quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Tempestade: Assuntos Inconvenientes


Tempestade viu uma mensagem no celular de seu falecido ex-namorado, Wolverine, com um pedido de ajuda de uma amiga em comum de ambos, Yukio. Isso a levará até Los Angeles para um encontro com uma mulher de personalidade tão forte como a dela, capaz de trazer consequências mortais. É o que nos mostrará o escritor Greg Pak e os desenhistas Victor Ibañes e Al Barrionuevo em Storm #4 a #6. Aqui, essas edições foram publicadas em X-Men Extra #20 a #22 pela Panini.

Yukio ainda não sabia da morte de Logan e coube a Ororo dar a triste notícia. Para compensar de alguma forma, ela se oferece para ajudar no lugar dele. Yukio não gosta muito da ideia, mas logo conduz sua amiga em direção a um elevador que as leva diretamente até uma reunião. Ali estão presentes Kuva, do Grimamundo, Davis Harmon, diretor-presidente da Eaglestar e Moses Magnun, presidente da Doc Armamentos. Yukio se junta a eles e logo surge uma divergência entre Magnun e Harmon. Este lança um desafio formal ao outro. Em seguida, todos se dirigem a uma arena, onde um representante de cada parte interessada duela até a morte. Tempestade acha isso uma estupidez sem sentido e interrompe o combate. 


De repente, Kuva lança um desafio a Yukio pela liderança dos clãs, alegando que sua convidada quebrou as regras. Yukio não tem escolha a não ser pedir que Tempestade lute por ela e Ororo aceita, com relutância. O campeão de Kuva se chama Gah-ran. Ororo se pergunta o que Wolverine faria e tenta evitar o combate, mas seu oponente revela que, se recusar a lutar, Kuva matará toda a sua família. 

Resignados, os dois combatentes se posicionam e a luta começa. Gah-ran toma a ofensiva e Ororo é atingida, mas logo se recupera e derrota o guerreiro do Grimamundo, poupando a sua vida. 


Ororo se adianta e diz que ela dita as regras agora. Ninguém tem coragem de contestá-la. Quando ela se aproxima novamente de Yukio, descobre que sua amiga se aproveitou da distração criada pelo combate para assassinar Kuva. Assim, ela também se torna líder do clã Oakland do Grimamundo e promete proteger a família de Gah-ran, que se ajoelha diante dela. 

Ororo se sente usada por Yukio e vai embora, furiosa. Horas depois, elas se encontram novamente e Yukio a leva até um jato executivo fretado para levá-la de volta a Nova York. Contudo, a despedida não é muito amistosa. 

Dentro do jato há um senador norte-americano e sua equipe de segurança, uma médica que precisa levar um rim para ser transplantado e uma senhora que não simpatiza nada com os mutantes. Após o jato decolar, Ororo dissipa uma tempestade mas logo a aeronave é atacada por um grupo paramilitar da Eaglestar.



A segurança do senador acusa a mutante pelo que está ocorrendo e a agride. Por causa disso, Ororo solta uma descarga elétrica sem querer no chão do avião e ele entra em pane. 

Ororo consegue se livrar dos atacantes e evita a queda da aeronave. Além disso, ela utiliza seu poder mutante para carregar o avião até o aeroporto de La Guardia, em Nova York. Graças a ela, o órgão a ser transplantado chega em tempo hábil. O senador acusa a mutante de sequestro, o que a faz receber voz de prisão da polícia. Exausta e incapaz de reagir, ela tomba inconsciente no solo. 



Achei essa sequência de histórias muito fraca. Só melhora um pouco a partir do regresso de Ororo para Nova York, quando aparece a luta contra o preconceito, cerne de qualquer história mutante que se preze. Gostei de ver Yukio novamente, uma personagem importante tanto para Logan como para Ororo, mas ela sempre foi uma "ronin", uma samurai sem mestre, e vê-la chefiando um clã foi algo meio estranho para mim. Mas o pior foi o uso mais uma vez de um "plot" explorado até à exaustão, o do protagonista lutando em uma arena. Por pouco não vimos na mesma edição de X-Men Extra duas séries diferentes em que isso acontece: com Magneto na edição #20 e com Ororo na edição #21. Culpa da Panini? Não, da Marvel mesmo. 

Quanto aos desenhos, Victor Ibañes fez um trabalho razoável, apesar de ter desenhado todos os guerreiros do Grimamundo com a cara do Hulk. Talvez desenhar personagens alienígenas não seja o forte dele. Ele se sai muito melhor ao desenhar personagens mais "realistas" e em suas boas cenas de ação. Al Barrionuevo tenta imitar o seu estilo e o resultado é satisfatório. 

C@rlos

comments powered by Disqus