segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Capitão América: Legado

MARVEL NOW VINGADORES OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA 1 2 8 9 REMENDER CARLOS PACHECO CAPTAIN AMERICA 22 23 24 25 MARCH TO AXIS RUMO AO EIXO

Em meio ao caos causado pela perda dos efeitos do soro do supersoldado, o retorno de Arnim Zola e a nova ascensão do Caveira Vermelha, Steve Rogers parece receber uma recompensa cármica. Em uma história que se espalhou por Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra números 1, 2, 8 e 9, antes de passar adiante, mais uma vez, o título de Capitão América, o agora velho Steve revê dois entes que pensava ter perdido definitivamente.

Essa parece ser a tônica da passagem de RICK REMENDER na revista. Emoções extremas, busca por pertencimento, uma família, e o foco em adversários antigos, tradicionais, que há muito tramam para acabar com o mundo de Steve Rogers. É nesse panorama, com a concretização da invasão de Arnim Zola à Terra, que Steve, ainda tentando se adequar a sua nova realidade, recebe uma notícia inesperada. Ian Rogers e Sharon Carter não morreram. Sobrevivendo miraculosamente, por anos foram heróis na luta contra o criador de Ian, e envelheceram muito mais rápido na Dimensão Z, vindo juntamente com a invasão de Zola.

MARVEL NOW VINGADORES OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA 1 2 8 9 REMENDER CARLOS PACHECO CAPTAIN AMERICA 22 23 24 25

Aliás, a ideia de conectar as ações do robótico vilão aos planos do Caveira Vermelha, como Remender faz na terceira parte, integra a urgência de suas ações ao que ocorre no entorno do Universo Marvel Rumo ao Eixo.

Com Steve apenas coordenando as ações de seus aliados, inclusive dos Vingadores, o foco, apesar de toda a dramaticidade do retorno de Ian e Sharon, é no heroísmo de Sam Wilson, o Falcão, e na ambiguidade da existência de Jet Zola. Esta última, em um gesto surpreendente, toma uma decisão que deixa um gosto amargo na vitória sobre Arnim Zola.

A história é bastante favorecida pela arte, pois pouco (ou nada) se pode falar contra o que CARLOS PACHECO apresenta nas páginas de Capitão América.

A história não acaba aí, já que Steve precisa escolher quem vai lhe substituir no posto de Capitão América. A escolha, se apenas baseada em um legado, já seria óbvia. Mas depois da demonstração em campo de batalha, Sam Wilson deixa de ser o Falcão para ser o novíssimo Capitão América com todos os méritos e a benção de seu predecessor e principais companheiros.

MARVEL NOW VINGADORES OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA 1 2 8 9 REMENDER CARLOS PACHECO CAPTAIN AMERICA 22 23 24 25

Aliás, legado é outro elemento essencial para entender a passagem de Rick Remender até aqui na revista do Capitão América. E pelo epílogo apresentado, é justamente com a herança que o posto carrega que Sam Wilson precisará lidar de imediato.

João

comments powered by Disqus