sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Espetaculares X-Men: Maldição Canadense


Um desentendimento banal entre dois colegas de trabalho em um frigorífico levou a um homicídio involuntário no Canadá. Isso resultou na eliminação de um cadáver em um moedor de carne, o que fez com que todos que a ingeriram posteriormente sofressem os efeitos de uma terrível maldição canadense, transformando-os na brutal criatura conhecida como Wendigo. Um só já é um adversário terrível, mas como lidar com um exército deles? Este é o enorme desafio que os Espetaculares X-Men terão que enfrentar, como nos mostrará os escritores Craig Kyle e Chris Yost e os desenhistas Ed McGuiness, Carlo Barberi e Iban Coello em Amazing X-Men #8 a #12 no arco "Guerra Mundial W". Aqui, ele foi publicado em X-Men Extra #19 a #22 pela Panini.

Em Ottawa, no Canadá, Wolverine atende ao chamado de Heather McDonald, também conhecida como Víndix da Tropa Alfa. Ela está preocupada com seu marido, James Hudson, também conhecido como Guardião e líder da equipe, que partiu para uma missão a pedido do Departamento H. Ele desapareceu faz dois dias e Heather pede a Logan que o encontre. Os dois vestem os seus uniformes e o rastro leva à cidade de Forrest. Ao chegar lá, Wolverine reconhece um odor aterrorizante e familiar. Ele ordena que Heather vá embora o mais rápido possível e chame os X-Men, a Tropa Alfa e quem mais conseguir.

Enquanto isso, na Escola Jean Grey de Estudos Avançados, Ororo está à procura de Logan e descobre que ele foi para o Canadá sem avisar a ninguém. Ela pede que Rachel Summers use a Cérebra para localizá-lo e a jovem consegue achá-lo. Contudo, Rachel descobre também que Logan está muito assustado, o que faz Ororo convocar todos os X-Men para irem ao Canadá. "So espero chegar a tempo", ela diz.


Junto a Ororo, Rachel e os demais X-Men temos a volta de Piotr Rasputin, o Colossus à equipe, o que foi motivo de muita alegria para Kurt Wagner, o Noturno, mas agora há trabalho sério a cumprir. Wolverine tenta se desvencilhar de muitos Wendigos e é salvo a tempo por Elizabeth Twoyoungmen, a Talismã, e Eugene Judd, o Pigmeu, membros da Tropa Alfa. Enquanto isso, muitos outros Wendigos se espalham fazendo vítimas pelo Canadá. Além disso, aqueles que são feridos pelos monstros se tornam um deles, o que faz com que os Vingadores guardem a fronteira do Canadá com os EUA para impedir uma situação ainda pior.

O Pássaro Negro se aproxima de seu destino, mas sua altitude é muito baixa e a nave é atacada por um Wendigo, o que a obriga a fazer um pouso forçado. Todos escapam ilesos, mas de repente eles se veem entre muitas outras criaturas. A equipe dispersa os seus atacantes e Logan vem de encontro a seus amigos. Ele explica tudo o melhor que pode e pede que Talismã reverta a situação através de sua magia. Elizabeth diz que poderá fornecer algum auxílio, mas que será algo temporário até que a origem desse mal seja encontrada. A moça começa o encantamento e parece que terá êxito, mas Wolverine, que se encontrava bastante ferido, se transforma em um Wendigo e empala a jovem selvagemente.


Logan e outras criaturas voltam a encurralar a todos. Elas são dispersadas novamente, com direito a um "arremesso especial" de Colossus, que atira seu colega de equipe transformado para bem longe. Ororo ordena que Flama cauterize os ferimentos de Elizabeth e assim é feito. Perto dali, Estrela Polar tenta proteger uma criança, Amber, que procurava seus pais. No último instante, eles são salvos por outros membros da Tropa Alfa: sua irmã gêmea Aurora, Guardião, Pássaro da Neve e Sasquatch. Eles se reúnem aos demais X-Men e Guardião conta a todos a macabra origem da praga que começou em Forrest. A única coisa a favor deles, acrescenta Sasquatch, é que a maldição ainda continua restrita ao solo canadense. As criaturas que atravessarem a fronteira com os EUA retornam à forma humana, mas não podem retornar ao Canadá sob pena de se transformarem novamente.

Sasquatch consegue sentir o ponto de origem deste mal em uma caverna que Talismã mencionou. Aurora, Estrela Polar e Pigmeu ficam na retaguarda, ajudando os civis e se juntam aos Vingadores perto da fronteira. Ali mesmo foi improvisado um hospital de campanha, onde Amber pôde reencontrar seu pai bastante ferido pelas criaturas. Os demais heróis se dirigem até a caverna. Contudo, a equipe é forçada a se dividir novamente, pois um exército de Wendigos guarda sua entrada. Noturno e Colossus atraem a atenção das criaturas. A eles se juntam Sasquatch e Rachel enquanto Ororo, Guardião, Pássaro da Neve, Flama, Homem de Gelo e Pedreira atravessam um portal dimensional.


Na dimensão espiritual, Pássaro da Neve faz um reconhecimento aéreo e percebe que as "Grandes Bestas-Feras" que a habitam estão em guerra contra Tanaraq, que acessou o poder de disseminar a praga de Wendigo. A força dele aumenta a cada vítima infectada e assim ele conseguiu subjugar as outras feras e aprisioná-las. Na verdade, seu poder aumentou tanto que agora ele é capaz de manter suas criaturas transformadas mesmo em solo norte-americano, inclusive o pai da pequena Amber, que se encontrava ao lado dela antes se transformar novamente. Felizmente, ela é salva de novo por Estrela Polar. Em seguida, Colossus é ferido gravemente por Logan. ainda transformado em Wendigo.

Tanaraq ataca os heróis, que não conseguem fazer frente a ele e o Guardião é abocanhado pelo vilão de uma vez só. Os outros são aprisionados em correntes que anulam os seus poderes. Bobby Drake, que havia ficado para trás, solta os seus companheiros. As outras feras aprisionadas pedem para ser libertadas para enfrentar Tanaraq, mas Ororo se recusa a fazê-lo. Ao invés disso, ela exige que as feras emprestem os seus poderes para eles para enfrentar devidamente o responsável pela praga mortal.

Tanaraq sofre uma nova ofensiva, recua e começa a rir, pois agora sua maldição ultrapassou as fronteiras do Canadá e agora ele parece imbatível. De repente, ele é derrotado por algo que veio literalmente de dentro dele, que lutava para sair desde quando abocanhado: o Guardião.


A maldição chega ao fim, com muitos feridos. Por alguma razão, as outras feras retribuíram o favor aos heróis e tentaram remediar a situação o melhor possível, auxiliando na recuperação de todos. Além disso, parece que com a morte de Tanaraq a maldição do Wendigo se extinguiu para sempre. Contudo, a mãe de Amber continua desaparecida e o seu pai não parece estar muito bem. Por causa disso, Estrela Polar se prontificou a permanecer do lado deles até que ela seja encontrada.

Kyle e Yost possuem um histórico de boas histórias para a franquia mutante e este arco não é exceção. Achei genial a premissa que desencadeou a maldição dos Wendigos, algo que ninguém tinha pensado antes. É o tipo de surpresa que gosto de ter quando leio uma história, que soube alternar os momentos de tensão e até de humor com muita habilidade. Gostei da boa utilização dos ganchos de um capítulo para o outro e de como uma história com tantos personagens soube aproveitá-los muito bem, com boas interações e bons momentos para a maioria deles. Também gostei muito de ver novamente a Tropa Alfa "clássica" criada por John Byrne com elementos que marcaram a passagem dele pelo título, como as grandes feras.


Gostei dos desenhos de Ed McGuiness, que fez o primeiro capítulo. Carlo Barberi e Iban Coello cuidaram do restante, sem distanciar muito da arte de McGuiness. O resultado foi um traço leve, mas dinâmico e com narrativa fluida e precisa, com o mérito de não sobrecarregar a página com a enorme quantidade de personagens que participaram da história.

E assim temos o fim daquela que é provavelmente a última história de Wolverine atuando com os X-Men antes da sua morte.

C@rlos

comments powered by Disqus