terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Novíssimos X-Men: Malditos viajantes temporais


Durante a saga Batalha do Átomo, os X-Men encontraram muitos problemas envolvendo viajantes temporais. Uma Irmandade dos Mutantes do futuro, se passando por X-Men, tocaram o terror na equipe. Eles estavam sumidos por um tempo, mas agora voltaram com tudo.

Após descobrir que existe um enorme poder dentro de si, a jovem Jean Grey tem sofrido para conseguir controlar essa energia. Ela teme que enlouqueça ou acabe morrendo, como a sua versão do futuro alertou. Enquanto isso, a X-23 estava de saída do QG dos X-Men, após ser resgatada no arco anterior. Ela não pretende ficar junto dos X-Men originais. Mas ela é atacada na floresta e pode morrer ali, sozinha.

Pouco após abandonar os X-Men, Laura retorna ao Instituto Xavier gravemente ferida e alertando que a Irmandade dos Mutantes do futuro estava chegando. Era tudo uma armadilha, essa não era Laura e sim o vilão transmorfo Raze. Capitaneados pelo jovem Xavier, que aparenta estar ainda mais poderoso, os vilões chegam com tudo no instituto. Com ataques telepáticos, conseguem imobilizar quase todos os X-Men, inclusive Jean Grey.


Em flashbacks descobrimos que esse Xavier não é neto de Charles, mas sim o seu filho. Filho de Xavier com Mística. Raven o abandonou e Charles estava morto, então ele foi criado por uma família adotiva. Quando seus poderes se manifestaram, já na fase adulta, ele acidentalmente matou a sua mãe. De imediato ele buscou encontrar Mística, mas quem ele achou foi seu meio-irmão Raze. E assim nasceu essa Irmandade de X-Men.

O Fera do futuro acabou enlouquecendo após toda a confusão que causou no continuum espaço/tempo. Foi um alvo fácil para que o Xavier Jr. manipulasse sua mente para ajudá-lo. Os demais membros da equipe também eram controlados por Xavier, menos Raze. E a sua motivação era vingar a morte de seu pai. De acordo com ele, os X-Men mataram Charles e deturparam o seu legado.


Mas voltando para a história, os X-Men estavam praticamente dominados. Quem salvou o dia foi a X-23, que surgiu de surpresa após ser atacada na floresta. Ela ataca o Xavier, que perde o controle telepático sobre os demais mutantes. No fim, o bem vence.


A irmandade é enviada para o futuro, agora livre da manipulação de Xavier. Já Raze e Xavier são presos pela SHIELD. Está tudo resolvido, pelo menos até rolar uma nova viagem temporal.

Esse arco dos Novíssimos X-Men não é uma das maiores histórias escritas pelo Bendis. Mas pelo menos explica melhor as motivações dos vilões lá da Batalha do Átomo e encerra esse plot.

As histórias aqui resenhadas foram publicadas originalmente em All-New X-Men 26 à 29. E saiu aqui no Brasil em X-Men 19 à 22. Os roteiros são de Brian Michael Bendis e a arte de Stuart Immonen.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus