Nos primeiros dias do Universo Cinematográfico Marvel, muito se falou sobre a Marvel Studios assinar contratos de atores para seis ou nove filmes. Muitos desses contratos foram concluídos com Vingadores: Ultimato, mas, no caso de Samuel L. Jackson, não demorou tanto. Em uma retrospectiva de carreira com a GQ, o ator icônico refletiu sobre se juntar ao UCM com o Homem de Ferro de 2008 e o fato de Nick Fury rapidamente começar a aparecer em praticamente todos os lugares.
"Eu sabia que tinha um contrato de nove filmes", começou Jackson. "[O presidente da Marvel Studios] Kevin [Feige] disse: 'Vamos oferecer a você um contrato de nove filmes'. Quanto tempo você tem que ficar vivo para fazer nove filmes? Não é o processo mais rápido do mundo."
"Eu não sabia que eles fariam nove filmes em dois anos e meio", ele admitiu. "Isso é meio louco! Oh merda, estou usando meus contratos. Deu certo."
Mais tarde, dizendo que ainda gosta de fazer o Nick Fury, Jackson reiterou seu interesse em levar o ex-diretor da S.H.I.E.L.D. para a nação natal de Pantera Negra, Wakanda:
"Todos os negros no Universo Marvel estavam tentando descobrir: 'Por que não podemos ir para Wakanda?' Eu, Don, Anthony Mackie... mas eles conseguiram. Eles tiveram que ir lutar. Eu ainda não cheguei lá", ele observou. "Eu pensei isso sobre 'Guerra Civil' quando as crianças estavam brigando. As crianças estão brigando e eu não vou fazê-las ir para seus quartos? Como isso faz sentido?"
Depois de ser deixado de lado em filmes como Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, Fury assumiu o centro das atenções em Invasão Secreta e em As Marvels, nenhum dos quais realmente conseguiu atingir os fãs ou críticos. Com alguma sorte, Jackson poderá sair em alta antes que a Saga do Multiverso termine.
Olhando para seu trabalho alguns anos atrás, Jackson admitiu que preferia se divertir com papéis de sucesso do que correr atrás de um Oscar.
"Por mais cansado que eu quisesse estar, você sabe, pensando, 'Bem, eu deveria ter ganhado um Oscar por isso ou deveria ter ganhado por aquilo e não aconteceu', depois que superei isso muitos anos atrás, não foi grande coisa para mim", disse ele na época. "Eu sempre me divirto indo ao Oscar. Sempre espero ganhar uma cesta de presentes por ser um apresentador"
"Eu dou coisas para meus parentes; minha filha e minha esposa conseguiram coisas. É legal. Mas, fora isso, eu já tinha passado. Eu nunca deixaria o Oscar ser uma medida do meu sucesso ou fracasso como ator. Minha medida de sucesso é minha felicidade: estou satisfeito com o que estou fazendo? Não estou fazendo filmes para perseguir estátuas."
Jackson acrescentou, "Você sabe: 'Se você fizer este filme, ganhará um Oscar.' Não, obrigado. Eu preferiria ser Nick Fury. Ou me divertir sendo Mace Windu com um sabre de luz na mão."
Não existe alguma previsão agora para a aparição de Samuel L. Jackson num dos próximos filmes da Marvel Studios. Muito menos fazer um em que ele possa finalmente se saciar por visitar Wakanda. Contudo, é ainda factível que o veremos pelo menos uma última vez antes da Saga do Multiverso se encerrar.
Coveiro