quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Roteirista de Loki defende viagem temporal dentro da TVA vista na segunda temporada

O redator principal da 2ª temporada de Loki, Eric Martin, falou com o The Hollywood Reporter sobre uma cena específica do primeiro episódio da temporada. Nesta sequência, Loki e Mobius viajam até as profundezas da sede da TVA para visitar Ouroborous, ou O.B. como costuma ser abreviado. Eles estão tentando descobrir como acabar com o deslize temporal de Loki. Para fazer isso, O.B. conclui que eles precisarão construir um extrator de aura temporal. E com isso temos uma cena única e altamente discutida na internet.

O.B. foi ajudado por Loki, que havia voltado ao passado. O Asgardiano deu a Ouroboros a ideia do extrator e ele estava totalmente pronto para uso no presente. Então, algo feito por alguém que viajou no tempo para trás afetou o tempo atual. Alguns alegaram que esta ocorrência contradiz as regras do UCM para configuração de viagem no tempo em Vingadores: Ultimato, mas Eric Martin não vê dessa forma e defendeu a cena:

“Não deveria ser possível. O.B. vê isso [o tempo passando] e pensa: ‘Na verdade, não temos tempo. Nós não envelhecemos. Isso não deveria ser algo que possa acontecer.’ E, portanto, existem regras diferentes na própria TVA, e ainda nem entendemos muito bem o que isso significa.”

Na verdade, como Mobius explicou na 1ª temporada, o tempo não funciona exatamente como seria de esperar na TVA, então Loki influenciando diretamente o futuro enquanto estava no passado pode ser visto como uma exceção à lógica claramente definida do Ultimato. 

Martin observou que este segmento do episódio “veio até [ele] e travou imediatamente” durante o processo de escrita:

“Não é que eu estivesse tentando não trabalhar dentro das regras que estabelecemos; Eu estava apenas tentando continuar a cultivá-los. Eu realmente não queria que uma cena fosse algo que quebrasse o paradigma, embora tenha sido uma cena que veio até mim e simplesmente pegou imediatamente. Então essa é a cena sobre a qual conversamos na sala.”



O redator principal continuou, observando que não era intenção do programa quebrar as regras, mas sim, tentar "desenvolver nosso mundo da TVA como um todo:"

“Eu definitivamente estava tentando não apenas permanecer dentro das regras que tínhamos, mas também expandi-las, desenvolvê-las e desenvolver nosso mundo da TVA como um todo, e realmente fazer a pergunta: 'Bem, se isso não for possível, como está acontecendo?'”

Curiosamente, esta não é a primeira vez que o uso da viagem no tempo pelo UCM foi questionado. A rápida viagem de Kamala Khan de volta a 1947 no episódio 5 de Ms. Marvel foi submetida a um exame minucioso semelhante. E vale lembrar que mesmo em Ultimato, os diretores divergiam da interpretação dos roteiristas do filme quanto a real natureza da viagem no tempo.

Coveiro

comments powered by Disqus