terça-feira, 28 de março de 2017

Doutor Estranho: Magia em extinção

 Normal não é uma palavra que se encaixe bem em qualquer coisa na vida do Doutor Stephen Strange, o Mago Supremo do atual universo regular da Marvel. Contudo, certamente há algo de incomum acontecendo no espectro místico lá fora e os primeiros sinais foram dados na edição de número #1 do Doutor Estranho lançada aqui no Brasil. Agora, seguindo a história nos números #2 e #3, podemos estar presenciando literalmente os últimos dias de magia da nossa realidade.



Em mais uma cena bizarra que somente a arte de Chris Bachalo poderia nos fornecer, o começo desta nova história tem um Doutor Estranho literalmente nu fugindo pelo plano astral de lesmas azuis een'gawori extradimensionais. Como elas chegaram até aqui, fica pra desvendar outra hora. Agora, Stephen tem que se proteger delas e a única coisa que consegue arrumar é o tal machado que ostentava desde a capa da primeira edição. Ainda assim, fatiar elas não adiantaria por muito tempo e era necessário o Mago Supremo fazer o que ele definia como um sacrifício maior para acabar com aquela ameaça. Assim, "arrancou" pela boca seu "coração astral" e deu para os bichos se alimentarem. Apesar dos efeitos que isso causou indiretamente nos civis alheios a situação, a resolução não durou muito. O próximo passo era seguir até o Sanctum Sanctorum e reaver o seu corpo físico para lidar melhor com a situação.

Pegando carona numa das próprias lesmas extradimensionais, Stephen encontra seu lar pior do que a situação do lado de fora. Wong tentava proteger seu corpo moribundo de ser comido e estava mal conseguindo. Uma vez de volta ao mundo físico, ele conseguiu conjurar um feitiço completo e alimentar as monstrinhas até a exaustão. Uma vez tudo calmo, Strange pode refazer seus passos que o levaram até aquela situação. Então, descobrimos que ele tentava entrar pela porta de Fandazar Foo quando foi atacado pelas lesmas. Do outro lado deveria ser um lugar de pura e rica magia, mas agora não restava nada além de um cinza morto do outro lado. As lesmas atravessaram para o nosso plano porque a magia daquele lugar de onde elas viviam morreu.

Ao investigar a cinzenta e morta Fandazar Foo, Strange encontrou outros magos supremos de realidades distintas mortos e expostos para aterrorizar quem os encontrasse ali. E mal sabia Strange que estava sendo observado por um espião ali, um dos lobos matabruxos deixado para trás pelos misteriosos membros do Epirikul. Agora, os vilões sabiam da existência de Strange e o Imperador deles iria pessoalmente atrás de mais uma de suas vítimas.



Um interlúdio nessa história traz um flashback do começo de Stephen Strange no aprendizado de suas artes místicas com o Ancião. Numa de suas primeiras e mais árduas aulas, ele acabou descobrindo de um modo doloroso o que significa o termo "a magia cobra seu preço". E até hoje, ele vem pagando aos poucos o seu. A cada uso das artes, seu corpo sofre fisicamente e vomitar quase as entranhas é só parte do pacote. Então, voltamos ao presente, no 'Bar sem Portas' onde a maioria dos místicos se reúnem e quase todos estavam ali dessa vez depois da convocação urgente do Mago Supremo. Feiticeira Escarlate, Magia, Damian Hellstrom, Irmão Vodu, El Medico Místico,  Professor Xu, Mahatma Doom, Conde Kaos e alguns outros foram colocados a par da situação e deveriam se preparar pro pior.

A reunião teve que ser abruptamente interrompida por uma ligação urgente de Wong. Ao retornar pra casa, Strange encontrou sua nova amiga e bibliotecária do Sanctum Sanctorum, Zelma Stanton, preocupada porque um livro de magia estava simplesmente morrendo. Enfraquecido, Strange precisava se alimentar para repor suas energias místicas e aí descobrimos pela primeira vez os motivos de coisas tão estranhas estarem na geladeira daquele casarão. Certamente, não estava nos planos de Zelma descobrir que o cardápio de um Mago Supremo era por demais nojento para ter a "energia" necessária para realizar seus truques.

Após a refeição nada apetitosa, Strange dispensa Zelma e atravessa mais uma das portas místicas do Sanctum para chegar até o templo submerso de Watoomb. Todas as defesas místicas do lugar estavam desativadas e ao finalmente entrar no cerne do lugar, ele descobre que não foi magia, mas sim um artefato de avançada tecnologia que desativou os poderes de Watoomb. Sem tempo para fazer o médico pensar, aquele constructo que parecia estar vivo atacou o Mago Supremo. Coisas similares aquilo surgiram bem no meio do Sanctum Sanctorum também. E muito mais já deveriam estar se espalhando mundo afora. Ao derrotar aquela primeira máquina, não restou mais tempo para Strange a não ser avisar telepaticamente aos demais místicos sobre o problema.



Enquanto isso, outro interlúdio no mostra que Wong também tem seus segredos guardados. Algo que ele nunca revelou ao seu amigo está escondido nas entranhas do Himalaia. Lá, temos um templo de "Discipulos Secretos do Estranho", que são disciplinados e treinados secretamente para se sacrificar e ajudar Estranho a pagar os altos preços da magia (mesmo sem o Doutor saber). O problema é que mais daqueles constructos misteriosos caíram do céu próximo ao templo e podem ser a última ameaça direta as reservas físicas de sacrifício do Estranho. E assim como no fundo do oceano e no himalaia, mais desses aparatos do Epirikul surgem em lugares do nosso mundo banhados por magia - Monte Wundagore, Mundo Estranho Everglades, Machu Pichu e até mesmo o Bar sem Portas. Todos sendo protegidos como nunca pelos místicos aliados ao Estranho.



E enquanto o mundo parece desabar, o Mago Supremo tem que ao menos sobreviver ao ataque de lobos matabruxos que o esperavam na saída daquele templo. Para vencer, mais uma vez Stephen teve que recorrer a um pavoroso feitiço de magia negra atlante que tinha como preço fazer com que ele (e seus discípulos secretos) sangrassem torrencialmente pelos olhos. Aquele foi poder suficiente não só para lidar com os lobos, como também voltar ao Sanctum e destruir os constructos mecânicos que circundeavam o casarão.

Aquela ação certamente chamou a atenção do Imperador dos Epirikul. Ele próprio decidiu ir até a Nova York confrontar o Mago Supremo da nossa realidade e trazia consigo o maior dos constructos assassinos de magia visto até então. Apesar de muito feriado, a luta contra Strange não foi fácil. O Sanctum era recheado de defesas automáticas místicas que deteve boa parte do exército do Epirikul. E ao longo de todo o globo, os demais místicos não pareciam estar em situação melhor. Era preciso mais do que poder praquela situação. Era preciso até mesmo um pouco de malícia para lidar com ataque tão repentino e traiçoeiro.

Na rua Bleckeer, Estranho continuava usando tudo o que podia contra o Imperador, revelando que era de fato uma grande ameaça mística para o Epirikul. Uma outra tentativa fez com que Strange desferisse todo o sentimento de desespero das pessoas de Manhattam contra os vilões e os inundou com um lamaçal negro místico. Foi em vão. A última chance que o Doutor arriscou foi drenar o máximo de energia da própria Terra e atacá-los. Tornou-se uma espécie de avatar do próprio planeta. Foi algo que praticamente podia partir tudo ao redor no meio. E no fim, com o poder já esgotado, Strange tombou. O Imperador sobrepujou mais um mago supremo e assim começa os Últimos dias de Magia.


Num epílogo para essa história, temos vários artistas convidados desenhando curtas histórias sobre personagens da nossa terra que tinham um pouco de magia e a usavam para coisas importantes no seu dia a dia. A madame Milagre era mais que uma mágica de truques baratos e o fim da magia quase a matou durante uma apresentação em que ela estava acorrentada num tanque d'água. Um casal que se tornou rei de um lugar escondido na América do Sul graças ao gênio de uma lâmpada perdeu seus privilégios naquele dia em diante. Um jovem que portava um amuleto místico e batalhava no microverso para libertar o Clã dos Cavaleiros Besouros surgiu atônito e pelado no Central Park e foi confundido como sendo um louco. A imaginação de uma criança que dava vida a seus brinquedos se foi. E assim como esses, muitos casos similares aconteceram ao redor do globo.

Coveiro

comments powered by Disqus