Apesar de concordar em compartilhar o Homem-Aranha com a Marvel Studios depois que O Espetacular Homem-Aranha 2 representou um fim abrupto para a franquia, a Sony Pictures decidiu seguir em frente com sua própria série de filmes da Marvel partindo o foco para outros personagens de posse da Sony. É difícil culpar o estúdio, já que o gênero se tornou um gerador de dinheiro garantido. Isso ficou evidente com Venom, que arrecadou US$ 856 milhões em 2018, apesar das críticas amplamente negativas. No entanto, com Avi Arad no comando, a Sony não entregou exatamente adaptações de quadrinhos de qualidade.
Venom: Tempo de Carnificina e Venom: A Última Dança foram esforços medianos aos olhos de muitos críticos e fãs, mas filmes como Morbius, Madame Teia e Kraven, o Caçador foram um desastre completo. Salvam-se aí os filmes animados do Aranhaverso estão entre os melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Para muitos, a Sony, juntamente com os títulos do DCEU da Warner Bros. e a enxurrada de conteúdo do UCM da Marvel Studios no Disney+, contribuiu para o problema da "fadiga dos super-heróis" que assola Hollywood. Agora, o CEO da Sony Pictures, Ravi Ahuja, reconheceu que o nível de exigência aumentou quando se trata de entregar um blockbuster de sucesso da Marvel.
"Houve um período em que qualquer super-herói tinha quase a garantia de sucesso", disse ele. "Acho que o nível de exigência para filmes de super-heróis era relativamente baixo. Em meados da década de 2010, praticamente todos eles faziam um sucesso incrível, mas agora até filmes de super-heróis precisam ter um certo grau de originalidade."
"Eles precisam adicionar algo diferente. Precisam ter uma conexão emocional. Precisam ser eventos culturais que possam ser comercializados dessa forma", acrescentou Ahuja, expressando otimismo de que Homem-Aranha: Um Novo Dia fará sucesso para a Sony.
Ainda assim, ele sempre está ciente de que "não se pode fazer um filme ruim", sugerindo que o estúdio aprendeu a lição com os retornos decrescentes de sua produção anterior da Marvel. O fato é que a Sony tem acesso a um elenco espetacular de personagens e, se eles forem bem conduzidos, podemos esperar resultados incríveis.
Abordando as dificuldades gerais de Hollywood, Ahuja disse mais tarde: "É um pouco de marketing, mas está tornando o evento um lugar que as pessoas querem ir ao cinema e assistir juntas também. Sempre foi assim. Acho que está ainda mais difícil do que costumava ser."
A Sony suspendeu seus filmes da Marvel após o fracasso de Kraven, o Caçador, embora Homem-Aranha: Além do Aranhaverso esteja a caminho, assim como uma série de TV do Aranha-Noir. Será que o estúdio finalmente começará a tirar proveito de seus heróis com temática de aranha?
Coveiro