindo o seu pescoço, matando o vilão instantaneamente. Assombrada pelo feito, ela entra em choque, diante das câmeras da imprensa de todo o mundo ao vivo...


Depois disso, Remender nos apresenta o passado de dois Vingadores: uma aparição de Apocalipse em plena Escandinávia no século XI, quando Thor ainda não possuía o seu martelo Mjolnir, mas andava com o lendário machado Jarnbjorn. Como Apocalipse aparece tão poderoso, botando Thor para correr? A resposta é que ele foi transportado pelo tempo, por ninguém menos que o Faraó Rama-Tut, uma das alcunhas temporais de Kang, o Conquistador. A batalha contra um inimigo que veste uma armadura forjada pelos Celestiais deixa Thor furioso, e pede para que seu pai Odin o ajude a destruir En Sabah Nur. Thor fica ainda mais perplexo, quando seu pai recusa ajudá-lo, temendo que o futuro seja tomado por uma catástrofe ainda pior.

Loki se oferece a ajudar Thor pelas costas de Odin, enfeitiçando Jarnbjorn para que o machado se torne um destruidor de armaduras Celestiais. Mas dessa vez, Loki não pode ser culpado, pois ele não passava de ser Kang disfarçado, mais uma vez manipulando os fatos a seu favor. Depois, Apocalipse vai atrás de mais um antepassado de um Vingador. Folkbern Logan, que morava em Londres por essa época. Mas Thor aparece para deter seus quatro cavaleiros, e aparentemente, derrotar Apocalipse em definitivo. Sua comemoração, já em Asgard é interrompida pelo seu pai, que decreta que aqueles atos de Thor voltarão para assombrar toda a humanidade e a também a Asgard. No nosso presente, Kang recupera Jarnbjorn, que esteve perdido por muito tempo, e que jazia na tumba do Barão Mordo, no Brasil.

Na famosa estação espacial Starcore, que orbita o Sol para estudos, Genocídio e os Cavaleiros restantes invocam um Celestial para que o filho de Apocalipse, venha a servir como novo zelador do planeta Terra, aquele que garantirá a sobrevivência do mais forte. Mas no momento em que o colossal Celestial entrega uma de suas raríssimas sementes vital que lhe concederia uma armadura como a de En Sabah Nur, os Gêmeos do Apocalipse ressurgem já adultos, empunhando Jarnbjorn, reclamando o trono de Apocalipse. Uriel e Eimin assassinam o Celestial, fato que acontece pela primeira vez na história, coisa que poderá desencadear uma catástrofe. A essência do gigantesco ser se esparrama pela Starcore destruindo tudo o que toca.

 
Enquanto que na Terra, os Vingadores discutem se colocam Vampira na reserva após a morte do Ceifador, onde apenas Thor e os mutantes da equipe a defendem. Magnum e a Feiticeira Escarlate passam por momentos constrangedores de intimidade, onde Wanda coloca Simon na friendzone mais longínqua que eu conheço... enquanto Alex Summers tem sinal verde da liberal Vespa. O Capitão América e Solaris vão à estação orbital da Espada, o Zênite, chamados por Abigail Brand para serem informados da destruição da Starcore. O Capitão passa a imagem para os Vingadores na Terra, onde Thor reconhece seu machado há tanto tempo perdido, e Logan reconhece os Gêmeos como herdeiros do Anjo Negro, que sua antiga equipe matou. Neste momento, a nave celestial de Apocalipse se teleporta, entrando em rota de colisão com o Zênite. Os agentes da Espada fogem, e Solaris e o Capitão América também tentam entrar nas cápsulas de fuga, mas apenas o Capitão consegue. A destruição do Zênite arremessa milhares de pedaços atômicos, diretamente sobre a cidade do Rio de Janeiro...


