segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Loki, o Agente de Asgard: Destino Inexorável


Loki e as Mães Supremas tinham um acordo. O Deus da Trapaça serviria as atuais regentes de Asgardia em troca da redenção do agora jovem Deus. Ele se tornou um Agente de Asgard e foi assim que em uma das tarefas Loki capturou o foragido Sigurd para as Mães e isso não foi algo que ele fez com muita convicção. Por isso, e um tanto desconfiado também dos movimentos das Senhoras dos Asgardianos, Loki reuniu um time para invadir Asgardia e saber mais.

Seu time consistia de uma equipe. Thor, que lhe devia um favor, cuidou de criar uma distração tão grande para Heimdall que desviaria a atenção total do Vigilante da Ponte do Arco-Íris. Verity Willis, a midgardiana que enxergava qualquer mentira lhe serviria de apoio tecnológia. Por fim, a bruxa Lorelei seria sua companheira ao invadir os calabouços de Asgardia.

Assim, chegaram até a prisão de Sigurd, onde o mesmo já esperava o Deus da Mentira há algum tempo. Em Flashback, vemos que ambos entraram num acordo às escondidas (até do leitor) para enganar Mefisto e as Grandes Mães. Então, uma vez com o amigo libertado, o Deus da Mentira foi até uma outra cela, a prisão mais bem protegida de Asgard e lá encontrou... Loki, um velho Loki do Futuro.

A jovem versão do Loki até que não parecia tão surpreso, mas ainda assim sentiu-se traido. Caçoado pela sua versão mais velha, aquela que matou sua versão mais criança, ele não resistiu em atravessar o velho Loki com Gram, a espada da verdade de Sigurd. Contudo, a arma não teve sequer efeito sobre o vilão do futuro. E foi isso porque apesar de ser a Mentira encarnada, o velho Loki era como era de forma autêntica. E ele contou como ele criou aquela espada e toda a situação só para revelar a sua versão mais jovem o quão inexorável seu futuro seria.


Então, as Grande Mães se revelaram e mostraram que enganavam a versão Jovem a todo tempo. Elas o escondiam o velho do jovem Loki sabendo que ele não aceitaria bem a situação, mas precisavam daquela versão futura pro bem de Asgard, para manter as coisas como deveriam ser. Traído, o jovem Loki que tinha feito de tudo para eles se livrarem das correntes do destino imutável, se demite de sua função de Agente.

E muita coisa mudou dos últimos tempos para cá para os Asgardianos. Thor deixou de ser indigno e uma Nova Deusa do Trovão estar por vir. Odin retornou de seu exílio e descobrimos que Angela é na verdade Alfrid, uma irmã considerada perdida de Thor. Tudo isso você acompanhou nas edições do Deus do Trovão e no especial do Pecado Original.

Já continuando na mensal do Loki, entra Destino, o Soberano da Latvéria no jogo. Ao usar sua máquina do tempo para ver o futuro próximo, Victor Von Doom deparou-se com uma Midgard devastada pelo velho Loki. Escapou por pouco das garras do vil Deus da Mentira e junto com Valéria, arquitetou um plano para impedir aquele futuro negro.

Foi assim que Destino usou sua Máquina do Tempo para capturar o Jovem Loki e levou-o para a Latvéria. Lá, confrontou o jovem sem saber que ele era inocente nos planos arquitetados por seu Eu mais velho. Na briga, Destino mostrou-se superior e deu uma aula de como ele também podia trapacear tão bem quanto um Deus. Junto com Valéria, usou a própria máquina do tempo para prender Loki eternamente em estase. Agora, teria um Deus vivo em sua sala de troféus.


Graças a um amuleto presenteado por Loki,  Verity Willis pode acompanhar tudo de modo invisível sem ser percebida. Ao menos, não notada pela maioria já que a inteligente Val estava mais que acostumada a lidar com pessoas invisíveis como sua mãe. A garota, no entanto, mostrou-se aberta a explicar a situação para Verity e o bem que Destino fazia. E de fato Valeria e Destino não mentiram sobre o que viram no futuro. Mas será Verity era uma pessoa que não poderia acreditar em algo como Destino imutável. Para ela, acreditar nisso era uma grande mentira.

Em contrapartida, Destino teve que resolver questões mais graves na Latvéria fora de seu castelo. Seu povo foi acometido por uma onde de ódio e começaram a se atacar. Logo, o próprio Destino foi alvo disto e não demorou muito para perceber que sofriam de uma espécie de ataque telepático em larga escala. Era tudo provocado pelo Caveira Vermelha, que tinha roubado o cérebro de Xavier. Em vão, Victor tentava por ordem na população.

Coube então a Valeria e Verity elaborar um plano para salvar a Latvéria. Para tal, precisavam libertar Loki e assim foi feito. No entanto, a verdadeira intenção de Verity era liberar assim a Espada Gram e usá-la junto com uma máquina criada por Val para estender sua onda de verdade para todo o Reino.


O ódio é causado em boa parte por conta do desconhecimento e a Espada de Sigurd levaria a verdade e esclarescimento a todos. Assim, estendendo seu efeito para todos ao redor, as coisas se acalmaram. Vimos por um breve momento Destino sofrer com a tal verdade sobre si, mas logo voltar ao controle ao gritar aos quatro ventos que só existia uma verdade e que era a construída por ele. Já Loki reviveu sua maior culpa ao matar sua versão mais criança alguns meses atrás.

E então, temos o surgimento de Magneto que convocava Destino e Loki para lutar ao seu lado contra o Caveira Vermelha!


O novato Al Ewing vem me surpreendendo cada vez mais ao montar um plot tão interessante quanto Kieron Gillen quando rejuvenesceu pela primeira vez o Loki. Mantendo sempre como parte importante da trama esse jogo de cartas marcadas, ele consegue prender bem o leitor e deixa-o sempre no aguardo de algo mais para o que vem por aí. Neste resumo, tivemos aqui a presença dos artistas Lee Garbett e Jorge Coelho nas histórias que foram publicadas nas edições 5, 8 e 9 de Vingadores: Os Mais Poderosos Heróis da Terra.

Coveiro

comments powered by Disqus