terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cable & X-Force: Caçadores Caçados

Force

Outrora dito Messias mutante, Cable foi relegado a um novo papel de protetor de Esperança, aquela que poderia causar a salvação ou destruição dos mutantes. Mas com o desfecho dos caóticos eventos da saga Vingadores vs X-Men, aquela missão do mutante do futuro finalmente chegara ao fim. Mas para um viajante do tempo destinado a tornar o presente algo melhor, a guerra não acaba. Assaltado por visões de imediatos acontecimentos que podem acabar com a humanidade, Nathan Dayspring Summers reuniu uma nova X-Force e agira usando qualquer subterfúgio necessário para impedir o próximo apocalipse da lista.

Logo nas primeiras edições, Cable reuniu Domino, Forge, Doutor Nemesis e Colossus para impedir a praga do vírus Cilha se espalhasse pelo mundo. Para tal, colocou Piotr Rasputin infiltrado na Unidade de Processamente Papa-Tudo e ficasse de olho até eles agirem para impedir  a catástrofe.  Mas algo deu errado no plano de Cable e as coisas saíram diferentes de sua visão. Os funcionários da fabrica foram contaminados pelo vírus e se tornaram criaturas grotescas e famintas. Ao grupo, restava pouco a fazer além de garantir algum tempo para o Doutor Nemesis desenvolver uma cura enquanto que Cable e os demais tentariam impedir um vazamento do vírus para o exterior.

Force

A presença inexplicável de um Deathlock no local deixava tudo ainda mais confuso. Seria ele o responsável por liberar o vírus ali e com que intuito? O androide resolve não dar seguimento a um combate direto e se teleporta pra longe dali sem muitas explicações. E pra piorar, Nemesis não só falhou em conseguir a cura como piorou a mutação que atingia os funcionários da fabrica. Coube a Cable realizar um ato que colocaria suas ações em cheque pra alguns do grupo – ordenou a matança dos contaminados e, portanto, eliminação total daquele grotesco vírus.

Não houve dificuldades para realizarem uma fuga pro México, mas todos da equipe de Cable agora estavam nos jornais do mundo inteiro acusados de terrorismo biológico. Na pouca parada que tiveram no país vizinho, os membros da nova X-Force tiveram um momento para resolver suas diferenças. Colossus, que se amargurava pela morte dos ex-colegas da fábrica mortos, acabou caindo nos braços amorosos da companheira Dominó. Forge e Nemesis tem suas diferenças de personalidades, mas o espírito de competição científica entre os dois rende bons momentos (e disputas malucas entre gorilas-maquinas e escorpiões-gigantes). Já Cable reservou seu momento para voltar escondido para os EUA e se entender definitivamente com Esperança. Apesar de toda a raiva da garota em ser abandonada e posta de lado na nova equipe, Cable quer que ela entenda suas razões e que a moça tenha a oportunidade de realmente ter sua vida normal.

E antes que a equipe volte a se reunir de novo para procurar saber quem liberou o vírus cilha e o envolvimento com Deathlock, um novo acontecimento toma as visões de Cable. Ao que parece, uma grande espaçonave esta para confrontar forças militares da Terra e isso pode ser uma nova e definitiva guerra final no planeta se eles não puderem fazer nada.  E pra piorar a questão, Colossus resolveu sair do time e se entregar as autoridades locais para responder pelo que fez.

Deste ponto em diante, Cable precisa dividir sua equipe em duas forças tarefas menores. Ele parte com os seus nerds em busca de uma velha espaçonave alienígena que esta localizada em uma suposta base militar abadonada. Já Domino e Dinamite, que acaba sendo uma nova integrante do grupo, invadem a Balsa. E a primeira coisa que Neena faz assim que consegue invadir a ilha após a distração da Dinamite é visitar a cela de Colossus para tomar algumas satisfações. Surpreso, o russo se nega a fugir dali com Domino e diz que deverá pagar por todos os seu crimes. Já Dominó o surpreende ao dizer que aquela sua suposta fuga era apenas um despiste para que Dinamite se infiltre no interior da Balsa para libertar Kliktok, um criminoso alienígena que é mantido ali pela ESPADA.

Force

Já a equipe de Cable enfrenta alguns contra-tempos. Primeiro, o soldado do futuro é abordado por Ciclope e acaba ficando para trás afim de que Forge e Nemesis fujam com a nave alienígena. A própria ESPADA chega em seguida para impedir o roubo, mas pai e filho rechaçam a ofensiva dos agentes enviados por Brand. Antes de partir, Cable explica  sua visão para Ciclope e que precisou realizar aquele roubo e tirar aquele alien da Terra ou aqueles que o procuram irão em breve invadir o planeta e destruir tudo na frente para caçar a cabeça do ET criminoso.

Em Nova York, Kliktok acabou tomando um passo a frente. Fez Dinamite e Domino de refém assim que foi libertado e usando sua mente conseguiu convocar sua nave para uma fuga mirabolante do planeta. Acabou levando consigo todos os membros da X-Force a bordo. Na Terra, sobraram apenas Cable e Colossus para explicar os motivos daquela fuga desesperada promovida pelos mutantes. De certo modo, Cable acabou convencendo Brand de que eles estavam ali para ajudar, mas era preciso agora salvar a X-Force.

Colocando sua carreira em risco, Abigail Brand resolve ajudar Cable numa missão de resgate mirabolante. Com direito a arremesso cósmico especial do Colossus, Kliktok é derrotado e colocado a mercê de um dos impérios galácticos que estavam em busca de vingança. Já Abigail acabou sendo traída pelo próprio Cable, que a colocou a deriva no espaço e fugiu com sua nave espacial.

Force

A equipe de Cable estava agora num outro patamar de peculiaridade e os Fabulosos Vingadores foram acionados pela dirigiente da ESPADA para capturar o Soldado do Futuro. Primeiro, foram atrás dos destroços da nave que voltou para a Terra, mas não encontraram nenhuma pista da X-Force. Depois, foi a vez de ir atrás da Esperança, única que poderia dar uma pista sobre onde estava seu pai adotivo. O único problema é que a menina ex-messias mutante também estava em fuga e (após roubar os poderes da Mulher-Púrpura e Mestra Mental) conseguiu dar um belo de um couro no Capitão America, Destrutor e Vampira. E assim, parece que os problemas dos mutantes renegados só vão aumentando...

Nessas seis edições, o novato Denis Hopeless mostrou mais destreza trabalhando com esses párias do que muito escritor veterano que escorregou feio quando passou sua temporada em títulos mutantes. Conseguiu colocar novas direções na vida do seu protagonista, sem ao menos descaracterizar o eterno mote de Cable em prevenir o presente de um futuro ruim. A dinâmica entre os personagens também foi excepcional, do drama adulto entre Dominó e Colossus, ao humor afiado entre os dois gênios malucos Nemesis e Forge. Não é de estranhar que repentinamente o título Cable & X-Force tenha se tornado o carro-chefe de X-Men Extra e destaca-se na maioria das capas.

Uma nota que se deve deixar aqui é quanto ao trabalho de Sal Larroca. O espanhol se manteve como artista regular desde a primeira edição sem perder a qualidade do traço e volta pra família mutante depois de um longo tempo fora. Vale lembrar que desde a última vez que passou pelos X-Men seu traço evoluiu assustadoramente e o resultado final é este – um esmerado trabalho que seria até digno se viesse como encadernado pro Brasil.

As edições que foram resumidas aqui estiveram condensadas nos números 3 a 5 da edição de X-Men Extra. A resenha das primeiras edições você confere aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus