segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Fabulosa X-Force: Explorações telepáticas

O primeiro arco da atual Fabulosa X-Force mostrou como Psylocke, Tempestade e Pigmeu perseguiram a vilã extradimensional Espiral, mas foi com o X-Man renegado Bishop que acabaram tendo que lutar - e, em meio a tudo isso, Fantomex entrou em confronto com seu "irmão gêmeo maligno" Arma X. O terceiro arco mostrará Betsy e Cluster (a "irmã gêmea bondosa" de Fantomex) indo ao resgate de seu ex-namorado. Como a história passa de um ponto a outro? É isso que vemos neste breve segundo arco...



Após todo o quebra-quebra em Los Angeles, o grupo das duas X-Men manteve Espiral amarrada e Bishop em observação (após ele entrar em coma no final do arco anterior). Buscando descobrir o que aconteceu com seu amigo desde a última vez em que o viram, Betsy e Ororo fizeram uma viagem telepática ao seu insconsciente. Lá, descobriram que o futuro em que Bishop ficou preso após seu confronto com Cable e Esperança não era tão deserto como parecia: lá, uma grande fera o atacou e feriu mortalmente. Felizmente, ele foi resgatado e curado por um grupo chamado A Ordem, que o treinou para ser um caçador de Aparições, criaturas psíquicas (ou "espelhos malignos da alma", como preferirem) que possuem seres humanos e, quando muito poderosas, podem até adotar formas físicas próprias. Bishop se tornou um caçador implacável de Aparições - embora, para surpresa de suas amigas, ele tenha poupado e adotado a menina Amber após refrear a Aparição que dominava o corpo dela, em vez de matá-la (como tentou fazer com Esperança no passado).

Tudo estava bem até que, um dia, o mutante foi chamado para caçar uma Aparição Alfa (versão mais forte das criaturas) numa floresta. Lá, Bishop enfrentou o Urso Demoníaco (aquele mesmo que aterrorizava a Dani Moonstar, lembram?), mas descobriu que a criatura sobrenatural era só um capacho da verdadeira ameaça: a misteriosa Grande Coruja Branca, rainha das Aparições. Seu poder era tanto que foi facilmente capaz de dominar a mente do antigo X-Man e levá-lo de volta ao passado. Após essas descobertas, e percebendo que algo vinha destruindo a mente de Lucas por dentro, as duas heroínas perceberam que o Urso Demoníaco ainda estava lá, furioso, com uma lança presa em suas costas.



Enquanto as mentes de Psylocke e Tempestade percorriam a de Bishop, seus corpos eram protegidos por Pigmeu. Ou deveriam ser, porque o baixinho não se mostrou a pessoa mais confiável para a tarefa: entediado, concordou em soltar Espiral para os dois se divertirem lutando. Resultado: não só deixou ela escapar como não percebeu o momento em que Cluster invadiu o esconderijo e sequestrou Betsy. Ao acordar e dar de cara com sua captora, Psylocke não ficou nada contente... e ficou ainda mais furiosa quando Espiral apareceu e a sequestrou das mãos da ladra (sim, sequestro do sequestro). Com o histórico entre as duas mulheres, claro que tudo ia acabar em pancadaria.



Mas, enquanto Betsy extravasava sua fúria, Espiral tentava mostrar que as duas eram mais parecidas do que parecia: se ela ajudou Mojo a trocar os olhos (e depois o corpo) da britânica, a mulher outrora chamada Rita Ricochete teve um destino ainda pior nas mãos do vilão, tendo corpo e mente profundamente alterados para servi-lo como sua escrava e assassina pessoal. Espiral não sequestrou Psylocke para lutar, mas para se explicar. Tudo que ela pedia era a confiança para deixá-la partir, tentar resgatar a menina mutante Ginny (capturada pela Grande Coruja Branca no arco anterior), que se mostrou a única pessoa capaz de dar uma chance a ela, e reconstruir sua vida. O ódio de Betsy pela outrora vilã era intenso... mas ela acabou cedendo.

Depois de voltar ao seu esconderijo, a telepata fez outra viagem no plano mental, dessa vez em sua própria mente, para receber a visita de Wolverine. Enquanto os dois brincavam de pastorear ovelhas (longa história...), o clima da conversa não era nada divertido. Logan estava furioso por toda a confusão pública que o grupo de Betsy fez em Los Angeles ao caçar Espiral, e sua fúria aumentou ainda mais ao saber que ela deixou Espiral fugir. Mas a mesa virou quando ela perguntou por que ele a havia escolhido para essa missão e ele confessou que esperava que Psylocke matasse sua antiga inimiga e assim livrasse o mundo de alguém que pudesse prejudicar a situação dos mutantes: Betsy criticou a hipocrisia de seu amigo e deixou claro que não é por não ter se aliado a Ciclope que ela está disposta a seguir cegamente Wolverine.



Antes que o embate de ideias partisse pras agressões, o Urso Demoníaco apareceu, estando agora vivendo na mente de Psylocke como uma espécie de animal de estimação. Antes de expulsar Logan de sua mente, Betsy esclareceu que a intervenção da criatura não salvou ela do confronto, mas sim ele.

Depois de um dia cheio com duas explorações telepáticas, dois sequestros e uma luta no topo de um edifício, era de se esperar que Psylocke fosse querer um pouco de paz e descanso, certo? Errado: para encerrar o dia, ela decidiu dizer para Cluster que mudou de ideia: apesar do evento traumático que aconteceu em Paris (o qual só saberemos no arco seguinte), ela vai ajudar a ladra a resgatar Fantomex.

Esse arco, publicado na edição 005 de X-Men Extra, manteve Sam Humphries no roteiro; desta vez, a arte foi alternada entre Adrian Alphona (no plano psíquico) e Dexter Soy (no plano físico). Falando primeiro da arte, Alphona é o grande destaque, com sua arte leve, meio cartunesca e um tanto abstrata - o tipo de arte que uns amam, outros odeiam (eu me encontro no primeiro grupo, a propósito) -, enquanto a de Soy nem realça, nem compromete a história. Falando na história, se vocês acharam essa resenha confusa, bem, boa parte disso se deve à confusão na linearidade do arco, com presente e passado se intercalando de forma nem sempre clara. Essa marca continuará presente no próximo arco, por sinal. A boa notícia é que as cenas de ação são bacanas, e passagens como a humanização de Espiral e Bishop ou o bate-boca entre Psylocke e Wolverine são bem feitas. No geral, Fabulosa X-Force de Humphries está bem aquém da Fabulosa X-Force de Remender e está longe de ser a melhor série Marvel do ano. Mas quem se arriscar a uma leitura e acompanhar a narrativa incomum pode acabar gostando.

Fernando Saker

comments powered by Disqus