Thor rapidamente se interpõe entre os pedaços, destruindo alguns, mas seria necessário muito poder para desintegrar a parte principal da estação... Porém Solaris surge como por milagre, atomizando o Zênite, deixando apenas cinzas sobre o Rio. Os dois herois vasculham a nave celestial, mas só encontram serviçais mortos, deixados para trás. E os Fabulosos Vingadores continuam birrentos uns com os outros, sendo que até mesmo Wolverine e Vampira começam a se desentender por conta do silêncio de Logan. O Capitão América cai no Sudão do Sul, onde grupos guerrilheiros e um braço armado da Hidra pagariam fortunas por sua cabeça, mas ele consegue arrumar abrigo. Misteriosamente, um artefato o aguardava com uma mensagem para ele justo neste local.

Os Gêmeos retornam ao seu local de nascimento, Akkaba, no Pólo Norte, onde cem mil mutantes que perderam seus poderes no Dia M, veneravam Apocalipse, aguardando seu renascimento. Eles contam para Thor e Solaris que os atos do deus do trovão é que permitiram Kang de matar qualquer um que ascendesse para herdar o poder de Apocalipse. E Wolverine matou os últimos ascendentes do presente: En Sabah Nur criança, morto por Fantomex, e o próprio Anjo Negro, morto por Psylocke, ambos integrantes da X-Force. Depois Uriel e Eimin exterminam todos os moradores de Akkaba e partem, ainda fulminando o que restou da cidade, a tempo dos Vingadores que voavam para lá testemunhar sua fuga e detonação.

Nesse ínterim, foi publicado uma edição à parte, tie-in de A Era de Ultron, que dá pistas sobre a infância de Uriel e Eimin, e como eles foram torturados física e psicologicamente por Kang, que os levou à realidade paralela que surgiu durante essa saga.


Wolverine quer que Evan, o clone mirim de Apocalipse, e o Anjo renascido sejam protegidos, mas ao que parece, os Gêmeos não se importam com a existência dos dois. Os Gêmeos do Apocalipse vêm reunindo sementes vitais dos corpos de Celestiais assassinados por todo o cosmo. Eles se refugiam em um sistema solar miniatura, escondidos da detecção dos deuses cósmicos, e as empregam nos cadáveres de quatro seres mortos há algum tempo.

Na caverna que o Capitão caiu, estava uma mensagem de Immortus, uma das encarnações futuras de Kang, mais honrada. Ele revela muito do que Steve não sabia, sobre sete linhas temporais primordiais, onde sua confluência foi gerada por um evento misterioso. Kang falhou em evitar que Apocalipse se torne o senhor da Terra, e falhou em mudar o futuro dos Gêmeos, que agora agem por conta própria. No momento em que Immortus lhe entregaria um dispositivo que o levaria até os Gêmeos, os insurgentes da Hidra descobrem o Capitão. Mas também aparece Magnum para salvá-lo.

Depois, Feiticeira e Vampira discutem pela enésima vez, mas agora sobre mutantes, ideais, levantando conceitos interessantes, sobre o porque dos mutantes serem perseguidos. Pelo que eles lutam atualmente. Mas a discussão é interrompida pelo Capitão. Ele descobriu tudo que Wolverine fez com a X-Force, desencadeando um desentendimento em toda a equipe, dividindo-os em dois grupos. Thor, Wolverine, Vampira e Solaris saem para caçar os Gêmeos, deixando o Capitão, Destrutor, Vespa, Feiticeira e Magnum pra trás.


E os novos quatro cavaleiros do Apocalipse estão novamente vivos. Ceifador, Daken, Banshee e Sentinela.

A espetacular saga dos Gêmeos do Apocalipse continua, sob a batuta treinada de Rick Remender e dos desenhos espetaculares de Olivier Coipel e Daniel Acuña. O tie-in de Era de Ultron foi desenhada pelo fenomenal Adam Kubert. Este artigo está compreendido entre as edições de Avante, Vingadores! 5 a 8.

Jeferson

comments powered by Disqus